domingo, 6 de setembro de 2009

ABUNDANTE CHUVA - Pr Jorge Filho


1 Rs 17: 1 "Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho, nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra".

Deus levanta um profeta para ir diante do rei e avisar que não choverá durante um período determinado até que este o diga.

O que dava a esse profeta a segurança de se chegar diante do rei e fazer tal declaração sem temer a morte? Um segredo: ele vivia permanentemente diante da face de Deus ("cuja face estou"). Esse é o lugar onde eu tenho que ficar.

O profeta de verdade fala aquilo que é de Deus pois tem intimidade e fala seguramente porque sabe que é Deus quem lhe dá cobertura.

O profeta de verdade profetiza a vontade Deus e é guiado pelo Espírito Santo.

Devemos aprender a viver diante da face do Senhor para não cairmos em ciladas preparadas pelo diabo contra nós. A acusação do inferno nos faz retroceder.

Acabe estava afogado em acusações por causa de sua idolatria a falsos deuses e sua falta de autoridade em governar Israel. Na verdade sua esposa Jezabel era o "macho" da casa. Toda essa acusação do inferno tirava a paz da população, mas eles também tinham sua parcela de culpa. Haviam sucumbido aos costumes de povos estranhos ao Senhor e realizavam sacrifícios a demônios.

O governo é quem dá direção ao povo, a direção de Israel estava nas mão de um mau caráter que havia esquecido de seu Deus.

Elias foi enviado a Acabe pelo próprio Deus para declarar que a sua atitude deveria mudar, mas que ainda assim ele pagaria o preço por sua desobediência e desmazelo. A seca era decorrente do desvio de Acabe da presença de Deus para a presença de deuses estranhos por causa de Jezabel.

Como Elias, Acabe deveria estar diante da face de Deus, isso o tiraria do deserto. Para eu não entrar no deserto preciso estar na presença de Deus.
Para haver chuva é necessário que Israel seja restaurada e todos os altares pagãos sejam destruídos. É necessário que o velho homem morra definitivamente na minha vida nova. Os altares que, antes, haviam em meu coração precisam ser removidos e destruídos.
1 Rs 18:1 "E sucedeu que, depois de muitos dias, a Palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra".
Três anos e meio sem chover. Tudo era racionado. Havia fome em Samaria. Elias chegou e proclamou a chuva. Mas a chuva não viria de graça. Foi proposto um desafio. Deus sempre nos desafia para depois fazer chover sobre nós.
Elias propôs uma desafio com Acabe indo ao monte Carmelo contra os profetas de baal e de asera. Para que a chuva de Deus caia é preciso que primeiro caiam os Seus inimigos.
Vencido o desafio (1Rs 18:22-40) virá a chuva. Mas é preciso crer e, para crer, é necessário continuar vencendo os desafios.
1 Rs 18:41-44a "Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar".

O profeta ouviu o som da chuva e sabia da sua importância e abundância. Disse ao rei que se apressasse para partir porque a chuva alagaria toda a região. O deserto de Israel não é de areia que, em caindo a chuva, absorve toda umidade, mas é pedregoso e retém as muitas águas. Assim somos nós ao receber as bênçãos do Senhor.

Elias se prostrou diante de Deus e Sua grandeza, por isso disse ao moço que subisse o Carmelo para testificar de sua palavra.

O moço não viu nada. Elias disse que subisse mais sete vezes. Mesmo que meus olhos não vejam eu devo crer na palavra do profeta. Devo ser perseverante e crer. Não posso desistir da promessa mesmo que nos canse. É necessário continuar e ser firme.

Subir ao monte é difícil, mas a perseverança nos faz ser vencedor. Precisamos lutar para alcançar o topo. Subir e descer, e subir e descer, continuadamente até que se cumpra a promessa.

As pessoas não chegam nos lugares mais altos porque não sabem, ou não querem, descer, ou resistem à descida. Deus quer nos levar a lugares mais altos e é necessário estar atento e diante da face de Deus.

Aquela pequena nuvem prenunciava uma grande tempestade. Assim como nós, quando nos colocamos diante de Deus, atentos ao que Ele quer fazer: derramar a sua chuva, abundante chuva.

Os 6:1-3 "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra".

A chuva serôdia é aquela que vem quando há necessidade. As feridas são saradas pelo Senhor desde que tornemos à Ele e nos encaminhemos em Sua direção, fazendo Sua vontade ainda que hoje seja subir o monte quantas vezes nos for requerido. A vinda do Senhor é como a alva e será como a chuva serôdia quando clamarmos a Ele, e onde existia sequidão Deus transformará em lugares em lugares abundantemente molhados pelas Suas águas.

Jl 2:23-26 "E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado".

A chuva de Deus virá sobre a nossa vida regularmente e a serôdia virá mediante nosso esforço em subir quantos Carmelos forem precisos, clamando e vivendo diante de Sua face. Nunca mais seremos envergonhados.

Deus queria que o povo entendesse isso. Queria que Acabe entendesse isso. Ele foi tremendamente misericordioso com Israel e provou o Seu poder através de Elias. O amor de Deus é tão grande que Ele desceu de Seu trono, se fez homem e morreu por nós. E Ele não precisava disso, bastava uma palavra para destruir tudo e reconstrui da forma que quisesse. Mas Ele preferiu morrer por nós em amor. Fomos feitos pelas Suas mãos.

Deus quer que através de nós Seu nome seja engrandecido, através da nossa disposição em quebrarmos nossos baalins, confessar nossos pecados e jamais voltar a cometê-los, nos despirmos do velho homem, crer na palavra de vida e aceitar os desafios.

A chuva virá abundantemente.