sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Somos mais do que vencedores

Romanos 8:31-39

Seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida que alguém pode abraçar. Seguindo a Cristo, jamais seremos derrotados, jamais seremos perdedores, pois a vitória é certa e garantida pelo Deus Todo Poderoso. É como se você fosse participar de um jogo onde você já soubesse que seria o vencedor! Ora, sendo assim, quem é que não quer estar com Cristo? Pois ainda tem gente que resiste ao convite de estar com Cristo, de viver com Cristo, de seguir a Cristo!   

O Apóstolo Paulo enfrentou todo o tipo de adversidade, de dificuldades, de problemas e venceu todas essas coisas e nos disse: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

O homem precisa de livramento (7:24) que vem somente em Jesus Cristo (7:25). Uma vez resgatado da escravidão na carne, anda segundo o Espírito (8:1-4) como um filho e herdeiro de Deus (8:14-17). Ainda depois de receber a grande bênção da redenção, os filhos de Deus sofrem num mundo corrompido pelo pecado, esperando com paciência a libertação final (8:17-25).

Na situação atual do discípulo de Jesus, o que Deus faz para ajudar? Lembramos que ele faz “muito mais agora” para nos levar à salvação eterna (5:6-11). Estes últimos versículos de Romanos 8 nos asseguram que Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – continua ativo para nos proteger e nos salvar.

I – COM CRISTO VENCEMOS AS ADVERSIDADES DA VIDA

O viver com Cristo não nos isenta de enfrentarmos problemas, dificuldades, adversidades ou o chamado “dia mau”. Todas essas coisas poderão nos atingir, porém jamais nos derrotarão. Essa é a grande diferença entre aquele que serve a Cristo daquele que não serve a Cristo, daquele que está com Cristo e daquele que não está com Cristo. Qual é a sua situação? Você está com Cristo? Você já serve a Cristo?

Paulo disse que ao longo da sua jornada com Cristo já havia enfrentado inúmeros problemas, aflições e dificuldades as mais diversas, mas o Senhor tinha dado vitória a ele e “com Cristo, ele era mais do que vencedor”. Paulo nos disse que “Deus supria todas as suas necessidades” (Filip 4:12-13 e 19) e que o fazia sempre um vencedor!
    
Eu convido você a fazer parte de um time vencedor, de um exército vitorioso, de uma equipe de sucesso onde Cristo te fará um vencedor, te conduzindo de vitória em vitória. Decida agora tornar-se um vencedor recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador!

Deus Dá Tudo para Nos Salvar (28-33)  

Em momentos de angústia, é difícil ser otimista. Mas, o servo de Deus pode olhar para além das dificuldades atuais e confiar na sabedoria do Deus eterno que o ama. Desde a eternidade, ele trabalha para o nosso bem. E ele não mede esforço! Deu seu próprio Filho para nos salvar e obviamente não recusará qualquer outra coisa que seja necessária para a nossa salvação. O terrível acusador foi expulso da presença de Deus (Apocalipse 12:10), e ninguém consegue condenar os herdeiros de Deus.  
II – COM CRISTO VENCEMOS TODA CONDENAÇÃO – V.33-34
Você já cometeu algum pecado (Rom 3:23)? Então você seria condenado segundo a Lei, mas se você estiver com Cristo, todos os seus pecados serão perdoados e apagados. Saiba que quem está em Cristo não entra em condenação (João 5:24). Ora, o que você está esperando para receber a Jesus como seu Senhor e Salvador?
Essa condenação que o Apóstolo Paulo se refere é a condenação espiritual e dessa condenação ninguém escapa senão pela fé em Cristo (Rom 8:1-2), pedindo perdão a Ele e entregando a vida em Suas mãos, recebendo-O como Salvador!  Ainda que o mundo inteiro nos condene, ainda que sejamos julgados e condenados pelas leis dos homens, com Cristo somos perdoados, salvos e livres de toda acusação e por fim salvos da condenação eterna.
Você não precisa ser condenado pelos seus pecados, pelos seus erros, pelas suas faltas diante de Deus. Saiba que Jesus está nos oferecendo o seu amor, a sua compreensão e o seu perdão! Receba agora Jesus em seu coração e fique livre da condenação eterna!

Jesus morreu, ressuscitou-se e está à destra do Pai intercedendo por nós! Ele venceu os inimigos, até a própria morte. Sabendo do poder ilimitado de Jesus, “Quem nos separará do amor de Cristo?” (35). Mesmo na hora de ser entregue ao matadouro, o cristão tem a confiança da vitória. Nenhum sofrimento e nenhuma criatura podem nos separar do amor de Cristo.  

CONCLUSÃO: Depois que recebemos a Jesus como Salvador, enfrentamos uma grande resistência de satanás tentando nos arrancar dos braços de Jesus, tentando nos desviar dos caminhos do Senhor (Rom 8:38-39). Satanás nos tenta com problemas, adversidades, aflições, enfermidades, perseguições etc., mas basta permanecermos firmes, pois com Cristo já somos mais do que vencedores.

Você já tomou a sua decisão de estar com Cristo? Então faça isso agora! E se você um dia tomou essa decisão de seguir a Cristo, mas se desviou, te convido agora a voltar aos braços de Cristo, pois com Cristo seremos sempre mais do que vencedores!

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O exemplo de Rute

Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 
Rute 1:16-17

Noemi vendo sua situação numa terra que não era a sua, viúva, sem seus filhos, acompanhada somente de suas noras, ainda jovens e sem filhos, despede-as para que retornem às casas de seus pais e, assim, transformem seu futuro vivendo uma nova vida. Orfa seguiu seu caminho, porém Rute resolveu seguir sua sogra e não abandoná-la gerando, assim, a maior e melhor palavra de aliança da Bíblia, superada, somente, por Jesus.

Não somente a palavra, mas a ação de aliança de Rute para com Noemi serve para nós como exemplo na Igreja da atualidade. Rute manteve sua palavra de fidelidade para com Noemi e seguiu com ela, ouviu seus conselhos, foi coerente, obediente e venceu.

Muitos de nós não conseguimos vencer por não legitimar as palavras de aliança que muitas vezes lançamos ao vento. Declaramos nossa aliança de fidelidade ao nosso líder, mas não cumprimos o que prometemos. Andamos no vazio por não honrar nossa palavra e depois não sabemos a causa de sofrimento, dor, insatisfação, miséria financeira e espiritual que vivemos. Pagamos um preço muito alto por não viver o que pregamos.

Voltemos então para as palavras de Rute e sejamos fiéis à ela e àqueles que nos tem dado cobertura. Ouçamos nossos líderes com sabedoria, apliquemos seus conselhos a nossa vida com coerência e saibamos andar à luz do Evangelho puro e simples fazendo de nossa vida um exemplo como Rute o fez.