quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 5



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 5


d) Corpo - Alma - Espírito; como interagem.

Vimos até aqui, que são três centros pessoais independentes, cada qual com suas funções. A função do espírito é entender as coisas espirituais, as coisas de Deus; é a ligação com os céus, é o canal de comunicação com Deus. Na alma está a minha personalidade, as emoções, vontade, centro decisório, sentimentos. O corpo é a parte física, onde entro em contato com as coisas materiais, através dos cinco sentidos.

São três partes diferentes, com funções diferentes e uma não substitui a função da outra. Mas perguntamos: se alguém não tiver alma, podemos dizer que é um ser humano? Ou sem o espírito? E sem o corpo?

Então, um homem para ser um homem completo, tem que ter as três partes. Quando usa cada parte, as outras não ficam isoladas, todas interagem-se entre si normalmente. Quando adoro a Deus, eu inteiro estou adorando a Deus, apesar de ser uma função específica do espírito. Quando estou correndo ou comendo estou por inteiro, mas são funções do corpo. Quando estou pensando, usando o meu intelecto, estou agindo diretamente com a alma, mas estão lá o meu corpo e o meu espírito. No começo pode ser difícil entendermos, mas a interação é contínua, é tudo automático, é instantâneo.

A dificuldade de entendermos o Deus Tri-Uno, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, formando a Tri-Unidade de Deus, comparando com a formação do homem com Corpo, Alma e Espírito, não é mera coincidência. Deus assim fez o homem como um dos aspectos da imagem e semelhança com Ele. A figura de um triângulo pode ajudar a elucidação; escrevemos Deus no centro do triângulo e em cada lado Pai, Filho e Espírito Santo. Podemos dizer: Deus Filho não é Deus Pai, não é Deus Espírito Santo, que por sua vez não é Deus Pai; mas o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. São três pessoas individuais agindo numa só, o Deus Tri-Uno, o Todo-Poderoso.

Se olharmos para o homem a marca de Deus está lá; forma uma trindade com corpo - alma - espírito. Cada parte independente formando uma só pessoa; daí dizermos trindade e não Tri-Unidade. Porém, na semelhança com Deus, são três partes. Nem um outro ser criado por Deus é assim composto, nem mesmo os anjos.

Podemos constatar que no universo sempre há a marca de Deus? O universo é composto de espaço, energia e tempo, e cada uma, por sua vez, também é dividida em três partes. No homem, esta marca forma um dos aspectos da semelhança. O homem é composto de três partes, diferentes uma das outras, mas formam o homem. Sem uma delas não seríamos da raça humana.

Como as partes funcionam?

O Espírito soprado no homem é o princípio da vida de Deus no homem. O que aconteceu quando o sopro de Deus tocou aquele corpo? Naquele momento o espírito do homem foi formado e, quando o espírito do homem tocou o corpo de terra, o homem tornou-se uma alma vivente. Quer dizer, o homem passou a manifestar-se no planeta terra. A alma é o ego, é a personalidade, é a individualidade do homem; naquele instante o homem recebeu a sua individualidade.

Temos que saber muito bem como funcionamos. O espírito do homem, não é o Espírito Santo. Hoje, o homem que é salvo tem o seu espírito habitado pelo Espírito Santo, é diferente (Romanos 8:11).

Mas o corpo foi vivificado pelo Espírito soprado e o homem tornou-se consciente de si, recebeu a sua alma. 
Na Bíblia, muitas vezes a palavra alma substitui a palavra pessoa, porque é a alma que faz com que a pessoa se manifeste; é o ego, é o indivíduo manifestando-se no mundo.

A alma representa o indivíduo como ele é. Quando você fala de alguém, imediatamente em sua mente vem a imagem de tudo que esse alguém é: a sua personalidade, como você vê essa pessoa, e você a vê como ela se manifesta em sua alma. Aí é que está o "x" da questão, essa manifestação sempre é da alma. É a minha alma que me faz saber que eu sou eu. É a minha alma que, quando eu morrer, vai ter consciência de onde vou estar.

Agora é o meu espírito que me faz consciente de Deus. Quando eu afirmo a você que "creio no Deus criador dos céus e da terra, no Senhor Jesus Cristo, no Deus Tri-Uno, no Espírito Santo", afirmo com a minha boca, porque veio para minha mente através do meu espírito. Só posso estar convicto disso se vier do meu espírito, pois é no espírito que tenho essa revelação espiritual. Tem que vir para minha mente, pois tudo vem para a mente e então falo com o meu corpo. Eu, como indivíduo, tenho convicção disso porque veio da intuição no meu espírito. (I Coríntios 12:3 ;I João 4:1-6)

Quando Deus vem habitar em nós, após a salvação em Jesus, vem habitar em nosso espírito. E é porque Deus habita em meu espírito, porque meu espírito foi recriado, que eu posso falar o que falei acima.

Vimos com esse exemplo, que manifestei algo que veio do meu espírito, passou para minha alma, especificamente a minha mente foi convencida pelo meu espírito, e o meu corpo (boca) verbalizou. Através do corpo você entra em contato com a matéria, com o mundo material, você afeta e é afetado por esse mundo. Com o espírito você entra em contato com o mundo espiritual, você afeta e é afetado por este mundo.

Mas e a alma? A alma está entre os dois, entre o espírito e o corpo. A alma é o ponto de ligação entre o corpo e o espírito; é o meu ego, é a manifestação da minha pessoa no mundo. A alma, essa manifestação, vai ser influenciada de alguma maneira ou pelo mundo espiritual (através do meu espírito), ou pelo mundo material (através do meu corpo).

Porque a alma é o ponto de ligação? Pois ela decide quem governa a minha vida. É na alma que está uma coisa chamada vontade. A vontade é o meu livre arbítrio. Deus deixou uma soberania no homem, a soberania de escolher livremente. A alma vai escolher onde deseja estar, vai escolher ser influenciada pelo espírito ou pelo corpo. O espírito precisa da alma para sujeitar o corpo.

O espírito não pode ir direto sujeitar o corpo, precisa da alma pois a alma é que dará o comando para o corpo. Para o espírito sujeitar o corpo a alma precisa estar submissa, sujeita ao espírito. O corpo, por sua vez, se a alma lhe for submissa, pode atrair o espírito para o mundo, pois o corpo pode também vir para o domínio. A alma será sujeita ao corpo e fará o que o corpo influenciar.

A alma está entre os dois e vai receber o caráter de um deles. Portanto, ao manifestarmos o nosso ego perante os outros, vai aparecer por quem somos dominado, pelo espírito ou pela carne. Há uma luta entre o espírito e a carne para dominar a vontade da nossa alma. Gálatas 5:16-26; Romanos 7:7-25; 8:1-17

Na ordem original, quando Deus criou o homem, o que Deus tinha em mente para o homem era que o espírito influenciado por Ele, entendendo as coisas de Dele, escolhendo pela sua alma estar com Deus, o espírito tivesse total influência sobre a alma, que automaticamente dominaria o corpo. O espírito estaria sujeitando o corpo, as coisas espirituais estariam em preeminência para o corpo. Quando hoje voltamos a essa cadeia de comando muita coisa vai para o lugar,  somos libertados de muitas coisas, desde a maneira de nos vestirmos até muitos outros hábitos que acharíamos impossível deixarmos. Dentro dessa cadeia de comando o corpo volta a ter o seu verdadeiro papel em nossa vida.

Então a alma faz a cooperação entre corpo e espírito e o espírito deve governar através da alma. Por ex.: o patrão é o espírito, a alma é o mordomo e o corpo é o servo. O patrão dá ordem ao mordomo e o mordomo distribui o serviço para o servo. Porém, no homem caído, contaminado pelo pecado, está tudo invertido, o patrão está lá no corpo.

Em nossa alma é que está o problema. Mesmo para aqueles que já são nascidos de novo a alma continua com a sua liberdade, é livre, só vai se submeter à ação do Espírito Santo quando assim decidir. Nós muitas vezes pedimos a Deus para nos libertar de alguma coisa, mas temos que entender que Jesus já fez tudo na cruz do calvário. Precisamos sim, é tomar posse pela nossa vontade para sermos transformados. Deus já fez o que tinha que fazer, por isso Jesus nos promete uma vida em abundância. João 10:9-10

Maria em seu cântico deixou uma lição nos tempos verbais, que elucidam bem a cadeia de comando vinda do espírito, da ação de Deus.
Lucas 1:46-47
v46 — alma engrandece, presente.
v47 — espírito exultou, no original grego é passado.

Primeiro o espírito recebeu a alegria do Senhor, está no passado, "o meu espírito se alegrou, se exultou". Depois chegou na emoção, "a minha alma engrandece", está no presente. Tudo na Bíblia tem sentido, até os tempos verbais. Primeiro o espírito recebeu a alegria de Deus e a alma depois expressou o sentimento. (Provérbios 2:10-11; outro exemplo)

O poder da alma é tremendo. A alma é o centro da personalidade e da influência do homem, é o cerne da questão. Na alma Deus colocou o livre arbítrio e o homem tem que exercê-lo a todo instante; isso mostra que Deus não fez robôs. Deus fez pessoas livres; a personalidade, a individualidade de cada pessoa, é livre. 
Deus é maravilhoso pois após entrarmos na cadeia de comando proposta por Ele, após a salvação em Jesus Cristo, usamos o comando espírito - alma - corpo, e achamos que somos nós que estamos agindo, achamos que somos nós que estamos realizando as melhorias, mas é Deus. O mecanismo é automático, o comando é do espírito, mas houve a decisão em nossa alma de nos submetermos a esse comando.

A alma é o eixo do ser humano, ela vai inclinar o indivíduo para as coisas espirituais ou para as coisas carnais. Por isso a Bíblia diz que existe o homem carnal e o homem espiritual, porque a alma tem o poder de decidir quem é que vai governar: o espírito ou o corpo. Mesmo nós que já temos o espírito recriado, passamos por essa luta interna na alma. Estamos num processo de crescimento contínuo, onde passamos de homem carnal para homem espiritual através da santificação, pela prática da Palavra de Deus. I Coríntios 3:1-3; Hebreus 5:12-14; Romanos 8:1-15

O homem não é um robô que se move sob a vontade de Deus, que se move como Deus programou; a alma tem pleno poder de decisão. A vontade de Deus é que o espírito controle tudo. Mas qual é a vontade da nossa alma? Essa é a pergunta que temos de nos fazer. A vontade revelada de Deus é que o nosso espírito, habitado pelo Espírito de Deus, governe. No primeiro homem, criado a imagem e semelhança de Deus, era assim que acontecia. Mas agora, tenho que perguntar a mim mesmo: qual é a minha vontade? A minha vontade está em linha com a vontade de Deus? É a mesma de Deus? Ou estou pensando se deixo a carne ou o espírito governar? Em Sua Palavra Deus revela a Sua vontade para cada um de nós e Ele sempre deseja o melhor para nós. Sua vontade é boa, agradável e perfeita.

Colossenses 1:9-10; devemos procurar conhecer a vontade de Deus para cada um de nós.
Romanos 12:1-2; a vontade de Deus para nós é boa, agradável e perfeita.



CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 4



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 4


c) Espírito

Vimos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, para ser o reflexo de Deus aqui na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus, porque foi criado com um espírito e a Bíblia nos informa que Deus é espírito (João 4:24).

O homem podia entender perfeitamente a Deus porque o espírito foi colocado nele para isso. É no espírito e só no espírito que você entende as coisas de Deus. Não há possibilidade de entendermos e conhecermos a Deus e sua Palavra para a vida intelectualmente. Você pode até entender intelectualmente, mas não fará sentido para sua vida. (I Coríntios 1:18-25; 2:12-16)

Com meu espírito eu conheço a Deus e as coisas espirituais; com minha alma conheço o intelecto, as emoções e o mundo intelectual; com o corpo eu conheço o mundo material.

Muitas vezes queremos entender Deus em nossa emoção. Por ex.: quando não estamos emocionados dizemos: "parece que Deus está tão longe". É porque queremos ter Deus na emoção e não há ligação com a emoção. O espírito não tem emoção. Ele pode até tocar a minha emoção, mas eu não dependo de ter emoção para saber que Deus está comigo, que Jesus nunca me deixa, nunca me abandona. A Palavra de Deus diz, meu espírito crê e acabou, é assim que funciona. Pode ser que minha alma não esteja alegre, mas a Bíblia falou, acabou. Isso é ter conhecimento de Deus pelo espírito.

O espírito é composto basicamente de três áreas: intuição, adoração e consciência.

c.1) Intuição
De maneira nenhuma refere-se àquela intuição natural com a qual nascemos e que se manifesta diretamente na alma. Por ex.: às vezes pensamos em alguém, o telefone toca e é aquela pessoa; isso não tem nada com o nosso espírito, não é dom de profecia ou dom de palavra de conhecimento. Quando isso acontece é uma coisa normal da alma que deve ser tratada sem muita preocupação. 

A alma tem um poder incrível e muitas vezes é manipulada por Satanás para nos fazer ter a sensação de sinais e milagres dizendo que são poderes do espírito e não são, são poderes da alma; não sabemos do que a alma é capaz. A alma do homem mal usada, em desobediência a Palavra de Deus, é capaz até de comandar o espírito para sair fora do corpo e fazer coisas a distância. Toda a parapsicologia usa os poderes da alma completamente fora dos padrões de Deus. O poder não é de Satanás é da alma do homem, mas é influenciada por Satanás e seus demônios. (Mateus 7:15-23)

Não é essa intuição a do espírito. A palavra intuição no espírito é apenas para diferenciar de raciocínio, é uma intuição. É a capacidade de recebermos a revelação de Deus na Palavra.

Após lermos um trecho da Bíblia, e relê-lo várias vezes, aquilo fez sentido para sua vida? Parece que você nunca mais vai esquecer? Então você diz: como não vi isso antes? A intuição funcionou, você recebeu a revelação da Palavra de Deus naquele trecho.

Você enxergou aquilo com o seu espírito e não com o seu intelecto apesar de termos a impressão que é no intelecto; é porque tudo vem para a nossa mente. Só que quando aquilo faz sentido ("clic espiritual", "caiu a ficha") você diz: agora entendi tudo, agora fez sentido. Esse entender é o que vem para a prática, você passa a aplicá-lo em sua vida. (Tiago 1:21-25)

Quando entendemos, pela Palavra de Deus, que temos autoridade sobre os demônios (antes era apenas um acreditar sem convicção, era mental) e faz sentido, usamos e veremos que funciona. Com a intuição vi que aquilo é verdade e vou passar a usar; é aquilo que vem para a sua vida prática. Isso veio do espírito, se fosse do intelecto não precisaria ler várias vezes. Quando algo faz sentido, vem para a sua vida como uma coisa muito importante que acabou de aprender e nunca mais vai largar; é nessa hora que a intuição do espírito agiu.

A intuição vem para minha mente, só que não vejo esse mecanismo; ninguém vê, ninguém percebe. Você só percebe o resultado quando aquilo que fez sentido entrou para a sua vida; porque entender a Palavra de Deus é vivê-la. Não adianta você falar que entendeu e não passar a viver o que entendeu. Ler a Palavra de Deus e não vivê-la é o mesmo que não lê-la.

O intelecto quer ver e diz: "eu quero ver para crer". Já a fé diz: "eu não vejo mas creio". Muitas vezes somente quando você crer é que vai ver (João 11:40). É pela intuição do espírito que entendemos as coisas de Deus. Deus só pode revelar Sua Palavra no espírito, porque é aí que está a semelhança. Só vou entender a linguagem de Deus onde há semelhança com Deus; é no espírito que se fala a língua do céu.

c.2) Adoração
A adoração é a nossa resposta. Só é feita no espírito e não é um ato isolado. O louvor é um ato isolado, a adoração não. Adoração é uma vida respondendo à fonte de vida, respondendo à revelação de Deus.

Todas as vezes, no dia a dia, que você pensa em Deus tudo faz levar sua mente para Deus. Esse reconhecimento de que Deus é tudo em você chama-se adoração.

Adoração é a nossa resposta ao amor de Deus; isso é produzido em nosso espírito. Essa resposta é devida ao amor que Deus derramou em nós, pois nós não temos esse amor para responder ao amor de Deus. Nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro (I João 4:19). Esse amor, que vem em resposta ao amor de Deus, é adoração.

Só com meu espírito eu adoro. O diabo nos tapeia confundindo adoração com emoção; "se você não estiver nas nuvens, você não adora!" Adora sim. É através da fé que você reconhece a revelação de Deus. 

Todas as vezes que você reconhece a revelação de Deus, que você recebe a revelação como verdade para sua vida, e a resposta é automática, é uma coisa que passa a fazer parte da sua vida, isso é adoração. A adoração é produzida em nosso espírito pelo próprio amor de Deus.

c.3) Consciência
É o uso literal dessa palavra. Conhecer com. A consciência no espírito é o meu conhecimento com Deus. Conhecimento no mesmo nível. Da mesma maneira como Deus conhece, eu conheço; é o padrão de Deus, presente no conhecimento de tudo.

É com a consciência que eu reconheço a Palavra de Deus. Nesse sentido eu tenho conhecimento com Deus, não só conhecimento de Deus, mas junto com Deus. (Pv 8:13; 6:16-19; 9:10)

Cuidado pois temos a consciência carnal que não tem nada a ver com a consciência espiritual. A consciência carnal é desenvolvida, ela faz o bem ou o mal não pelo bem ou pelo mal em si, mas pela conveniência. Por ex.: ando a 100 km/h na estrada não para obedecer a lei, não porque tenho prazer em obedecer a lei, mas porque pode aparecer um guarda e a multa é muito cara.

A consciência carnal é elástica, essa consciência é mais fácil de detectarmos. Satanás vai colocando seus padrões, minando através da mídia e de tudo o que ele utiliza e a sua consciência vai se esticando, se esticando... coisas que você nem podia sonhar em falar passam a ser normais. Por ex.: o homossexualismo é normal, o amor livre é normal, o aborto é normal, pois todo mundo faz! E a sua consciência vai aceitando, é como um elástico, vai longe. Tudo passa a ser normal.

Essa consciência deveria cuidar da moralidade, ou melhor, manter a moralidade. É muito estranha a expressão "nova moralidade". A consciência carnal atua na base da conveniência, é conveniente, é comparadora, é elástica. Nova moralidade é fazer o imoral ser aceito pela sociedade, é mudar a moralidade.

A consciência espiritual é literalmente conhecer com Deus, é conhecer e reconhecer a Palavra de Deus, conhecer de uma maneira prática. É uma consciência de convicção: faz o bem pelo bem e rejeita o mal pelo mal, é completamente diferente da consciência carnal.

Foi colocada em nós para andarmos de acordo com Deus, por isso foi colocada no espírito. Não é influenciada por acúmulo de conhecimento, pelo ambiente ou pela criação. Mas ela tem um julgamento totalmente espontâneo, direto e imediato; bem é bem e mal é mal e quando se faz o mal ela acusa. (Romanos 2:1-16)

Esse é o homem ideal, quando o espírito está em plena função, obedecendo a cadeia de comando de Deus: espírito - alma - corpo. O padrão de Deus está no interior do homem, chegou pela intuição, anda na prática e pode entender o objetivo de tudo que Deus quer.

I Pedro 1:16 diz: "sede santos porque Eu sou santo". É no espírito que você entende isso, e esse é o padrão. É alto, difícil de entender, mas Deus não iria colocar na Bíblia sem que houvesse opção para cumprirmos. É um processo em que a igreja de Jesus Cristo tem que caminhar. Quem nasceu de novo é igreja de Jesus Cristo, cujo Pai é Santo e os filhos têm que ser santos. Por isso digo que tenho que ser correto, para meu filho ver em mim o padrão; o filho anda no padrão do pai. Isso é modelo lá do céu, está distorcido hoje em dia pelo pecado, mas está impregnado no homem. 



CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte3


Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte3 


4.3 Espírito – Alma – Corpo

Vimos como Deus formou o homem e como o homem se compõe: Espírito, Alma e Corpo. Veremos agora, como cada parte é individualmente e como interagem entre si.

Na tradução da Bíblia para o português, três palavras do grego foram traduzidas como vida. Porém, essas palavras são palavras distintas, ora significando vida no espírito, ora vida na alma e ora vida do corpo.

  • Vida no Espírito: Zoé (Chay no hebraico), vida da qualidade de Deus, vida no espírito, vida eterna.
  • Vida na Alma: Psyche (Nephesh no hebraico), vida racional, vida da alma, a vida do homem.
  • Vida no Corpo: Bios, o presente estado de existência, vida natural, vida da carne corrompida após o pecado.

Vemos que a Bíblia, no original, trata de cada parte especificamente. Veremos que cada uma delas tem um centro pessoal e atributos também específicos, apesar da interação muito forte entre essas partes; podemos chamar de "vidas próprias". Lembrar que ainda estamos falando do homem como foi criado originalmente por Deus.

a) Corpo
Levítico 17:11; a vida da carne está no sangue. Algumas traduções dizem: a alma da carne está no sangue, e isso traz muita confusão. O correto é: a vida da carne está no sangue. Em várias passagens as palavras vida e alma confundem-se.

  • Levítico 17:14; a vida de toda a carne é o sangue.
  • Deuteronômio 12:23; o sangue é a vida.
  • Gênesis 9:4; a carne com sua vida, isto é, o sangue.

Carne refere-se ao corpo; portanto o corpo tem uma vida própria. Se uma pessoa se cortar ou se ferir, com perda grande de sangue, caso não for socorrida, inclusive com uma transfusão de sangue, a pessoa morre. Morre porque o corpo acabou? Não, morre porque o que dá vida a seu corpo, na forma atual, é o sangue.

Muitas vezes dizemos: a alma saiu do corpo e o corpo morreu. Muitas pessoas pensam assim: porque a alma saiu, então o corpo morreu. Isso não é verdade. A Bíblia nos informa: porque o corpo morreu, a alma saiu. (Gênesis 35:18; ao sair-lhe a alma (porque morreu)).

Se fosse o contrário, ninguém cometeria suicídio. Como uma pessoa pode tirar sua alma para morrer? O suicida morre fazendo algo contra seu corpo.

Estamos citando isso para entendermos que cada uma das três partes do homem, de certa forma, é um centro pessoal com vida própria. A vida do nosso corpo está no sangue. O corpo é um centro pessoal com vida própria; o corpo tem uma vida própria do corpo.

Quando o corpo deixa de ter a vida do corpo, a alma então sai. O corpo morreu, porque parou de funcionar, fisicamente falando (por velhice ou por algum outro problema). Então a alma sai, pois não tem mais nada para fazer ali.

Mas o que faz o corpo? O corpo possui atributos que são somente dele, p.ex.: andar, beber água, etc. Apesar de não separar-se da alma nem do espírito para andar ou beber água, essas funções são somente do corpo. Os cinco sentidos são funções exclusivas do corpo: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir.

Mas quando digo: "eu te amo", essa não é uma função do corpo, é uma emoção que está ligada exclusivamente à alma.

b) Alma
A alma é a manifestação do ser humano, é a sua personalidade. Ela é formada por: mente, emoção e vontade. O tempo todo estamos trabalhando nessas três áreas: meu intelecto (minha mente) está raciocinando, estou tendo algum tipo de emoção e a minha vontade é o resultado do que estou fazendo, é o que escolhi fazer.

A vontade é o resultado do que a minha mente propôs. A vontade concretiza, manifesta o que se passa em meu intelecto e em minhas emoções. Tudo o que faço, é porque exerci vontade para cumprir. A alma é o centro dos nossos problemas.

Com nossa alma é impossível compreendermos as coisas de Deus, pois Ele colocou seu espírito no homem para ter comunhão com este no espírito. O nosso intelecto está interligado aos nossos sentidos e quando raciocina ou quando quer entender alguma coisa, naturalmente diz: "preciso ver", "preciso entender como funciona", "se não entender como vou crer?" As coisas de Deus são espirituais e são pela fé, você não vai ver nada. Porém, o intelecto pede para ver.

Imaginem, se todas as pessoas não se manifestassem: não abrissem a boca, não tivessem sentimento, sem intelecto, nenhuma vontade, isso seria nada, isso seria um poste. O que faz você ir a algum lugar? Uma decisão na sua alma. O que faz você colocar uma determinada roupa ? O que fez a sua vida estar no ponto em que está? O que faz você atrair ou não pessoas para que gostem de você? O que faz você ter problemas ou sucessos? O que faz as pessoas te conhecerem é elas relacionarem-se com você, conhecerem a manifestação do seu intelecto, a sua vontade e as suas emoções. A alma é a manifestação do homem neste planeta.

A minha alma é o centro de comunicação com meus semelhantes. É nessa comunicação que vem amizade ou inimizade. A minha alma é a manifestação de como eu sou e não tem nada a ver com o corpo ou o espírito.

Quando vou para um lugar tranqüilo, digo que me alegra e que traz paz para minha alma, ou então digo que não gosto de tal lugar. O corpo e o espírito não têm nada com isso, o que manifestei foi um sentimento, uma emoção, e sentimento está na alma. É verdade que o corpo será levado a ver coisas, será comandado pela alma.

A alma tem também o seu centro pessoal. Ela age e vive no intelecto (na mente), nas emoções e na vontade. Na alma é que reside o nosso "livre arbitrium", a nossa vontade própria, que é soberana. Ela pode ser influenciada pelo corpo ou pelo espírito, mas é soberana; quando decido algo está decidido.

Alma e corpo são muito interligados. Os cinco sentidos do corpo: visão, olfato, audição, paladar e tato, são as janelas da minha alma. O que os cinco sentidos fazem é levar informações para minha alma. Vejo, ouço, daí reajo na minha personalidade, na minha alma.

Podemos dizer que somos o resultado do que vemos e do que ouvimos. Por isso precisamos selecionar o que ver e ouvir, para que a nossa manifestação seja em padrão correto. Tudo em mim entra pelo ouvido ou pelos olhos (em situação normal)e é levado para dentro. Então a minha emoção e a minha mente vão sendo treinadas para o bem ou para o mal, para rir ou ficar triste, a partir do que vejo e do que ouço.

Eu sinto, eu quero, eu penso, são ações na alma e só na alma. O corpo tem ações físicas, porém a alma se expressa através do corpo. Quando você está alegre ou triste e as pessoas olham para seu rosto logo vão notar, pois o corpo reflete a nossa alma.

  • Provérbios 15:13; o coração alegre aformoseia o rosto.
  • Provérbios 2:10-11

Se a alma influencia o corpo, o corpo também influencia a alma. Há um intercâmbio muito grande entre alma e corpo. A Bíblia chama esse intercâmbio, esse relacionamento muito próximo, de homem exterior; é a manifestação da alma influenciada pelo corpo.

II Coríntios 4:16; o nosso homem exterior se corrompe, vai envelhecendo, vai tendo problemas. Aqui já falando do homem caído, ou seja, após o pecado.

Já o nosso homem interior, que é a nossa alma influenciada pelo espírito, se renova de dia em dia; isso falando para as pessoas que já aceitaram a Jesus como Salvador e têm um espírito novo, sem pecado. 
Veremos mais adiante que existe uma luta entre espírito e corpo, uma luta interna muito grande, para comando da alma.

A alma, influenciada pelo corpo, preocupa-se com o mundo natural. Recebendo informações através do corpo, a alma reage para com o mundo natural e para com os nossos semelhantes. Já o espírito age e reage para com as coisas espirituais, age e reage com o mundo espiritual.

A Bíblia define também o que se chama de homem natural (corpo + alma) e homem espiritual.

I Coríntios 2:14-15; o homem natural não entende as coisas do espírito. Então, com a alma e o corpo não é possível entendermos as coisas de Deus; isso é básico para entendermos tudo.

O homem natural é assim chamado pois a alma e o corpo comunicam-se com o mundo natural. Porém, embora o espírito fique isolado, ele está ali o tempo todo. O homem natural não tem um espírito recriado, não tem, então, a comunicação com o céu. O homem natural, só entende o mundo natural: o que vê, o que pode ser explicado, o que entende.

Já o homem espiritual, é aquele que tem o seu espírito recriado. I Coríntios 2:14-16, nos fala da diferença entre homem espiritual e homem natural. O V.16 nos aponta que podemos ter a mente de Cristo. Com o nosso espírito recriado, nossa alma volta a condição de comando originalmente criada por Deus e passa então pelo processo chamado de santificação; processo esse de mudança do padrão da alma para tudo o que Deus programou. Santificação é a transferência da vida de Cristo, do padrão da Palavra de Deus, para nossa vida; é por isso que mudamos. Quando isso acontece, passamos a viver o que Paulo nos disse em Gálatas 2:20




CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte2



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte2


4.2 A criação do homem.

Em Gênesis 1:26-27, a Bíblia nos informa sobre a criação do homem; uma forma tão simples que podemos até perder a grandeza desse ato. Já falamos do plural de "Façamos...", onde podemos ver a atuação da Tri-Unidade de Deus formando o homem.

Agora veremos em Gênesis 2:7 o detalhamento do que se passou em Gênesis 1:26. A Bíblia utiliza muito essa forma acerca dos grandes acontecimentos: primeiro informa de maneira geral e depois descreve melhor, com mais detalhes, esse mesmo fato. Alguém poderia pensar tratar-se de fatos distintos, mas não são. Gênesis 1:26 e Gênesis 2:7 mostram a criação do primeiro homem.

Gênesis 2:7; este versículo contém as partes das quais se compõe o homem: Espírito - Alma – Corpo

O homem é diferente e superior a todas as demais criaturas que Deus criou. Podemos afirmar isso porque  a Bíblia não informa que outra criatura fora criada à imagem e semelhança de Deus, nem da forma descrita em Gênesis 2:7.

A Bíblia nos mostra que os anjos foram criados espíritos; foram feitos assim por criação, por composição. (Hebreus 1:7; 14; Salmo 104:4)

Gênesis 2:7, diz a cerca da criação do homem:

Corpo
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra". A que parte se refere? Ao corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo. Porém, esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.

Espírito
O versículo continua: "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus o pegou  e soprou algo de dentro Dele (sabemos e entendemos que um sopro é de dentro de quem sopra). Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro do próprio Deus.

Quando Deus estava soprando, colocava naquele boneco de terra a sua própria vida. A palavra fôlego no hebraico é a mesma palavra usada para espírito "neshamah": vento, fôlego vital, inspiração divina, espírito. Então, quando Deus soprou o fôlego, estava colocando algo Dele no homem. Jesus disse em João 4:24 "Deus é Espírito."

Os anjos são espíritos por criação, já o homem tem o seu espírito por inspiração de Deus. Deus repartiu do seu Espírito, da sua vida, com o homem.

Alma
Vemos no final de Gênesis 2:7; "e o homem tornou-se alma vivente." Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem diretamente de Deus.

Exemplo da lâmpada: apagada, não tem utilidade para nada. Quando a energia toca a lâmpada, ela manifesta-se (ninguém vê a energia). Para a lâmpada estar acesa, manifestar-se, tem que haver energia. Foi exatamente isso que aconteceu com aquele boneco.

Quando a vida de Deus tocou aquele corpo, o homem passou a ser uma pessoa, uma alma vivente. Temos que saber muito bem quem somos; é de se estranhar que as maiorias das pessoas, inclusive muitas convertidas, não sabem que somos uma tricotomia. Aprendemos, pois o mundo assim nos ensina, que somos dicotomia, corpo e alma, sendo a alma a nossa parte espiritual. Não é isso, alma e espírito são coisas diferentes.

Vamos ver a Bíblia nos informando de espírito, alma e corpo:

  • I Tessalonicenses 5:23; espírito, alma e corpo. Ainda vemos a partícula "e" entre as palavras.
  • Hebreus 4:12; dividir alma e espírito, duas coisas distintas. Só a Palavra de Deus é apta, é capaz, de dividir alma de espírito.
  • Lucas 1:46; Maria, movida pelo Espírito Santo, fala minha alma e meu espírito. Minha alma engrandece, no presente. Meu espírito exultou, no passado é o correto.

Veremos agora corpo, alma e espírito, na pessoa humana de Jesus Cristo:

  • Mateus 26:12; "sobre o meu corpo..."
  • Mateus 26:38; "a minha alma está triste...", tristeza é uma emoção. Veremos que emoções são atributos da alma.
  • Mateus 27:50; "... e entregou o espírito."

Deus repartiu Seu Espírito com o homem, a Sua própria vida. O espírito daquele primeiro homem era vida de Deus nele. Quando vida tocou o corpo, o homem recebeu a sua personalidade e podia então manifestar-se na terra.

É através da nossa alma que nos manifestamos na terra, que podemos ter comunhão (coisas em comum), comunicação com nossos semelhantes. Quando olho o corpo de alguém não posso dizer que conheço aquela pessoa, porque a essência dele não é seu corpo, e sim seu espírito e sua alma. Só conheço realmente uma pessoa, quando convivo com ela, quando conheço a sua alma, isto é, como ela manifesta-se. Conheço realmente uma pessoa quando conheço as suas emoções, o seu intelecto, as suas vontades, e esses atributos são da alma. A manifestação de como uma pessoa é vem através da sua alma, através da sua personalidade.

Agora, no espírito, é onde temos comunhão com Deus. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e isso se dá por termos um espírito vindo direto por inspiração de Deus. Deus deu ao homem um corpo, pois havia criado um planeta físico para ser governado; o homem foi feito para ser o reflexo de Deus na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus pois tinha um espírito. Ele podia entender perfeitamente a Deus porque o espírito foi colocado nele para isso; é no espírito e só no espírito que entendemos as coisas de Deus. (I Coríntios 2:12-15)

Não conseguimos entender as coisas de Deus em nosso intelecto, em nossa alma, é impossível. Por isso que uma pessoa sem Jesus, sem um novo espírito (o do novo nascimento), não entende as coisas de Deus. Para ele essas coisas são loucura.

Quando entendemos isso, mais entendemos a fúria de Satanás em relação à raça humana. Deus quis repartir com o homem o seu trono, o homem foi criado para ser uma réplica de Deus aqui na terra. 

Salmo 8; de honra e de glória o coroaste, pôs tudo a seus pés; domina sobre tudo. Essa era a condição do homem quando foi criado.

Com o espírito conheço a Deus (consciência de Deus); com a minha alma conheço meu intelecto, as emoções, as vontades, o centro decisório (consciência de si próprio, o ego); com o corpo conheço o mundo físico, o mundo material. Estudaremos em mais detalhes cada parte em separado e a interação entre elas. Podemos dizer que essas partes juntas formam um "organismo", interagem-se entre si constantemente.




CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 1



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse


4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 1

Vimos em Gênesis 1:1, que Deus criou os céus e a terra; e em Gênesis 1:2, a Bíblia nos informa que a terra tornou-se em caos. Estudamos o que aconteceu com a terra para tornar-se em caos; estudamos a criação dos anjos e a queda de parte deles, devido ao que chamamos de a origem do pecado no universo.

A terra em sua criação original era na forma totalmente mineral. Vimos também que um dos seres angelicais, o querubim da guarda ungido, tinha vínculo com o planeta, pois conforme Ezequiel 28:13, esteve no Éden, jardim de Deus, o qual só poderia ser um lugar geográfico na terra.

A partir do caos de Gênesis 1:2, Deus inicia uma recriação dos céus e da terra, agora em outras condições, com vida vegetal e animal na terra como veremos. O objetivo de Deus sempre foi o de colocar na terra uma criatura que fosse a Sua imagem e semelhança.

4.1 A criação como conhecemos; a era da terra de hoje

1º Dia da criação (Gênesis 1:3-5)
Como havia somente trevas na terra e céus criados originalmente, Deus agora cria a luz em meio às trevas, luz que até então vinha do próprio Deus (II Coríntios 4:6). Antes do pecado não havia trevas e toda a luz emanava do próprio Deus. É a condição que teremos na eternidade, quando o pecado estiver extinto do universo. (Isaías 60:19; Apocalipse 22:5)

Agora, após o pecado, Deus estabelece o tempo, criando o dia e a noite. Com a entrada do pecado, a terra transformou-se em caos, trevas. Deus então criou a luz e fez separação entre a luz e as trevas. Com isso Deus pôde prosseguir com Seu plano da criação.
Note as palavras: "e disse Deus". Vemos nestas palavras, como Deus criou tudo pela Sua Palavra; é um princípio de Deus ordenar tudo pela Sua Palavra;
Hebreus 11:3 / Salmos 33:6-9 / II Pedro 3:5
Salmos 29:3-9; a voz do Senhor é poderosa
Hebreus 1:1-3

2º Dia da criação (Gênesis 1:6-8)
Firmamento no meio das águas; o que é firmamento? De onde apareceu água?

Se lermos Gênesis 1:2 e imaginarmos nos deslocando, a partir da terra, pelo universo como observadores, veremos uma terra sem forma e vazia, ou seja, sem criatura com vida. Avançaremos então por uma região chamada abismo, que envolve a terra e segue pelo universo. Passando pelo abismo e olhando para trás, veremos a face do abismo e serão apenas trevas, escuridão completa. Continuando o caminho, agora encontraremos muitas águas e depois o Espírito de Deus, o Espírito do Todo Poderoso, pairando sobre a face das águas, Aleluia.

Agora, em Gênesis 1:6, Deus cria o firmamento no meio das águas, separando águas e águas. O firmamento é o hemisfério celeste, a abóbada celeste, que se estende no meio das águas, separando as águas acima do firmamento das águas abaixo do firmamento. 
  • Jó 37:18; firmamento sólido como um espelho fundido.
  • Jó 26:10; limite circular sobre a superfície das águas.
  • II Coríntios 12:2; já vimos anteriormente a existência de três céus.

O primeiro céu é a atmosfera que circunda a terra e possibilita a vida no planeta; há uma divisão perfeita e esférica entre o primeiro e o segundo céu. O segundo céu é o espaço visível onde estão o sol e os planetas, as estrelas, as constelações e galáxias, terminando no firmamento, que é sólido como um espelho fundido. Portanto o universo visível tem fim, o firmamento é o seu limite. O firmamento como um espelho, nos impede de ver a glória de Deus e o seu trono, que estão no terceiro céu.
E as águas onde estão? A água é um elemento do terceiro céu.
  • Salmos 29:3; o Senhor está sobre as muitas águas.
  • Salmos 29:10; o Senhor está entronizado sobre o dilúvio.
  • Salmos 104:3; os vigamentos da morada de Deus estão nas águas.
  • Salmos 148:3-4; águas que estão sobre os céus.
  • Jeremias 10:12-13; águas nos céus.

3º Dia da criação (Gênesis 1:9-13)
As águas que estavam debaixo do firmamento, foram enviadas e concentradas na terra, num único lugar e formaram os mares. Deus enviou água à terra, para que pudesse haver vida vegetal e animal; "ajuntem-se num só lugar as águas". Com isso podemos concluir que só pode haver vida na terra, nos outros planetas não há vida.
  • Deus estabeleceu os limites dos mares: Jó 38 8:11; Deus questionando a Jó sobre os limites das águas. Jeremias 5:22; limites do mar.
  • Chamou Deus ao elemento seco, terra. Como já havia água (fonte de vida), Deus podia agora criar a vida vegetal. (Gênesis 1:11-12)

Note que a vida vegetal foi criada por Deus perfeita, conforme as suas espécies. Cada árvore frutífera daria fruto que tinha em si a sua semente e segundo as suas espécies. A criação não carece de evolução.

4º Dia da criação (Gênesis 1:14-19)
Deus cria os luminares no céu: sol, lua e estrelas, para separação entre dia e noite; para sinais, estações, dias e anos, e para iluminar a terra. O sol para governar o dia e a lua para governar a noite.
Gênesis 1:18; fazer separação entre a luz e as trevas, esta é a ênfase.

5º Dia da criação (Gênesis 1:20-23)
Deus cria a vida animal nas águas e as aves para que voem no céu.
Note que aqui a vida também já foi criada por Deus perfeita e conforme as suas espécies. Todo ser criado iria reproduzir-se abundantemente.

6º Dia da criação (Gênesis 1:24-31)
Aqui Deus cria os seres viventes na terra, porção seca do planeta, também segundo as suas espécies; animais domésticos, répteis e animais selvagens.
  • Gênesis 1:24;  note a ênfase de toda a criação de Deus, que deve reproduzir-se segundo as suas espécies.
  • Gênesis 1:25;  Deus pois, fez os animais e todos os répteis segundo as suas espécies. A teoria da evolução contraria totalmente a criação de Deus.
  • Gênesis 1:26; como coroamento da criação, Deus cria o homem, o único ser criado conforme a imagem e semelhança de Deus. O homem foi criado para governar a terra e refletir na terra a imagem de Deus (sua formosura e sua glória) e a semelhança de Deus (seu caráter e seu comportamento).

Note o plural de "Façamos o homem...". Trata-se de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; o Deus Todo-Poderoso, a Tri-Unidade de Deus.

Deus também estabelece o domínio do homem sobre a terra; a autoridade e o domínio do homem sobre a terra provêm de Deus.
  • Gênesis 1:28; a terra é sujeita ao homem assim como o domínio sobre todos os seres vivos.
  • Salmos 8:3-6; a grandeza da criação do homem e o domínio debaixo de seus pés.
  • Salmos 115:16; os céus são do Senhor, mas a terra Deus deu aos filhos dos homens.
  • Gênesis 1:29; Deus estabelece que o alimento do homem e dos animais seria ervas e frutos das árvores. Mais adiante, Gênesis 9:3, Deus determina também a carne de animais como alimento.
  • Gênesis 1:31; "e viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom..."

7º Dia da criação (Gênesis 2:1-3)
Deus descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

Notas finais:
  • A Bíblia diz que nunca ninguém viu a Deus. I João 4:12 / I Timóteo 6:16 / João 1:18
  • Mas a criação de Deus o revela e o homem é inescusável quanto a não reconhecê-lo como Deus criador e Todo-Poderoso, deturpando a verdade da criação: Salmos 19:1-6 / Romanos 1:18-25
  • As promessas de Deus são tão verdadeiras, que o pacto com Israel e sua restauração, estão vinculados ao equilíbrio e a ordem do universo (Jeremias 31:33-37)
  • Outros textos relacionados com a grandeza da criação de Deus: Provérbios 8:22-30 / Salmos 148 / Salmos 136:3-9 / Salmos 104



terça-feira, 2 de outubro de 2012


VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 2



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

3 - VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 2


d) A Aliança Eterna

Como já dissemos, Deus sabia como tudo iria acontecer antes da criação do mundo e criação das suas criaturas, Deus é Onisciente. Mas Deus quis criar seres livres para conviver com eles e sabia que iriam pecar e que não poderia intervir.

Vimos que 1/3 dos anjos, após o teste da livre vontade, caíram juntamente com Lúcifer. Não houve plano de salvação para os anjos, devido a conviverem diretamente com Deus.

Mas Deus iria criar o homem e sabia que também o homem iria cair. Qualquer criatura livre que Deus criasse, iria cair. Mas Deus amou o homem de tal maneira, que antes de criá-lo, arquitetou um plano para salvá-lo. Deus quis redimir o homem e desfazer tudo aquilo que sabia que iria acontecer.

Na "eternidade passada", aconteceu a coisa mais importante para a raça humana, antes mesmo do homem ser criado. A Bíblia nos mostra que uma das pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para fazer essa redenção. Deus aceitou a oferta e fez o plano.

Quando Jesus ofereceu-se, foi feita uma "Aliança Eterna". No céu, na "eternidade passada", foi feita uma Aliança entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; uma Aliança onde se comprometiam entre Eles, a salvar o homem que iria ser criado.

É por causa dessa Aliança que o homem é salvo. É essa Aliança que está sendo colocada no tempo para o homem. Através da Bíblia Deus está nos informando acerca dessa Aliança; a Bíblia é o livro da Aliança.

Testamento é uma palavra para Aliança; por isso temos A.T. e N.T. Porém, é uma só Aliança, são dois passos de uma mesma Aliança.

Isaías 46:9-10 — Deus anuncia as coisas desde o princípio.
Miquéias 5:2 — Jesus conhecido desde os dias da eternidade
II Timóteo 1:7-10 — A graça dada em Jesus, antes dos tempos eternos.
Tito 1:1-3 — Vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos. V. 3; e manifestou no tempo próprio.
I Pedro 1:18-20 — O sangue de Jesus é conhecido antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.

Isso aconteceu quando Deus disse que iria criar o homem e salvá-lo. Ele sabia que o homem se perderia, mas Jesus falou: "Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade." Jesus não veio ao mundo como solução, Jesus é a solução antes da fundação do mundo.

Salmo 40:6-8 — palavras de Jesus registradas, as quais Ele disse antes da fundação do mundo.
Hebreus 10 — desenvolve o tema do Salmo 40.
Hebreus 10:1-10 — sangue de bode e touros não tira pecados.
João 1:29 — mas, quando João Batista viu Jesus Cristo numa nação em que o pecado era resolvido através de morte e sacrifício de animais, de cordeiros, disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."
Apocalipse 13:8 — O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Quando o homem pecou, a sentença sobre ele seria a morte. Porém, o pecado contaminou o homem de tal forma, que seu sangue não poderia ir ao céu para fazer expiação, ou seja, sofrer as conseqüências pelo pecado. Alguém deveria morrer em seu lugar.

É através do sangue que há remissão dos pecados:

  • Hebreus 9:22 — sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados.
  • Levítico 17:11 — é o sangue que faz expiação pela vida.
  • Hebreus 9:11-12 — o sangue de Jesus diante de Deus como redenção eterna.
  • Apocalipse 5:9-10 — Jesus dando o sangue para nos comprar de volta.
  • Apocalipse 12:10-11 — nós vencemos o Diabo pelo sangue do Cordeiro.

Então, o Senhor Jesus ofereceu-se como substituto e disse: "Eis-me aqui, ó Deus meu, para fazer a tua vontade."

A vontade de Deus é a salvação do homem. Jesus quis agradar ao Pai, tornando-se homem e tomando sobre Si os nossos pecados.

João 1:1-5;14 — o Verbo se fez carne. Jesus é a própria Palavra de Deus.
Apocalipse 19:13 — mostra Jesus na sua volta; o Verbo de Deus.
Filipenses 2:5-11 — Jesus abdicou de sua condição de Deus e se fez homem; humilhou-se a Si mesmo e Deus o exaltou sobre todos.
Colossenses 1:9-20 — Jesus é a nossa redenção. Ele é antes de todas as coisas e nele subsistem todas as coisas.

Esta é a "Aliança Eterna" que Deus está colocando na história, está aplicando para aqueles que crêem. Todos os que crêem em Jesus, fazem parte desta Aliança de sangue, "A Aliança do Senhor Jesus".

Por isso, quando Jesus instituiu a ceia Ele disse:

  • Lucas 22:20 — é o novo pacto (testamento, aliança) em meu sangue.
  • Mateus 26:28 — o sangue do pacto para remissão dos pecados.
  • I Coríntios 11:25 — este cálice é o novo pacto no meu sangue.




VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 1



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse


3 - VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA (introdução) e A ALIANÇA ETERNA - Parte 1

Para facilitar o estudo da Bíblia, vamos estudá-la por períodos. Se não distinguirmos bem esses períodos, fica muito difícil de compreender a Bíblia.

Os períodos são definidos em ordem cronológica, ao longo da história da humanidade, facilitando o seu entendimento. A figura anexa apresenta esquematicamente esses períodos.

a) Deus e o tempo

Deus na "eternidade passada" cria o tempo. Podemos ver em Gênesis:
Gênesis 1:3-5; Deus cria a luz e chama a luz dia e as trevas noite.
Gênesis 1:14; Deus coloca luminares no céu para separar o dia da noite, e para que sejam por sinais, estações, dias e anos.

Deus está fora do tempo. Vemos na figura a palavra "eternidade" envolvendo o tempo; poderíamos dizer, só para elucidação: "eternidade passada" e "eternidade futura".

Nós estamos sujeitos aos termos presente, passado e futuro, mas Deus não. Para Deus tudo está pronto, tudo é presente.

É difícil entendermos, pois não faz parte da nossa experiência natural. Se Deus falasse a nós e se manifestasse em termos de eternidade, não entenderíamos nada. Deus tem que nos falar em nossos termos, pois somos seres limitados.

Se nos perguntarmos: O que é eternidade, responderíamos:
É algo que nunca teve começo. Como nunca teve começo? Para nós é mais lógico que tudo tenha um começo!
É algo que nunca terá fim. Como nunca terá fim? Para nós é mais fácil crermos que tudo tem fim!

Mas Deus é Auto-existente, Ele sempre existiu e nunca deixará de existir.

Deus está fora do tempo, já criou todas as coisas. Para Ele está tudo pronto, mas aqui no tempo e no espaço, tudo está se desenrolando para o homem. Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente (sabe todas as coisas, está em todo o lugar e pode todas as coisas). 

Quando criou tudo, não estava sujeito ao tempo. Deus não começou criando e esperou, como se existisse presente, passado e futuro; nós é que estamos vivenciando isto. Para Deus está tudo pronto, Ele anuncia o que vai acontecer antes de acontecer.

Salmo 139; Deus nos conhece antes de nascermos e em tudo que fazemos.
I Coríntios 2:7; a sabedoria de Deus pré-ordenada antes dos séculos.

b) As eras

Eras são definidas como sendo períodos ao longo do tempo, marcados por modificações físicas (geológicas) profundas na terra. 

Vemos na figura as seguintes eras:

  • Terra original, mineral; Gênesis 1:1
  • Terra em caos; Gênesis 1:2. Por causa do pecado dos Anjos.
  • Terra vegetal; Gênesis 1:3-27
  • A era do dilúvio; Gênesis 7:6-8:14. Por causa do pecado da raça humana.
  • A divisão dos continentes; Gênesis 10:25
  • O milênio; Isaías 35:1-2 Como o pecado estará restringido, a terra será farta.
  • Fogo eterno; II Pedro 3:7-13 O pecado será liberado para haver o juízo eterno.
  • Nova terra; Apocalipse 21:1 A terra é a habitação final do homem em comunhão com Deus.


c) As épocas ou dispensações ou períodos

São períodos de tempo bem definidos na Bíblia, que determinam formas diferentes de Deus relacionar-se e revelar-se à raça humana ao longo da história da humanidade.

É Deus agindo num plano organizado, contínuo e claro, de Gênesis a Apocalipse, programado antes da fundação do mundo, com o objetivo único de resgatar o homem e o planeta terra.

Toda vez que acaba uma época, um período, há um juízo da parte de Deus. Vamos ver como Deus apresenta seu plano e Satanás apresenta o seu, semelhante, para confundir o homem e desviá-lo do caminho de volta. Deus tem que intervir para prosseguir com seu plano redentor.

A Bíblia diz que ninguém vai frustrar os planos de Deus, Ele fará todo o seu conselho até o fim. Isaías 46:9-10

Você pode pensar: será que Deus erra, será que Ele tenta fazer de uma forma e depois muda, pois não deu certo? Não é isso, absolutamente. Deus, agindo através do tempo, mostra um único plano. Desde o primeiro instante, após a queda do homem, Deus estende sua mão para arrancá-lo de Satanás, pois o homem tornou-se escravo de Satanás na queda.

A prova de que há começo, meio e fim é:
Gênesis 1:1; No princípio criou Deus os céus e a terra.
Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra... (os 2 últimos capítulos da Bíblia descrevem sucintamente como é este novo céu e nova terra).

Entre Gênesis 1:1 e Apocalipse 21:1, veremos Deus resgatando o homem através de seu plano redentor. Deus, por sua Onisciência, sabia que iria acontecer dessa forma, porém prosseguiu criando seres livres e não poderia intervir como já estudamos. Deus está executando seu plano de forma perfeita, onde no final teremos uma criação perfeita, sem possibilidade de pecar e cair novamente.

Em todo começo de período, Deus revela ao homem Sua vontade. Essa revelação é bem organizada, como tudo que faz, e se manifestará em três áreas: GOVERNO - PALAVRA – ADORAÇÃO

  • Área do governo; como o homem deve governar a terra, os seus bens, o seu país.
  • Área da palavra; o que o homem deve proclamar.
  • Área da adoração; a forma como adorar a Deus.


As épocas, períodos ou dispensações, da revelação do plano de Deus ao homem são:

1ª) Inocência — Inicia com a criação do homem e termina com sua queda e julgamento (Gênesis 2 e 3 Juízo; Expulsão do Éden.)

2ª) Consciência — Período entre a queda e o dilúvio. O homem reconhece o bem e o mal, porém decide-se pelo mal.(Gênesis 3:7-17 Juízo; O dilúvio.)

3ª) Nações, autoridade humana — Abrange o tempo entre o final do dilúvio até a construção da torre de Babel. (Gênesis 9:11-11:9 Juízo; A confusão das línguas.)

4ª) Promessa — Começa com a promessa outorgada por Deus a Abraão, exigindo-se em contrapartida a fé; (Gênesis 12 - Êxodo 1 Juízo; Cativeiro egípcio.)

5ª) Lei — Tem seu início com a entrega dos mandamentos no Sinai (Êxodo 19), e termina no Gólgota com a morte de Cristo (Romanos 10:4 - Gálatas 3:13 Juízo; Dispersão mundial dos judeus. Deus profetizou bem antes; Deuteronômio 28:63-64

6ª) Graça; a Igreja — Abrange desde a morte de Jesus Cristo, até o arrebatamento da Igreja. Ver em Atos 2 a descida do Espírito Santo (Juízo; Arrebatamento da Igreja e tribulação para os remanescentes).

7ª) Milênio — Principia com a vinda de Jesus em majestade e glória (Mateus 25:31 e Apocalipse 19:11-16), e termina com o juízo final diante do trono branco, (Apocalipse 20:11-15). A isto se segue o eterno e imutável estado de novo céu e nova terra, Apocalipse 21-22:5 Juízo; Destruição pelo lago do fogo dos céus e da terra.




CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS - Parte 3


Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS - Parte 3

c.1) Deus criou seres livres:

Deus não criou robôs ou bonecos programados! Não teria sentido Deus criar seres e obrigá-los a adorá-lo, até poderia, pois é Deus, mas não foi assim que determinou. Deus criou seres livres.

Todas as criaturas de Deus, anjos e homens, têm que passar por um teste, e este teste mostra claramente sua decisão em favor ou não de conviver com Deus. Essa decisão é tomada com o uso da livre vontade. 

Todos os seres criados por Deus são totalmente livres e terão que exercer o seu "livre arbitrium" para determinar sua livre escolha de continuarem no relacionamento com seu criador.

Para os anjos já está determinado; 1/3 deles já caíram porque disseram sim a Satanás, e 2/3 disseram sim a Deus. Quando isso é determinado, não há volta. Veremos bem isso conosco os homens.

c.2) O pecado faz separação entre Deus e suas criaturas:

Deus não pode estar aonde existe pecado. Esse princípio vai de capa a capa na Bíblia; assim como os demais princípios. (Isaías 59:1-2 / Romanos 6:23 / Habacuque 1:13)

Deus não originou o mal. O mal se originou no interior daquele querubim; de seu interior brotou toda aquela soberba que vimos e em seu coração foi concebido um plano, "serei semelhante ao Altíssimo".

Quando isso aconteceu, ele separou-se de Deus imediatamente, junto com 1/3 dos anjos. Quando alguém se afasta do Deus criador (que é a única fonte de vida, de luz, de verdade, de justiça, de amor), automaticamente está em tudo que se opõem a Deus (nas trevas, na mentira, na injustiça, na maldade).

O pecado trás conseqüências muito grandes, até de a criatura achar-se que pode ser semelhante a Deus, como esse querubim. Ele separou-se de Deus, mas não deixou de ser querubim, com todos os atributos com que foi criado, não deixou de ser um ser pessoal. O homem não deixou de ser homem após ter pecado.

Satanás e seus anjos caídos formam um exército muito bem organizado, com príncipes, dominadores, demônios; é como uma casta, uma graduação. (Efésios 6:12)

c.3) Deus julga pelas obras:

Temos que entender porque Deus não brecou tudo no começo. Deus julga suas criaturas pelas obras (I Pedro 1:17 / Romanos 2:5-6)

O que é obra? É algo concreto, é aquilo que se faz, obra de arte, obra de artesão; é uma coisa visível. 

Posso ter uma idéia dentro de mim, mas se não executá-la, ninguém a verá.

As obras não salvam ninguém, a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, mas as minhas obras demonstram concretamente em quem eu creio é a demonstração para todo o universo em quem eu creio.

Se eu digo que creio em Jesus e alguém olhando para minha vida vê que não tem nada a ver com a sua Palavra, minha fé é falsa. (Tiago 1:21-25; 2:17)

Deus julga somente as obras;


  • Para os que se perderam; Apocalipse 20:12; "o julgamento do trono branco".
  • Para os salvos; I Coríntios 3:11-14; "recebimento dos galardões".


Salvação X julgamento; João 3:16-18

Deus está permitindo que Satanás coloque tudo em concreto acerca do que brotou em seu coração, transformando tudo em obras, para poder julgá-lo e bani-lo para sempre.

O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41

Deus nunca preparou o inferno (lago do fogo) para os homens. Porém aquele que em vida não aceitou a provisão de Deus, ficará do lado do Diabo e, após o julgamento final, irá para o lago do fogo (Apocalipse 20:11-15)

Satanás e seus anjos sabem que estão perdidos. Para os anjos não houve plano de salvação, pois eles conheciam a Deus diretamente e viviam em Sua presença. Para os homens estudaremos o plano de salvação de Deus. Temos que entender que Deus é amor, mas também é justiça, caso contrário não poderia julgar. 

Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e quer “desesperadamente" salvá-lo. Sua misericórdia (2a oportunidade) para o homem é tremenda. 

d) Satanás e seus anjos:

Tudo o que vimos, tem que ser bem entendido. Devemos ter convicção na Bíblia de quem é Satanás e de como trabalha em conjunto com seus anjos caídos.

Satanás é um ser criado, não cria nada, mas imita tudo de Deus; ele é em tudo oposto a Deus. Odeia o homem, pois o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus; o homem é tudo o que ele queria ser.

Iremos estudar em cada época da história, Deus apresentando ao homem seu plano de salvação e Satanás apresentando outro, semelhante, para desviar o homem.

Satanás é mencionado na Bíblia por cerca de 170 vezes, com vários nomes:
Satanás, Diabo, Belzebu, Belial, o Adversário, Maligno, Ladrão, Serpente.

É chamado de príncipe das potestades do ar. É o cabeça do exército que atua nas regiões celestes (Efésios 6:12)

É chamado por Paulo de deus deste século. É adorado de várias maneiras e através de várias coisas. Em I João 5:19, lemos que o mundo inteiro jaz no Maligno.

Satanás não é onisciente e nem onipresente, que são atributos somente de Deus. Ele é muito bem informado por seus anjos caídos; ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Ele irá implantar um governo mundial sobre a terra. Hoje já vemos a união dos países em blocos; hoje tudo já é global, tudo é mundial. Aos poucos tudo está sendo levado a um padrão comum.

"Serei semelhante ao Altíssimo"; é a meta que persegue 24 horas/dia, ele quer o domínio. Quando o anticristo estiver reinando, Satanás estará como o rei de Tiro que estudamos em Ezequiel 28 (profecia de dupla referência). Um homem estará totalmente como que energizado por Satanás (II Tessalonicenses 2:3-12)

O que impede hoje esse domínio é o Espírito Santo (ministério de restrição do mal), através da Igreja do Senhor Jesus, a noiva do Cordeiro. Porém, quando Jesus voltar e arrebatar sua noiva (a Igreja), o campo ficará livre, o anticristo aparecerá e dominará o mundo inteiro.

A Igreja tem autoridade dada por Jesus para viver em vitória contra Satanás e contra suas hostes celestiais. 

Nós temos que conhecer essa autoridade e usá-la:

  • Autoridade dada aos apóstolos (Lucas 9:1-2)
  • Autoridade dada aos demais discípulos (Lucas 10:1-3 e 17-19)
  • Autoridade dada a todos que crêem, a Igreja (Marcos 16:14-20) (Atos 28:1-10)

Contudo, qual deve ser a nossa alegria? (Lucas 10:20)

Os anjos de Deus (2/3) trabalham fielmente ao Senhor; Salmos 103:20-21 São designados por Deus a trabalhar a nosso favor; Salmos 91:11-12 — Hebreus 1:13-14