quarta-feira, 27 de julho de 2011

Talit e Kipa

 TALIT
No texto que se encontra no livro de (Números 15:38-40). Este é o mandamento que todo judeu cumpri ao colocá-lo, ou seja, fazer uso do talit (manto ou xale de oração). 

É chamado de manto de oração devido à sua particularidade de conceder  a pessoa que o está usando, "certo isolamento" daquilo que pode vir a distraí-lo quando se está orando ao Senhor. Também chamado e conhecido como barraca ou ainda, tenda. 

Quando Yeshua (Jesus) cita o texto de (Mateus 6:6), que diz: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará". A palavra grega usada neste texto é tameion (aposento), que vem da palavra heder, referindo-se ao Talit como um quarto de oração, dando assim a idéia de um lugar único separado, que cabe apenas uma pessoa,  para o exercício da oração.

Quando um judeu que tem entendimento destas coisas, olha para alguém vestido com o talit, imediatamente recorda de pelos menos três princípios judaicos, a saber: 

1 - A Lei de Deus dada a seu servo Moisés.

2 - Que ele sendo um conhecedor das escrituras sagradas, é responsável em obedecer esta Lei, que é o maior bem precioso que ele pode adquirir.

3 - Também que ele foi chamado entre todos os outros povos, raças, nações e etnias para ser separado e santo. 

As franjas têm um significado ainda muito mais profundo e simbólico que está relacionado aos números que são: oito tranças e cinco nós, que somados dão um total de treze. O número oito nos fala de reinício (iniciar novamente, tentar novamente). O número cinco nos fala dos cinco primeiros livros da bíblia, a Torah, e ainda fala dos cinco ministérios que a igreja precisa entender e considerar e praticar. Treze fala em Coríntios, do maior dom que o homem pode ter em sua vida que é o amor. 

Deus que é Amor e nos ama gostaria que nós (seres humanos) começássemos sempre os nossos dias sempre com o seu Amor pela sua palavra e ensinamentos escritos em sua Torah, praticando os cinco ministérios contidos nela. Sabendo que sempre haverá um recomeço para aquele que ama o Senhor e que procura praticar os seus mandamentos. A palavra "Tzit Tzit" (franja) tem em sua guematria o número seiscentos (600), somados com treze(13), (oito+cinco). Forma o número 613, que é exatamente o número de Leis contido na Tanach (Todo o Primeiro testamento).

O Talit é uma "Tenda Portátil", que simboliza  "cobrir" , no sentido de estar no esconderijo do Altíssimo.

KIPA
Originado da raiz da palavra Kippur, que entre outro sentido significa  cobertura. 
Sendo uma lembrança de que o seu usuário tem uma estatura e não pode acrescentar nada a ela e que a partir desta estatura existe um Deus muito maior que ele a quem este prestará contas. 

Não se trata de um chapeuzinho apenas, como alguns costumam chamar, mas algo relacionado a Deus e que tem em seu objetivo a lembrança do tamanho de Deus em relação ao homem. Aquele que cobre, direciona, governa e está acima de tudo e de todos, e que a essência da escritura é de humildade, (Levítico  8:9); (Levítico 16:4). 

É interessante notar que todo o símbolo utilizado pelos judeus é para que este se  lembre de seu compromisso com o Eterno Deus e que têm o sentido de trazer à sua memória (memória do homem), a reverência e a lembrança do Eterno.  (Lamentações 3:21)

Ao cobrir a cabeça, traz-se a memória de quem o usa que todo o seu ser, toda a sua vida deve estar debaixo da cobertura do Eterno.

O princípio do uso do kipa, está relacionado ao Sacerdote que assistia diante do Senhor não podia estar com a cabeça descoberta no tabernáculo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Três Graves Problemas de Lázaro



Três Graves Problemas de Lázaro:
Mãos, Pés e Rosto atados.
João 11

Existe um ditado popular que diz “de pés e mãos atados”, ou seja, esta imobilizado, impossibilitado de resolver o problema, de sair do lugar. Lázaro, morto, foi enfaixado e após ser ressurreto por Jesus lhe foi tirado às faixas para que ficasse livre.

Usando como pretexto a imobilidade pós morte de lázaro, gostaria de meditar em alguns crentes que, por algum motivo, estão enfaixados, imobilizados, com os pés, mãos e cabeça enfaixada.

Que acontece quando as mãos estão atadas?
Mãos atadas não podem abençoar
Mãos atadas não podem contribuir
Mãos atadas não ajudam na Igreja: mutirão, ornamentação, ajuda na cantina, distribuição de folhetos.

Glória a Deus que, como Lázaro, nossas mãos foram libertas por Jesus e, hoje, podemos contribuir financeiramente, podemos participar da obra, podemos impor as mãos sobre os enfermos e vê-los curados e podemos levantar nossas mãos em louvor e adoração ao Senhor. Suas mãos estão livres!!! (Marcos 16.15-18)

Que acontece quando os pés estão atados?
Pés atados não podem ir para a Casa de Deus
Pés atados não saem para evangelizar
Pés atados não visitam os irmãos

Bendito seja o senhor que, como Lázaro, tornou nossos pés livres. Temos alegria para ir à Casa do Senhor com chuva, com sol, com frio, com calor. Podemos atender a convocação para evangelizar, consolidar e visitar os irmãos. Seus pés são livres!!!

Que acontece quando o rosto está envolto no lenço?
Visão perdida.
Audição perdida, Is 55.3.
Olfato perdido. Não se distingue mais o certo do errado.
Boca fechada. Não se pode mais:
1. Adorar
2. Cantar
3. Testificar das bênçãos
4. Testificar de Cristo

Mas assim como fez com Lázaro, o Senhor Jesus tira nossas faixas espirituais e nos torna livres para abençoar, para evangelizar, para adorar (Atos 16.22-26), louvar, orar, ouvir os irmãos e ao Senhor (Is 55.3), ver as bênçãos do Senhor Deus e olhar firmemente para Jesus.
Você é LIVRE EM JESUS!!!


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aniversário da Igreja Vida Plena

Ministério “Hookers for Jesus” resgata prostitutas em Las Vegas


Conheça Annie Lobert, ex-prostituta dedicada a uma única missão: salvar as piranhas de Las Vegas.

Lobert e sua missão de fé, que ela batizou de “Hookers for Jesus” [Piranhas de Jesus, em tradução livre], serão o tema de “Hookers: Saved on strip“, documentário em três partes. Esse programa especial do canal Investigation Discovery estreia dia 8 de dezembro, nos EUA.

“Toda vez que eu era presa e os policiais me chamavam de ‘piranha’, aquilo realmente me ofendia. Um dia estava pensando que, se queria chegar nessas mulheres, entrar em cassinos e dizer: “Meu nome é Annie. Eu posso ajudá-la a mudar sua vida”, seria uma coisa estranha. Então pensei no nome “Piranhas de Jesus”. Acredito em Deus, além disso fui uma prostituta e agora quero ‘pescar’ essas piranhas”, disse Lobert ao The New York Post.

As câmeras de TV seguem Lobert enquanto ela tenta ensinar a ex-garotas de programa como mudar de vida. No episódio de estreia, a ênfase é a história de Regina. Ela vem de uma família de classe média de Nova Jersey e caiu na prostituição quando estava na Marinha (onde conheceu seu cafetão).

Annie Lobert, 43, é natural do Minnesota. Ela trabalhou como prostituta em Las Vegas por mais de 10 anos. Só abandonou essa vida depois de quase morrer de overdose e de sofrer repetidamente abusos físicos de cafetões violentos.

Ela começou o “Piranhas de Jesus” em 2006. Posteriormente, iniciou a parceria com a Igreja do Sul, de Las Vegas. Foi o seu pastor, Benny Perez, que ajudou Lobert a montar a “Casa do Destino” – um abrigo para ex-prostitutas que as auxilia a recomeçar a vida (arranjando emprego, moradia etc.)

“As outras igrejas não receberam as meninas como eu gostaria que elas fossem recebidas. Mas foi quando viemos para esta igreja que realmente eles ajudaram a mudar a vida das meninas”, diz Lobert.

“Depois que essas mulheres largam seus cafetões, acabam ficando sem casa, sem roupas, sem jóias, sem dinheiro e sem carro. Antes eu as levava para meu pequeno rancho ou as colocava em hotéis. Então Benny disse: “Gostaria que tivéssemos uma casa para estas meninas?”

“Nós a chamamos de Destiny House [Casa do Destino]. O nome surgiu porque eu tive um aborto espontâneo e nome da criança seria Destiny.”

A história de Lobert, que inclui a relação com seu marido, Oz Fox – guitarrista da banda de metal cristão Stryper – imediatamente pareceu interessante para um programa, diz Henry Schleiff, presidente do Investigation Discovery, parte da rede Discovery Channel.

“Certamente é algo que se enquadra na nossa ênfase: o conceito de que uma pessoa pode fazer a diferença. Apreciamos histórias fascinantes, e vemos Annie como uma mulher que viveu essa vida… mas agora está tentando salvar outras dessa indústria crescente, violenta e perigosa. Todo ano cerca de 100.000 mulheres são compradas e vendidas nos Estados Unidos contra a sua vontade. Essa minissérie colabora com nosso desejo de lançar uma luz sobre essa questão séria. Faremos isso de uma maneira divertida mas que, ao mesmo tempo, vai gerar o debate “, finaliza Schleiff.

Retirado de 100porcentojesus.wordpress.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudo para células: Amor sem medida

TEMA: AMOR

Líder, estude bem a palavra para edificação da célula!

Tenha um período de louvor com as músicas que são cantadas em nossos cultos.

Quebra-gelo: Quantos podem dizer um versículo bíblico de cor? (Deixe que respondam e veja o conhecimento que têm) Vamos decorar o versículo chave de hoje?

Amor sem medida

Versículo chave: Jeremias 31: 3 “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”.

Introdução: Um escritor francês chamado Victor Hugo (1802 – 1855) disse: “a medida do amor é amar sem medida”. Com este trocadilho, podemos iniciar nossa meditação hoje sobre o amor de Deus por nós. Diga para quem está ao seu lado: O amor de Deus por ti é eterno!

O amor de Deus por nós é a base de Sua aliança, o  fundamento de Sua fidelidade. Jeremias é conhecido por sua integridade e discursos duros contra o pecado; mas neste texto, Jeremias cita o amor eterno de Deus por nós.
Três atitudes de Deus nos são reveladas neste pequeno trecho das escrituras.

atitude de Deus por nós: “De longe se me deixou ver o Senhor”. Não é de hoje que o Senhor tem se revelado a ti. Para você estar hoje aqui, é de longa data que o Senhor vem se revelando a ti, não é verdade? Muitas pessoas ao perceberem Deus “falando” com elas, fingem-se de desentendidas, como uma canção antiga que diz: “eu ouvia falar desta graça sem par, que do céu trouxe o nosso Jesus… MAS EU SURDO ME FIZ, CONVERTER-ME NÃO QUISao Senhor que por mim morreu na cruz. Foi na cruz…”. Deus diz que de longe Ele se tem deixado ser visto por nós. Quanto tempo faz que você tem percebido, ou pensado com mais intensidade em Deus? De longe se me deixou ver o Senhor.

2ª atitude de Deus por nós é que falando Deus conosco, Ele diz: “Com amor eterno Eu te amei”. O amor eterno de Deus não está relacionado com nossas atitudes (graças a Deus!).  Paulo diz aos Romanos que nem a morte, nem a vida, nem anjos… Nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus… (Rm 8: 38-39). Note que Deus fala em amor eterno; logo, alguém poderia dizer: se é com amor eterno, então ninguém será condenado… Não é da vontade de Deus que ninguém se perca (Mt 18: 14), mas é certo que muitos não recebem Seu amor. Você recebe o Amor de Deus? Lembre-se que o amor de Deus está em Jesus (Rm 8: 39). A primeira atitude de Deus é Ele revelar-se a nós. Segunda atitude por Deus manifesta é Seu amor eterno (Jesus).

A 3ª atitude, é uma conseqüência do amor, Ele diz: “POR ISSOcom benignidade te atraí”. Você sabe o que é benignidade? [deixe que participem]. Benignidade fala de bondade, paciência, de misericórdia. Então, nós fomos atraídos a Deus, não por Seu poder (embora Ele seja o Todo-Poderoso), mas somos atraídos a Deus por Sua bondade (Deus é bom), por Sua paciência (quanta paciência Deus tem comigo…), e por Sua misericórdia (misericórdia é quando não recebemos a recompensa pelos nossos atos; como por exemplo a separação eterna de Deus, pelos nossos pecados).

Conclusão: Deus tem se revelado a ti há muito tempo, por isto você está aqui hoje. Hoje Ele está falando contigo: “Eu te amo com amor eterno”.
Por Sua bondade você foi atraído a estar nesta célula hoje. O Senhor deseja transformar seu deserto em um oásis, seu choro em alegria… Receba o amor de Deus, receba a Jesus, com seu Senhor e Salvador!

Oração: Ore com os convidados e discípulos e, se possível, faça com que eles repitam contigo a oração a seguir:
“Seu amor me constrange Deus. Há quanto tempo tenho percebido Sua presença em minha vida, e tinha resistido… Eu me rendo a Ti Senhor! Rendo-me ao Seu amor, a Sua benignidade. Eu recebo Jesus  como meu Senhor, e é em Seu nome que oro Jesus, amém!”

Aviso: Incentive a leitura bíblica para uma grande ampliação de conhecimento. Prepare-os para o Encontro com Deus.