quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O exemplo de Rute

Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 
Rute 1:16-17

Noemi vendo sua situação numa terra que não era a sua, viúva, sem seus filhos, acompanhada somente de suas noras, ainda jovens e sem filhos, despede-as para que retornem às casas de seus pais e, assim, transformem seu futuro vivendo uma nova vida. Orfa seguiu seu caminho, porém Rute resolveu seguir sua sogra e não abandoná-la gerando, assim, a maior e melhor palavra de aliança da Bíblia, superada, somente, por Jesus.

Não somente a palavra, mas a ação de aliança de Rute para com Noemi serve para nós como exemplo na Igreja da atualidade. Rute manteve sua palavra de fidelidade para com Noemi e seguiu com ela, ouviu seus conselhos, foi coerente, obediente e venceu.

Muitos de nós não conseguimos vencer por não legitimar as palavras de aliança que muitas vezes lançamos ao vento. Declaramos nossa aliança de fidelidade ao nosso líder, mas não cumprimos o que prometemos. Andamos no vazio por não honrar nossa palavra e depois não sabemos a causa de sofrimento, dor, insatisfação, miséria financeira e espiritual que vivemos. Pagamos um preço muito alto por não viver o que pregamos.

Voltemos então para as palavras de Rute e sejamos fiéis à ela e àqueles que nos tem dado cobertura. Ouçamos nossos líderes com sabedoria, apliquemos seus conselhos a nossa vida com coerência e saibamos andar à luz do Evangelho puro e simples fazendo de nossa vida um exemplo como Rute o fez.

Nenhum comentário: