sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudo para células: Amor sem medida

TEMA: AMOR

Líder, estude bem a palavra para edificação da célula!

Tenha um período de louvor com as músicas que são cantadas em nossos cultos.

Quebra-gelo: Quantos podem dizer um versículo bíblico de cor? (Deixe que respondam e veja o conhecimento que têm) Vamos decorar o versículo chave de hoje?

Amor sem medida

Versículo chave: Jeremias 31: 3 “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”.

Introdução: Um escritor francês chamado Victor Hugo (1802 – 1855) disse: “a medida do amor é amar sem medida”. Com este trocadilho, podemos iniciar nossa meditação hoje sobre o amor de Deus por nós. Diga para quem está ao seu lado: O amor de Deus por ti é eterno!

O amor de Deus por nós é a base de Sua aliança, o  fundamento de Sua fidelidade. Jeremias é conhecido por sua integridade e discursos duros contra o pecado; mas neste texto, Jeremias cita o amor eterno de Deus por nós.
Três atitudes de Deus nos são reveladas neste pequeno trecho das escrituras.

atitude de Deus por nós: “De longe se me deixou ver o Senhor”. Não é de hoje que o Senhor tem se revelado a ti. Para você estar hoje aqui, é de longa data que o Senhor vem se revelando a ti, não é verdade? Muitas pessoas ao perceberem Deus “falando” com elas, fingem-se de desentendidas, como uma canção antiga que diz: “eu ouvia falar desta graça sem par, que do céu trouxe o nosso Jesus… MAS EU SURDO ME FIZ, CONVERTER-ME NÃO QUISao Senhor que por mim morreu na cruz. Foi na cruz…”. Deus diz que de longe Ele se tem deixado ser visto por nós. Quanto tempo faz que você tem percebido, ou pensado com mais intensidade em Deus? De longe se me deixou ver o Senhor.

2ª atitude de Deus por nós é que falando Deus conosco, Ele diz: “Com amor eterno Eu te amei”. O amor eterno de Deus não está relacionado com nossas atitudes (graças a Deus!).  Paulo diz aos Romanos que nem a morte, nem a vida, nem anjos… Nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus… (Rm 8: 38-39). Note que Deus fala em amor eterno; logo, alguém poderia dizer: se é com amor eterno, então ninguém será condenado… Não é da vontade de Deus que ninguém se perca (Mt 18: 14), mas é certo que muitos não recebem Seu amor. Você recebe o Amor de Deus? Lembre-se que o amor de Deus está em Jesus (Rm 8: 39). A primeira atitude de Deus é Ele revelar-se a nós. Segunda atitude por Deus manifesta é Seu amor eterno (Jesus).

A 3ª atitude, é uma conseqüência do amor, Ele diz: “POR ISSOcom benignidade te atraí”. Você sabe o que é benignidade? [deixe que participem]. Benignidade fala de bondade, paciência, de misericórdia. Então, nós fomos atraídos a Deus, não por Seu poder (embora Ele seja o Todo-Poderoso), mas somos atraídos a Deus por Sua bondade (Deus é bom), por Sua paciência (quanta paciência Deus tem comigo…), e por Sua misericórdia (misericórdia é quando não recebemos a recompensa pelos nossos atos; como por exemplo a separação eterna de Deus, pelos nossos pecados).

Conclusão: Deus tem se revelado a ti há muito tempo, por isto você está aqui hoje. Hoje Ele está falando contigo: “Eu te amo com amor eterno”.
Por Sua bondade você foi atraído a estar nesta célula hoje. O Senhor deseja transformar seu deserto em um oásis, seu choro em alegria… Receba o amor de Deus, receba a Jesus, com seu Senhor e Salvador!

Oração: Ore com os convidados e discípulos e, se possível, faça com que eles repitam contigo a oração a seguir:
“Seu amor me constrange Deus. Há quanto tempo tenho percebido Sua presença em minha vida, e tinha resistido… Eu me rendo a Ti Senhor! Rendo-me ao Seu amor, a Sua benignidade. Eu recebo Jesus  como meu Senhor, e é em Seu nome que oro Jesus, amém!”

Aviso: Incentive a leitura bíblica para uma grande ampliação de conhecimento. Prepare-os para o Encontro com Deus.

Nenhum comentário: