quarta-feira, 17 de julho de 2013

O SEU DESÍGNIO NÃO É SUA DECISÃO, É SUA DESCOBERTA.

Culto familiar - nº3

Oração inicial (invocando a presença de Deus)
Senhor todo poderoso, te louvamos e declaramos que tu és Santo. Clamamos Sua presença neste local. Conduza este culto segundo a sua vontade, nos abençoe com a Sua direção. Em nome de Jesus. Amem.

Todos orando junto:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Louvor de adoração
Sugestão: Tua vontade – Diante do Trono 12

Ministração:
Seu desígnio não é sua decisão, é sua descoberta
Deus tem acontecimentos e situações preparados para aqueles que o amam. “Mas como está escrito: ‘As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (1Co 2:9)
Você somente descobrirá as coisas os acontecimentos e o seu desígnio através do Espírito Santo. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito: porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”. (1Co 2:10)
Você deve ter a mente de Cristo para discernir seu desígnio. “Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. (1Co 2:16)
Seus dons e habilidades lhe foram dados pelo Espírito Santo. “Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. (1Co 12:4,11)
Seus dons e habilidades são diferentes dos outros à sua volta. “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela a medida da fé”. (Rm 12:6)
Seus dons vêm do Espírito Santo, o Consolador, Aquele que anda com você. “Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade”. (Hb 2:4)
Você foi enviado por Deus para essa geração. “... porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás". (Jr 1:7)
Sua agenda foi predestinada na mente de Deus. “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares”. (Jr 1:10)
Deus tem um plano para a sua vida.
O plano dEle para sua vida exigirá obediência. “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do Senhor o disse”. (Is 1:19-20)
O plano dEle para sua vida exigirá sua decisão de cooperar. “E será que, se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra”. (Dt 28:1)
O plano dEle garante sua bênção quando for executado. “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvirdes a voz do Senhor teu Deus. Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo”. (Dt 28:2-3)
O plano dEle lhe dá vida, enquanto outros planos trazem a morte. “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. (Dt 30:19)
Deus decide o que Ele quer que você faça.
Você decide obedecer.
Predestinação é a intenção de Deus, não a decisão de Deus. “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. (2Pe 3:9)
Dessa forma, sabemos que Deus não quer que pereçamos. Ainda assim, pessoas perecem. Diariamente, milhões perecem sem Cristo. Então, mesmo estando predestinado (intenção de Deus) a ser salvo, continua sendo sua a decisão de cooperar com Ele e aceitá-Lo. “Jerusalém, que mata os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu no quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta”. (Mt 23:37-38)
Pense por um momento. O automóvel instruiu Henri Ford e declarou a ele o que havia sido decidido? Claro que não. O Sr. Ford deu nome ao carro. O avião informou a Santos Dumont que voaria e que se chamaria avião? Claro que não. Santos Dumont é que decidiu isso.
O Criador decide.
A criação descobre.
O Criador decide o que Ele intencionou para você. A criação meramente decide o grau de obediência para confirmar isso.
Produtos não decidem. Fabricantes decidem.
Você é o produto de Deus. Ele é o único que pode revelar o desígnio que estabeleceu para você, desde o seu nascimento.
Lembre-se: O SEU DESÍGNIO NÃO É SUA DECISÃO, É SUA DESCOBERTA.

Nenhum comentário: