segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estudo Panorâmico sobre a Igreja - Parte 6

Mateus 5:1-16
V.1-12; Jesus mostra as características, o caráter, daqueles que serão admitidos no reino. Bem-aventurados, felizes, os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que são perseguidos por causa da justiça.
V.13-16; Jesus descreve a influência exercida pelos que serão admitidos no reino dos céus; vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo.
"Bem-aventurados os pobres ou humildes de espírito". Como é que conhecemos essa expressão na linguagem popular? "Ah, aquele é um pobre de espírito"; tradução: "aquele é um ignorante"; é assim, porque quem inventou essa expressão popular, não sabe o que é espírito. O homem é corpo, alma e espírito. No espírito é que entendemos as coisas de Deus, porém o homem nasce com o espírito morto, separado de Deus. A obra de crer em Jesus, é justamente nascer de novo em espírito, receber um novo espírito, agora habitado pelo Espírito Santo. Então, quando Jesus diz: "bem-aventurados os pobres ou humildes de espírito", está falando do espírito mesmo, do nosso espírito.
Quem se considera pobre de espírito, quando ouve o que Jesus Cristo falou? Qual era a mensagem de João Batista? "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". Em outras palavras: "gente, acordem, está tudo errado, arrependam-se do que vivemos até agora, mudem de vida, mudem de rumo. "Bem-aventurados os humildes ou pobres de espírito...", bem-aventurados os que sabem que neles não há recursos; é isso que significa, não há recurso, se humilhem diante dessa verdade, reconheçam. É para esses o reino dos céus.
Essas são as características dos que são admitidos no reino de Deus. Em seguida, nos V.17-20, Jesus se revela cumpridor da lei e o V.20 é a chave para entendermos o que Jesus está falando.
Mateus 5:20; "se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."
Foi a partir desta fase, deste Sermão em diante, que Jesus começou a ser perseguido pelos escribas e fariseus, até ficarem com a ideia fixa de o matarem. Foi daí em diante, pois Jesus expôs a falsa religião, a falsa doutrina dos fariseus e dos escribas. Jesus não brincava, falava duro, e mais adiante disse:
Mateus 23:1-33; "ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas."
Jesus mostrou, que tudo que estava sendo ensinado, não faria ninguém entrar no reino dos céus; " Se a vossa justiça não exceder à dos fariseu e dos escribas ...".
Então, de Mateus 5:21 até Mateus 7:29, Jesus vai mostrar que a prática dos fariseus era totalmente errônea e Jesus fala diretamente com eles. Jesus começa a colocar o verdadeiro padrão da Palavra de Deus, aquilo que parte do interior do homem para o exterior:
Mateus 5:21-26; "ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás...". Segundo o padrão dos fariseus, não matando você poderia fazer tudo e Jesus coloca que não é isso que Deus vê. Deus não vê somente o exterior e sim lá dentro, porque muitas vezes matamos o nosso irmão por dentro e você acha que Deus aceita isso?
Jesus rejeita toda interpretação errada dos fariseus e dos escribas; fala do adultério, falsos juramentos, ódio e amor, as tentações, esmolas, oração, jejum, tesouros em nosso coração, prática da fé; é tudo isso que Jesus fala até o final do capítulo 6.
Mateus 6:1; boas obras diante dos homens.
Mateus 6:2-4; esmolas diante dos homens.
Mateus 6:5-15; orações para serem vistos pelos homens.
Mateus 6:16-18; jejum para homens verem
Tudo isso Jesus rejeitou e depois no capítulo 7, ele dá as instruções para os que desejam entrar no reino:
Mateus 7:1-6; o cuidado para não julgar
Mateus 7:7-12; a eficácia da oração
Mateus 7:13-14; a justiça do caminho que dá acesso ao reino
Mateus 7:15-23; o alerta contra os falsos profetas
Mateus 7:24-29; o firme fundamento da rocha
Jesus termina assim: "quem construir a casa na areia...", a areia é o doutrina dos fariseus ou qualquer outra doutrina em nossos tempos; quem não está fundado na Rocha, que é Jesus Cristo, que é a justiça de Deus, que é Deus criador, está na areia.
É impressionante como as pessoas, na hora que aparece uma crise ou uma doença séria na família, saem em busca de qualquer coisa; aceita-se tudo. São mandadas a fazerem as coisas mais absurdas, vão e fazem, dando cada vez mais legalidade a Satanás para agir em suas vidas. Isso é construir uma casa na areia.
Porém, quem está na Rocha, que é Jesus Cristo, quando vem uma crise, diz: Tudo posso naquele que me fortalece; todas as coisas contribuem para aqueles que amam a Deus; Pai, qual o propósito para essa crise? Está na Rocha, não vai atrás de nada que não seja o padrão da Palavra de Deus, sabe em quem crê, sabe que Deus é Poderoso para guardar tudo durante a "tempestade", até o dia da solução e completar a obra.
O Sermão do Monte, foi feito para isso que falamos. Há pessoas que querem evangelizar com esse Sermão, é impossível. Sermão do Monte é Jesus mostrando o seu reino, mostrando o padrão do reino. O reino foi oferecido para os judeus, então o Sermão do Monte é também válido para a Igreja? Sim, é inteiramente válido para a Igreja, pois a Igreja pertence ao reino dos céus. As características descritas nesse Sermão, devem ser buscadas para nossas vidas, tem tudo a ver com a Igreja, porém não para evangelização. O Sermão do Monte, não fala de Jesus morrendo pelos pecadores, sendo sepultado e ressuscitando ao terceiro dia, Jesus está somente no início de seu ministério. Se você falar o Sermão do Monte para um incrédulo, vai desanimá-lo, ele vai fugir da Palavra de Deus. Para seguirmos e praticarmos essas características, temos que ter o poder do Espírito Santo em nós. Só quem tem o Espírito Santo, pode seguir esse padrão. É para pessoas salvas, nascidas de novo, é o padrão do Reino de Deus, a Igreja tem que andar nesse padrão.
A partir daquele Sermão, Jesus passou a ser perseguido pelos fariseus e escribas, pois mostrou ao povo que: "Se a vossa justiça, não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus". Jesus estava dizendo que a religiosidade morta, seca, externa, que o povo estava recebendo dos fariseus e escribas, não valia nada para Ele e nem para Deus. O que mais afasta as pessoas de Deus, são as religiões, a hipocrisia daqueles que ficam na Igreja batendo no peito, porém suas vidas são uma lástima.
Jesus não veio trazer religião, veio sim trazer vida, veio nos ensinar a ter um relacionamento pessoal com Ele, a reconhecê-lo como Salvador e a partir do novo nascimento, reconhecê-lo como Senhor da nossa vida, Senhor que traz paz, que traz ordem a nossa vida, a nossa família, em nosso trabalho, em todas as áreas.
Salmos 34:8; "provai e vede que o Senhor é bom."
Jesus veio para explicar isso ao povo. No Sermão da Montanha, Ele falou bem isso, rejeitou e mostrou tudo que estava errado, tudo que era falso e dali em diante, os líderes religiosos da época, os fariseus e escribas, passaram a persegui-lo, rejeitando o testemunho de Deus Pai, o testemunho de Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Os capítulos 8, 9, 10 e 11 de Mateus, mostram muitos milagres que Jesus realizou, milagres e sinais que autenticavam ser Ele o Messias, o Rei do reino prometido. Jesus mostrou que Ele é o Senhor absoluto; ressuscitou mortos, curou enfermos, acalmou a tempestade, andou sobre o mar, expulsou demônios, fez tudo para mostrar "Eu sou o Senhor absoluto, o Messias", por isso Jesus podia falar: Mateus 9:1-8 "... perdoados são os seus pecados....”
Porém, começou a oposição, os fariseus começaram a questionar em seu coração e começaram a querer "pegá-lo" em alguma coisa e foi crescendo a rejeição à oferta do reino, rejeição às palavras de Jesus. Então, no capítulo 12 de Mateus a rejeição, a oposição, chegou ao extremo.
Mateus 12:22-32; a cura de um endemoninhado.
V.22 e 23; o povo se maravilhou e declarou: "É este, porventura, o filho de Davi?"
V.24; mas os fariseus tiveram posicionamento totalmente contrário e eles eram as autoridades do povo de Israel, da nação de Israel.
V.27 e 28; aqui Jesus confirma que os sinais eram para autenticar o oferecimento do reino.
V.29-32; Jesus aqui põe um ponto final a Israel, aqui ficou decidido por Deus, o reino que estava sendo oferecido, que era para ser implantado, foi adiado.
Voltando um pouco ao que já estudamos, vimos Jesus dizer em Mateus 7:22-23 que muitas pessoas dirão a Ele: "Senhor, Senhor, ... em teu nome não expulsamos demônios?... nunca vos conheci, apartai-vos de mim ...".
Então, como é que essas pessoas expulsaram demônios? Quem é experiente e trabalha nessa área, sabe que Satanás não expulsa demônios, pois se assim fizesse, seu reino estaria dividido. O que acontece é uma transferência, os demônios são transferidos de uma pessoa para a outra, de um lugar para o outro. Satanás, não tem poder de curar doenças, quando há manifestação de possíveis curas é porque as doenças são transferidas, ou seja, sai uma e entra outra na pessoa.
Deus então estabelece dentro de Seu plano que "acabou, fica cortado o oferecimento do reino a Israel"; é verdade que precisou chegar a crucificação do Senhor Jesus, mas Deus aqui colocou um basta à nação de Israel. Daqui em diante, não veremos mais Jesus oferecendo o reino, ele parou até de falar publicamente, e quando falava e ensinava publicamente, era através de parábolas.
Há dois sentidos quando Jesus fala em parábolas: para quem não crê não entenda e para quem crê entenda melhor ainda, é uma ilustração clara dos assuntos tratados para quem crê em Jesus entendê-los melhor ainda. Daqui para frente, acabou o ministério público de Jesus, ele passou a falar com seus discípulos e quando falava publicamente, chamava os discípulos a parte para os ensinar.
Agora vamos entender melhor o mistério que Paulo falou que estava oculto, aqui ficou decidido, acabou a oferta do reino, Israel rejeitou, Deus adiou. No deserto, com Moisés, aconteceu a mesma rejeição, o povo ia entrar na terra prometida e disse não, voltaram falando mal da terra, falaram mal de Deus, e Deus então disse: "Chega!, essa geração não entra na terra prometida, só a próxima geração". Porém, aqui Jesus não falou, essa geração não recebe o reino, só a outra, Jesus falou: "essa geração não receberá o reino, vou adiar" e não falou até quando.
Atos 1:4-7; "a vós, não vos compete saber os tempos ou as épocas ..."
Os discípulos perguntaram: quando será a vinda do seu reino? Jesus respondeu: "Não vos compete saber datas." Para Moisés, Deus falou: "a próxima geração entra, esta não". Aqui Jesus diz: "esta geração não, vou adiar" e não falou até quando, percebem? E esse intervalo (que é a Igreja), já dura 2000 anos.
Qual foi a blasfêmia que a nação cometeu para Deus estabelecer esse juízo de adiar o reino para os judeus? O que Jesus estava fazendo e falando? "Eu Sou o Messias, olhem os sinais, estou dando provas", não é isso? Houveram três testemunhos divinos sobre a pessoa de Cristo:
Sua própria declaração que Ele era o Filho de Deus
A vos do Pai vinda do céu, Mateus 3:17
Os milagres do Espírito Santo.
Mateus 3:13-17; testemunho da Tri-Unidade de Deus; Deus Pai fala do céu: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".
Mateus 12:31-32; Israel havia rejeitado os dois primeiros e agora rejeitava o último. Este era um pecado nacional, um pecado da nação de Israel rejeitando o último testemunho do Messias para a nação. Neste ponto, tudo ficou determinado e o reino foi adiado. Por que podemos concluir assim? Pois a pregação de Jesus mudou totalmente de oferta do reino para implantação da Igreja, o mistério que estava oculto no coração de Deus.
Deus Pai deu o testemunho de Jesus, Deus Espírito Santo estava testemunhando de Jesus através dos sinais, porém Israel disse: "não; é pelo poder do diabo que Ele faz isso". Então, Jesus falou: " essa blasfêmia não tem perdão". Essa passagem traz muita discussão teológica na igreja. Isso é válido para nós hoje, ou seja, se atribuirmos ao diabo uma obra do Espírito Santo, não temos mais perdão? Com Jesus, foi um pecado nacional, como nação Israel rejeitou o testemunho do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo estava completando o testemunho, Israel disse não, então Jesus falou: "contra o Espírito, essa blasfêmia? Essa geração não tem mais concerto". Foi um pecado nacional, como nação Israel rejeitou o reino e proclamou essa blasfêmia.
Transferindo para hoje, quando alguém rejeita o Evangelho e diz não, e as vezes até com blasfêmia, a quem está rejeitando? Quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo?
João 16:7-11; O Espírito Santo está hoje aqui no mundo e se alguém não se deixa convencer por Ele, não há esperança para si, o que há é rejeição. Deus Pai envia o Evangelho, o Evangelho é o próprio Jesus Cristo e quem nos convence do Evangelho? É o Espírito Santo que hoje traz tudo. E quando alguém rejeita essas boas novas de Deus, está dizendo não para o Pai, para o Filho e para o Espírito Santo e não tem mais salvação. É como entendo; não significa que se alguém "xingou" o Espírito Santo não tem mais Salvação, mas sim se alguém receber o conhecimento do Evangelho e não aceitar as boas novas, para esse não há mais salvação após a morte.

Nenhum comentário: