terça-feira, 24 de maio de 2011

Comunhão


Texto: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (Sl. 133).

Introdução: Temos a necessidade de vivermos unidos uns aos outros, porque só podemos ser edificados e abençoados se permanecermos juntos como um só corpo, “pois, ali o Senhor ordena a sua benção e a vida para sempre”.

1) Vantagens de se viver em comunhão:
Somos protegidos - (Ec. 4.9-12).
Somos edificados mutuamente, isto é, uns aos outros - (Cl 3.6).
Somos fortalecidos pelo Espírito Santo – (Sl 33. 3).
Somos vivificados pelo Espírito Santo – (Sl 33. 3).

2) Desvantagens de não se viver em comunhão:
Vivemos desprotegidos e sem cobertura espiritual – (Cl 3.13).
Corremos o perigo de cair e não conseguir nos levantar – (Ec 4.10).
Perdemos o óleo da unção que desce do trono de Deus, sobre a igreja, (nós) – (Ef 5.15-18).

3) Como manter-se em comunhão?
Unido a Deus através de Cristo. Este é o princípio espiritual de toda comunhão – (1 Jo 1. 5-7).
Unido à igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra, do qual ele é o cabeça – (Ef 1. 20-23).
Manter-se regularmente envolvido com os ministérios da igreja e sua visão, (GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR).

Dinâmica para os discípulos
1) Você se encontra em comunhão com Deus e com a igreja?
2) Se alguém não está em comunhão com a igreja, pode estar em comunhão com Deus?
3) Você se sente de fato envolvido e protegido no corpo de Cristo (igreja)?

Conclusão:
Se você se encontra sem comunhão com Deus ou ainda não teve o privilégio de entrar em comunhão com Ele, hoje, você poderá começar a desfrutar dessa vida de comunhão, pedindo a Jesus Cristo que te purifique de todo o pecado e venha fazer morada em sua vida.

Maná para sua vida


Princípios para uma vida próspera e bem sucedida.
Texto: Josué 1:1-3 e 8.

A Palavra de Deus estabelece princípos e não regras para serem seguidos. Os princípios são inegociáveis, enquanto que as regras podem mudar dependendo dos interesses que estão em jogo. Neste texto, vemos como Deus ministra sobre a vida do líder Josué que tem, agora, a responsabilidade de conduzir o povo à conquista. Ser o líder para o tempo da conquista era a missão de Josué. Porém, para se tornar um líder conquistador, próspero e bem-sucedido, é preciso que se observem cinco princípios na palavra que Deus está liberando sobre a vida de Josué. São eles:

1º - Aprenda a ser servo daquele que Deus colocou sobre sua vida (...Josué servidor de Moisés). Josué foi qualificado por Deus por ter sido um servo fiel de Moisés por 40 anos de pura adversidade e circunstância desfavoráveis. Moisés era homem igual a Josué, mas Josué reconhecia que sobre ele havia uma unção de liderança que ele respeitava e se submetida.

2º - Sepulte de uma vez todas as coisas mortas (...Moisés, meu servo, é morto). Deus estava confrontando Josué fazendo-o entender que ele não poderá contar mais com Moisés, mas sim com Ele próprio (Deus). Moisés estava morto e, Josué, deveria ser um líder que entraria num tempo de conquistas mas que não poderia levar consigo nem coisas e nem lembranças mortas. Pecados, sentimentos, pensamentos maus, comportamentos e lembranças de um passado ruim que já deveriam ter sido esquecidos, já que são exemplos de coisas mortas que se ainda não foram enterradas não permitirão que o indivíduo entre num tempo de conquistas.

3º - Você pode não ter pressa, mas Deus tem pressa para salvar a humanidade perdida (...dispõem-te, agora). Imprima velocidade em tudo que você faz para o reino de Deus. Não fique coxeando entre dois pensamentos, duas decisões, duas atitudes, dois caminhos. Decida logo em fazer aquilo que o Pai pelo seu Espírito determinou que fizesse.

4º - Rompa com aquilo que limita sua conquista (...atravessa o Jordão, tu...). O rio Jordão era o limite geográfico que estava impedindo o início de uma grande conquista. Depois de mais de 500 anos desde quando Deus entregou a Abraão a promessa da Terra de Canaã, chegou o momento da promessa ser cumprida. Mas, antes disso, o rio precisaria ser atravessado. O que impede ou limita sua conquista? Qual é o seu Jordão? Enquanto você não for ousado e corajoso o suficiente para romper de uma vez por todas com o que limita você de tomar posse de suas promessas, você não poderá ser um conquistador próspero e bem-sucedido.

5º - Lembre-se que atrás de você tem uma multidão esperando você romper para ela te seguir (...atravessa o Jordão, tu e todo esse povo.).
Este era o momento mais importante na vida do líder Josué. Se ele não rompesse, o povo continuaria parado nas montanhas desérticas da transjordânia (atual Jordânia). A decisão de um líder faz com que seus seguidores sigam seu testemunho e exemplo. Se você continuar parado, a multidão que Deus colocou atrás de você continuará também parada. Mas se você avançar, verá que uma grande multidão surgirá e te seguirá.

Conclusão: Como diz no versículo 8, cada um de nós é reponsável pela nossa própria prosperidade e sucesso. O texto bíblico coloca os dois verbos na 2ª pessoa do singular: (tu) farás prosperar... (tu) serás bem sucedido. Assim, tudo que Deus tinha que fazer para sermos conquistadores prósperos e bem-sucedidos já foi feito. Agora, o sucesso ou o fracasso, a prosperidade ou a miséria, dependem de nossas escolhas e decisões.

Que a unção de Josué repouse sobre sua vida para que seja um conquistador próspero e bem-sucedido.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Colunista da Veja defende liberdade religiosa e critica Marta Suplicy

Um dos principais articulistas da revista Veja, Reinaldo Azevedo disparou sua metralhadora contra a senadora Marta Suplicy e a Lei da Homofobia (PL 122), que criminaliza o preconceito contra homossexuais.
Especialista em análises políticas e dono de em um dos blogs mais acessados do Brasil, ele disse que, se fosse nos Estados Unidos, Marta Suplicy, ao defender a lei, seria fulminada pela Primeira Emenda, aquela que proíbe o Congresso de legislar sobre liberdade de expressão e liberdade religiosa.
Segundo ele, sob o pretexto de defender os homossexuais, o projeto de lei oficializa a censura no país. “Marta teve uma ideia genial, bem Marta! Para resolver o problema da liberdade religiosa, por exemplo. As pessoas poderão falar contra o casamento gay, mas só dentro dos templos! Fora deles, estariam sujeitos à pena de reclusão, num crime que passaria a ser considerado inafiançável e imprescritível, como o racismo. Se nem a cor de pele é raça — somos todos da raça humana! —, a condição sexual passará a ser”, disse Azevedo.
“Esta iluminista acha que liberdade religiosa tem hora e lugar, compreenderam? Dentro dos templos e igrejas, os crentes poderão professar a sua fé, como atividade quase clandestina; fora de lá, não!”, completou.
Confira o artigo, na íntegra:
O Jornal da Globo apresentou ontem uma reportagem sobre a PL 122, a tal lei que criminaliza a homofobia. No senado, militantes gays — a militância gay, já disse, está para os homossexuais como o MST está para o trabalhador rural — se reuniram para defender o texto, tendo como sacerdotisa a senadora Marta Suplicy (PT-SP), a mesma que disse bobagens estonteantes ontem em defesa de Antônio Palocci (ver posts abaixo). Ela estava sendo “progressista” nos dois casos, tá?

A reportagem fazia parecer que as pessoas estão apenas empenhadas na defesa de direitos e que o texto, se aprovado, não terá conseqüências que dizem respeito à democracia. A PL 122, sob o pretexto de defender os homossexuais, oficializa a censura no país. Já demonstrei isso mais de uma vez.
Como é fabulosa essa Marta Suplicy! Se nos EUA, seria fulminada, de cara, pela Primeira Emenda, aquela que proíbe o Congresso de legislar sobre liberdade de expressão e liberdade religiosa. Ela faz as duas coisas! No Brasil, o jornalismo também concluiu que a Primeira Emenda é coisa de americano… Fala-se da PL 122 como se ela estivesse apenas garantindo direitos, jamais agredindo-os.
Vai ser aprovado? Sei lá eu! A pressão da imprensa sobre o Senado é grande. Aprovada a lei, o Brasil vai se transformar numa indústria de ações judiciais. O texto permitirá que pessoas sejam denunciadas ou por demitirem gays das empresas — ou por não os admitirem, ainda que por outros motivos nos dois casos. Um professor “transgênero” poderá alegar que não foi contratado pela escolinha de educação infantil porque o diretor não passa de um preconceituoso…
Não só isso. Ainda que o suposto ofendido não faça a denúncia, um terceiro poderá fazê-la. O texto permite que se acuse alguém de homofobia porque o acusador se sentiu “subjetivamente” atingido, entenderam? Esses absurdos partem do princípio, falso, de que inexistem leis para punir agressões aos gays. Estatísticas furadas são usadas para fazer proselitismo, como aquelas que indicam que este seria um dos países do mundo que mais assassinam gays. Qualquer delegacia de polícia sabe que boa parte dos crimes dessa natureza é cometida por garotos de programa, que são também… gays! Ou não? Esses “profissionais” seriam o quê? Prestadores heterossexuais de serviços? Se essas ocorrências servem para afirmar que o Brasil é um dos países que mais matam gays, será preciso admitir, então, que é um dos que mais têm gays assassinos. Uma e outra coisa são falsas.
Mas volto a Marta. Esta iluminista acha que liberdade religiosa tem hora e lugar, compreenderam? Dentro dos templos e igrejas, os crentes poderão professar a sua fé, como atividade quase clandestina; fora de lá, não!
Por Reinaldo Azevedo
Fonte: igospel

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudo para células: TU ME AMAS?

TU ME AMAS?
Texto bíblico: E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simäo Pedro: Simäo, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simäo, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simäo, filho de Jonas, amas-me? Simäo entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:15-17)
Introdução: O amor que temos por Deus não se apresenta através de palavras, mas sim de atitudes, e estas atitudes não devem de forma alguma ser a que queremos, mas sim a que Jesus quer de nós.
Nos versículos anteriores vemos alguns discípulos, chefiados por Pedro, voltarem às velhas práticas, pois o Senhor Jesus já tinha dito para Pedro que ele não seria mais pescador de peixes, mas de homens.
Infelizmente a Igreja do Senhor Jesus está mudando a direção dada. Hoje nos importamos com templos e seus afazeres, com posições hierárquicas, com tudo, menos com o que realmente temos que fazer.
Você ama ao Senhor Jesus? Apascenta as suas ovelhas.
Este é o chamado de Deus a todos nós. Sermos discipuladores, apascentadores de multidões que Ele quer colocar a nosso cuidado.
Você ama ao Senhor Jesus?
Então deixe-se ser apascentado e aprenda a apascentar as suas ovelhas.
OBS.: Amado discípulo, enviamos a você apenas uma direção para sua célula. É claro que você pode modificá-la com outros elementos desde que não saiam do foco principal da palavra ministrada.
Crie e inove, você é capaz!
Fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vencendo um gigante por dia

Vencendo um gigante por dia
Texto Bíblico: 1º Samuel 17
Introdução:

O Senhor nosso Deus nos capacita para vencermos “os gigantes” que a cada dia aparecem em nossa caminhada. Ele simplesmente não nos coloca diante de um gigante e diz: veja o quê você pode fazer. Mas, nos adverte a nunca recuar, pois sempre estará conosco. Podemos dizer que em alguns casos Ele toma totalmente a frente e diz: veja o quê eu faço meu filho. Podemos ver algumas das capacidades que Deus deu a Davi naquele episódio:
Capacidade de ficar indignado (versículo 26) – Uma indignação não egoísta, uma indignação não conformista, uma indignação não interesseira e uma indignação não vulgar.
Capacidade de resistir às críticas (versículos 28-30).
Capacidade de agir com coragem (versículos 31-37).
Capacidade de agir com simplicidade (versículos 38-40).
Capacidade de ir até o fim (versículos 48-51).

Conclusão:
A cada dia um novo gigante se levanta, mas para cair. A cada nova etapa, a cada novo ciclo, acontece uma grande batalha, mas para que tenhamos uma nova unção é necessário passar por ela. Creia que o Senhor nos capacita para um novo ciclo, Ele nunca nos deixa sozinhos.
Apelo:
Se você tem vivido batalhas e tem sido derrotado, mas com todo o seu coração quer passar a ser um vitorioso deixe Jesus entrar em sua vida totalmente, pois Ele quer te fazer “mais que vencedor” em todas as área. Abra o seu coração para Ele agora.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jogando fora o lixo

Já reparou quanto lixo guardamos em casa? Quantas coisas que julgamos fazer parte da nossa memória estão entulhando nosso lar? Muitas vezes chegamos a dizer que elas têm valor ou terão um dia. São mentiras fantasiosas que gravamos no HD da nossa mente para manter junto tudo o que atrapalha nossa evolução dentro de casa, toda a tralha que juntamos. E quando vem a grande faxina nos sentimos livres! (Falo com propriedade no assunto!)
O mesmo acontece com nossa alma. Assim como a casa que está entulhada de bagulhos físicos, nossa alma está cheia, transbordando de lixo espiritual, de mentiras almáticas, de sensações que nos aprisionam, nos mantém letárgicos e atrapalham a nossa evolução espiritual. Assim como numa casa bagunçada é difícil trafegar, uma alma entulhada faz a nossa trajetória confusa e com muitos impedimentos.
As pessoas têm dificuldade de se desapegar das coisas e assim também funciona com as memórias. Mas quem vive de passado não é museu? Até quando vamos ficar presos ao mausoléu da existência passada, de uma vida perdida (uma vez que o que passou, passou), de pecados guardados nos lugares profundos da alma?
Ora, Deus nos chamou para o novo, para viver o hoje, o agora. Para esvaziarmo-nos dos pensamentos vãos, daquilo que não edifica e sermos transformados por uma nova mente, um novo tempo que Ele nos propicia.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)
A boa, perfeita e agradável vontade de Deus é que você ande em liberdade, usufruindo das bênçãos que Ele quer derramar sobre sua vida. Deus quer que você se liberte das coisas que te impedem de caminhar em liberdade. E essa liberdade não se compra, porque já foi pago um alto preço pela sua vida. Só falta tirar a bagulhada que te mantém aprisionado para entrar no novo de Deus.
Jogue fora o lixo! Limpe a casa! Limpe a sua mente, sua alma e abra o seu coração para Aquele que quer te receber como filho legítimo e dar toda a alegria que você merece.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)
Na paz do Cristo Vivo
Prª Andréa Villalba

segunda-feira, 2 de maio de 2011