quinta-feira, 17 de junho de 2010

Deus não tem netos, mas filhos!

Deus não tem netos, mas filhos



Para ser caracterizado como “filho de Deus” é necessário receber Jesus como único Senhor e Salvador (Jo 1:12), e posteriormente aprofundar-se no conhecimento da vontade de Deus para a construção do caráter de uma pessoa nascida de novo. Isso vale para nós hoje. Porém no passado era necessário obedecer a Lei e trabalhar de acordo com a Palavra de Deus que era passada de pai para filho e ensinada em família. Era assim que se construía o caráter do servo de Deus.
O sacerdote Eli não soube trabalhar esse aspecto de ensino e disciplina aos seus filhos. Vejamos:
1 Sm 2:12-17: “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão; e enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló. Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua. E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.”
Podemos ver claramente que os filhos de Eli, apesar de serem sacerdotes como o pai, não conheciam ao Senhor. Isso mostra a falha na educação e doutrina dada por Eli a seus filhos. Ele os ordenou sacerdotes apenas pelo fato de ser pai deles, mas não os ensinou a base do serviço que é ser reverente à presença e lei de Deus.
O “garfo de três dentes” – tridente – utilizado pelos filhos de Eli para tomar as ofertas que eram direcionadas ao Senhor era um instrumento de desprezo e blasfêmia. O próprio ato de se apossar daquilo que era direito somente de Deus já demonstrava que eles estavam totalmente afastados da presença do Senhor.
Os filhos de Eli desprezavam a oferta do Senhor.
I Samuel 2:22 – “Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.”
Não bastando roubar as ofertas que eram direcionadas à Deus, Hofni e Finéias se relacionavam com as mulheres prostitutas que se ofereciam na porta da tenda trazendo para dentro dela imoralidade sexual além de adultério (Finéias era casado:1Sm 4:19).
O descaso com as coisas sagradas provém de um lar onde não se dá valor às coisas de Deus, onde não se é enfatizado o ensino e a doutrina da Palavra.
I Samuel 2:25 – “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.”
Deus já havia dado a sentença dos filhos de Eli. Já não havia mais tempo para exortar seus filhos. Eli resolveu educá-los quando já era tarde demais.
Hofni e Finéias estavam na casa de Deus, eram sacerdotes, mas não estavam na presença do Senhor. Não ouviam a voz, a admoestação de seu pai. Faziam tudo o que desagradava o Senhor, não havia reverência, temor a Deus.
Eli foi admoestado por Deus (vv27-36) e avisado do que aconteceria, já que Deus não estava satisfeito com o comportamento de seus filhos. Todos morreram, inclusive Eli.
Se enganam os pais que acham que, uma vez convertidos, Deus cuidará de todas as coisas em sua casa. A responsabilidade pela criação dos filhos é dos pais e a prática de culto ao Senhor deve ser aplicada em casa. Isso manifestará a vontade e a graça de Deus, afastando os espíritos malignos, como os que se apossavam dos filhos de Eli, de nosso lar e conduzindo nossos filhos a viverem o que é melhor para eles da parte de Deus.
Que nós possamos ensinar nossos filhos a ter reverência diante de Deus e fazê-los buscar ao Senhor de uma forma ainda mais profunda e cuidadosa do que nós o fazemos.
Disciplina, respeito, temor devem ser ensinados em casa.
Pr Jorge Filho