terça-feira, 27 de janeiro de 2009





Para conquistar é preciso mudar

“Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, onde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. (Rt 1:16)

Rute acabara de ficar viúva e sua sogra Noemi já o era. Estavam sem um provedor, uma vez que a sociedade daquela época não aceitava que mulheres se auto-sustentassem. Noemi decidiu, então, voltar para sua terra e insistiu para que Rute, à exemplo de sua concunhada Orfa, retornasse à casa dos pais. Rute não aceitou e decidiu acompanhar Noemi onde quer ela fosse.

Iniciava-se uma nova jornada, um tempo de mudanças radicais na vida de Rute. Um novo povo a conhecer, uma forma de vida diferente da que ela estava acostumada. Teve ela que colher das espigas que caíam ao chão e eram desprezadas pelos colhedores dos campos. Não mendigou, trabalhou para seu sustento. Teve momentos de lutas, sim... e uma grande recompensa. Boaz, o dono do campo, viu nela a força de vontade, o desejo de não sucumbir diante das adversidades e a bondade que havia em seu coração: “Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai e tua mãe (...) e vieste para um povo que, dantes, não conheceste. O Senhor galardoe o teu feito. (...) Assim, tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher (...) e ela teve um filho” (Rt2:11-12a, 4:13).

Rute foi honrada por sua capacidade de mudar. Mudança geográfica, no estilo de vida, nos conceitos. A vida de Rute deu uma guinada, houve uma reviravolta, porque ela resolveu arriscar e mudar. Talvez a sua vida esteja precisando disso. Você já tentou inúmeras vezes alcançar a vitória mas ficou no "zero a zero". Quem sabe... Atitudes novas geram resultados novos e positivos. Rute não mudou somente a forma de viver mas buscou um deus diferente do dela: O Rei dos reis. E Ela a honrou.

Você deseja honra e vitória? Tá esperando o quê? Só o Senhor Jesus pode te levar a conquista. Confia Nele... experimente... mas confia... Faça a sua parte, espera, e Ele faz.

Rute Confiou sua vida à Deus, investiu numa nova jornada, fez a parte que cabia à ela e viveu dignamente. Deus a honrou.

O que você está esperando para viver assim também? Não se cansou de tentar em vão? Quer continuar a viver sem experimentar o melhor? Acho que não...

Mude... A mudança sempre precede a melhora. Mudar é bom. E mudar para o Senhor é melhor ainda.

“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico em minha boca, um hino ao nosso Deus.” (Sl40:1-3a)

Vem mudar com a gente. Esse é o Ano da Conquista.

Deus te abençoe.