terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estudo Panorâmico sobre a Igreja - Parte 5

10.8 O Evangelho de Mateus e os discursos de Jesus Cristo

Falamos sobre o início da Igreja e como Jesus profetizou da Igreja pela primeira vez. Estudamos quando Jesus disse diretamente: "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", e vimos que o fundamento sobre o qual a Igreja está edificada, é o Senhor Jesus Cristo. Também vimos algumas passagens que mostram nitidamente que a Igreja teve um início e que no V.T. nunca foi profetizada.

Quando Jesus veio em carne pela 1ª vez, Ele ofereceu o reino à nação de Israel e nós dissemos o que aconteceria se Israel, como nação, se as autoridades e todo o povo, tivessem aceitado Jesus como seu Messias e o tivessem coroado Rei de Israel. Quem era o Imperador de Israel na época? Era César; Israel estava sob o domínio de um império humano, o Império Romano. Então se Israel tivesse aceitado Jesus como seu Rei, as legiões romanas invadiriam Israel e a tribulação, tudo que está profetizado no V.T. sobre a tribulação, teria acontecido naquela época.

Estudaremos mais adiante, que o próprio Império Romano, restaurado, estará agindo na tribulação. O anti-cristo será o dirigente como um imperador, só que em termos modernos. Ele sairá do Império Romano restaurado; o Império Romano nunca desapareceu, quem é da área do direito sabe que todo o direito está baseado nas leis romanas, o sistema tributário, etc. Muitos dos nossos hábitos e costumes, p. ex. a aliança de casamento, o bolo de casamento, são costumes romanos. Desde coisas assim sem muita importância, até coisas muito sérias; esse império está sendo restaurado, a comunidade Européia está tomando forma e faz parte desse contexto.

Então, o que teria acontecido se Israel tivesse aceitado Jesus como o Messias? Estamos caminhando no tempo para uma repetição das coisas, teria acontecido exatamente isso, a tribulação teria acontecido. Jesus seria crucificado, ressuscitaria após três dias, colocaria fim à tribulação e implantaria o seu reino, exatamente como ocorrerá na tribulação. É isso o que acontecerá, o império comandado pelo anti-cristo e que dominará o mundo inteiro, invadirá Israel e no meio do ataque, o Senhor Jesus virá para livrar Israel, julgar a terra e implantar o seu reino.

Zacarias 14:1-11; Teria acontecido tudo isso, mas Deus em Sua onisciência sabia e tinha esse plano que Paulo chama de mistério e que vamos ver Jesus também chamando de mistério, aquilo que nunca se esperava pelas profecias do V.T. Aos olhos de Israel, o Rei viria, cumpriria tudo e permaneceria em Israel, porém por causa da rejeição, o Rei veio, cumpriu tudo e voltou para o céu. É isso que traz muita confusão para Israel. Os judeus não sabem, não souberam distingüir as profecias da primeira vinda do Messias, em humilhação, em sofrimento, em morte, crucificação, sepultamento, eles não souberam destingüir as profecias da vinda que seria em humilhação e da vinda gloriosa.

Se olharmos para um campo e vermos dois picos de montes alinhados um em frente ao outro, não veremos que entre os picos há um vale, um intervalo. Israel enxergou assim, não discerniu que havia um espaço entre os picos. As profecias do V.T., sobre a vinda do Messias em humilhação e a sua vinda em glória, pareciam uma coisa rápida, uma logo após a outra. Se você ler atentamente as profecias do V.T. notará que as vezes uma profecia pula para outra, ou seja, da vinda do Messias em sofrimento, passa para as profecias do reino glorioso, o livro de Isaías mostra assim.

Isaías: 53 e 54; Isaías mescla assim, porém havia um intervalo, um mistério que nunca tinha sido revelado e que aconteceria mais cedo ou mais tarde, dependendo da aceitação por Israel ao oferecimento do reino, e hoje já dura quase 2000 anos. O que aconteceu? O rei não veio para ficar? Ele veio e foi embora, como é isso? Estão percebendo o conflito para Israel? Mas nós entendemos isso.

O Evangelho de Mateus.

Temos que entender, de uma maneira bem clara, o Evangelho de Mateus. Muitos dizem que o Evangelho de Mateus é muito difícil de se entender, mas nós vamos entender. A divisão do Evangelho é a seguinte:
Mateus: 1 à 11:1;   Mateus apresenta e autentica o Messias; descreve Jesus Cristo como o Messias; Jesus
se apresentando como o Messias para a nação de Israel e oferecendo o reino.
Mateus: 11:2 à 16:12;    Vemos Israel se opondo ao oferecimento do reino, se opondo ao Messias, resistindo, tentando e testando a Jesus, duvidando, não querendo.
Mateus: 16:13 ao final;   Rejeição final ao Rei, culminando com a crucificação; Israel chegou a dizer: "Não temos outro Rei senão César". (Mateus 27:11-26; João 19:15)

Vamos estudar em detalhes a seguir, porém esta é uma divisão geral. Mateus é o Evangelho que deve ser anunciado aos judeus, pois apresenta Jesus como o Messias. Por isso muitas vezes são referenciadas as profecias do V.T.

Mateus 2:5-6; "porque assim está escrito pelo profeta"
Mateus 2:17-18; "Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias..."
Mateus 3:3; "Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías"

A apresentação de Jesus como o Messias e a sua autenticação, acontecem através dos milagres, através dos sinais que Jesus realizou. Em seguida, veio a oposição e rejeição final a Jesus como sendo o Messias. É isso que o Evangelho de Mateus trata.

Então, detalhando mais o livro de Mateus, temos: os Capítulos 1 e 2 tratam do direito legal de Jesus ir ao trono, reconhecido inclusive pelos gentios.

Mateus 1; a genealogia de Jesus Cristo. "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão."
Mateus 2; reconhecimento pelos gentios de Jesus como o Rei dos judeus ; os magos do oriente.

Quando Jesus nasceu, os anjos deram testemunho para os pastores de Israel: Lucas 2:8-20.

Mas lá no Oriente, os magos também receberam a revelação: Mateus 2:1-12

Perceberam que não eram três e não eram reis, como aprendemos antigamente. Se você achar em sua Bíblia que eram três e eram reis, mostre-me, pois não está escrito em nenhum Evangelho da Bíblia. Estamos citando isso, pois há muita confusão e é muito importante que conheçamos a verdade.

V.1; "... eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos..." Os magos eram astrônomos que estudavam as estrelas, o sol; muitos ensinam errado que eram astrólogos, eu não creio. Se fossem astrólogos, Deus não teria falado com eles. Eram astrônomos que estudavam e examinavam o céu para sinais, etc.

V.2; "... pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo." Os magos, viram em seus estudos uma coisa muito diferente no céu, uma estrela diferente, e para eles veio uma revelação; "... é nascido o Rei dos judeus". Nasceu o Rei dos judeus e a revelação deve ter sido completa, pois poderiam lá no oriente perguntar entre si, mas e daí? Mas não, eles saíram de lá e vieram para o Oriente Médio para encontrar e adorar o Rei. A maioria das falsas doutrinas são oriundas do oriente, muitos para lá vão aprender "falsos caminhos". A Bíblia mostra que os magos vieram do Oriente para o Oriente Médio, vieram no sentido inverso.

Na pessoa dos magos, os gentios reconheceram que havia nascido o Rei dos judeus, o Senhor dos senhores, é isso que significa a vinda daqueles magos. Vemos também nesta passagem, como o Diabo muda até as pequenas coisas. Esse presépio que se faz no final do ano, não tem nada a ver com a verdade, Jesus aparece na manjedoura e "três reis magos", com coroa e tudo, são colocados em forma de visitação.

Mateus 2:10-11; "E, entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe ..."

Vocês acham que naquela época havia avião para se deslocar do Oriente para o Oriente Médio? Vocês já imaginaram vir do Oriente pelos meios de transportes daquela época? Levou cerca de dois anos para os magos chegarem a Belém, e quando chegaram Jesus já morava em uma casa e não mais numa manjedoura. Também aqui não diz que eram três e há pessoas que dizem que eram três, devido a descrição dos presentes que trouxeram, ouro, incenso e mirra, três presentes. Não há nenhum fundamento para dizer serem três magos.

No Capítulo 1 há o reconhecimento legal de Jesus ao trono em Israel, porque o V.1 começa com o título, "filho de Davi". Todos em Israel sabiam que o Rei prometido a Israel, viria da descendência de Davi, por isso a genealogia de Jesus Cristo começa com o título "filho de Davi".

Agora, no Capítulo 3, aparece João Batista preparando a nação de Israel para receber o reino do Messias. A nação estava completamente desviada da Palavra de Deus e era necessário haver arrependimento; era necessário haver uma conscientização de que espiritualmente tudo estava errado com a nação de Israel e que precisava haver arrependimento e começar tudo de novo quando o Messias oferecesse seu reino.

Mateus 3:1-12; "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Então, João Batista veio preparando a nação para receber o Messias através do batismo. O batismo de João Batista era de arrependimento de pecados. Quem se batizava no rio Jordão eram somente os judeus. A mensagem de João Batista não era que Jesus morreu para salvar, pois Jesus nem havia aparecido com o seu ministério. O batismo era de arrependimento; quem se batizava estava mostrando publicamente que havia crido na mensagem, se arrependia e se preparava para receber o reino dos céus, receber o Messias prometido. Foi com esse objetivo que João Batista batizava os judeus.

Jesus também se batizou com João batista e por quê? Porque ele ia tomar o lugar dos pecadores. Vemos Jesus sendo batizado por João Batista, para se identificar com a raça humana.

Mateus 3:13-17

Jesus se identificou com a raça humana, Ele não tinha nada do que se arrepender. Jesus fez uma identificação com os pecadores que precisavam de arrependimento. Expressa também a necessidade de lavar o cordeiro antes do sacrifício, pois ele deveria estar limpo para ser apresentado diante do altar.

Se os Capítulos 1 e 2 mostram o direito legal, direito por lei de Jesus se assentar no trono, no Capítulo 4 vemos o direito moral para Jesus se assentar no trono de Davi. Jesus, ao longo de sua vida terrena desfez todas as obras do Diabo e começou em Mateus: 4, com a restauração da Palavra de Deus.

Mateus 4:1-11; "... está escrito..."

Qual foi a primeira obra do Diabo contra a humanidade? Enganar o homem lá no paraíso e usou para isso a Palavra de Deus.

Gênesis 3:1; "... É assim que Deus disse:...?"

E foi aquela tragédia, Adão e Eva não creram na Palavra de Deus. Então o Diabo veio para Jesus e usou a mesma tática, as mesmas áreas que usou contra Eva, porém Jesus venceu em todas.

Satanás tentou Jesus pela 1ª vez:
Mateus 3:3; "... manda que estas pedras se tornem em pão."
Mateus 3:4; "Jesus respondeu: Está escrito; em outras palavras, a Palavra de Deus diz..."
Então na 2ª vez Satanás usou a Palavra de Deus:
Mateus 4:6; "...porque está escrito:"
Mateus 4:7; "mas Jesus respondeu: Também está escrito."
E novamente o Diabo tentou a Jesus:
Mateus 4:8 e 9
Mateus 4:10; Mas Jesus repreendeu, usando a Palavra de Deus: "Vai-te Satanás porque está escrito"

Jesus venceu todas, ficou registrado que Jesus é vencedor. Se o homem Adão passou por uma prova e caiu, o último Adão (um dos títulos de Jesus) passou também pela mesma prova e foi vencedor. Utilizando a Palavra de Deus, sempre seremos vencedores.

Jesus então, tinha o direito moral de se assentar no trono, pois desfez aquela obra que o Diabo tinha feito no princípio com Adão, Ele venceu e portanto podia começar tudo de novo. Quando Jesus triunfou sobre Satanás, Ele estabeleceu um direito moral. Adão deu o direito a Satanás de usar a terra; vejam a audácia de Satanás com Jesus.

Lucas 4:5-7; é a mesma passagem; "dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser."

Adão deu direito legal a Satanás de usar a terra, mas Jesus tomou o direito de volta, já está estabelecido. Por isso o povo de Deus aqui na terra não tem que se submeter aquele que rege este sistema, "O mundo que jaz no maligno". Temos o direito de pisar em serpentes e em escorpiões, pisar sobre todo o poder do inimigo, por causa desta vitória de Jesus sobre Satanás. Temos todo o direito passado por Jesus para sua Igreja.

Mateus 10:1, 7 e 8; "... deu-lhes autoridade..."
Lucas 9:1-2; "...deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios.”
Lucas 10:1-3 e 17-19; "... vos deu autoridade para pisar em serpentes e escorpiões."
Marcos 16:15-20; "... os sinais acompanharão os que crêem"

Após esta vitória, Jesus começou a oferecer o reino, da mesma forma que João Batista, e começou a provar, através dos sinais, que Ele era o Messias prometido a Israel.

Mateus 4:17; "Arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus."
Mateus 4:24-25; " Assim a sua fama correu por toda a Síria."

Discursos de Jesus

Mateus 4:17-25; início do ministério de Jesus
"De sorte que o seguiam grandes multidões..."; porém o povo estava confuso, porque? Qual era a pregação religiosa, o ensinamento espiritual, que aquele povo estava recebendo? Quem eram os religiosos que ensinavam naquela época? Os fariseus e os escribas. E o que eles ensinavam? Tradições; se estudarmos os Evangelhos, veremos que as tradições foram colocadas no lugar da Palavra de Deus.

Mateus 15:1-9; a tradição dos anciãos.
Então Jesus vai começar a fazer o que veio fazer em primeiro lugar, ou seja, colocar a Palavra de Deus em seu devido lugar. Aquelas multidões estavam confusas, pois o que tinham aprendido eram atos externos, não importava o que se passava no interior de cada pessoa e sim importava se exteriormente estava tudo aparentando bem. Se lavasse a mão, se fizesse isso ou aquilo ou se deixasse de fazer, era isso que importava. Para o judeu, naquela época, quem tivesse sobrenome judeu é que estava no reino de Deus, era isso o que eles aprendiam.

Jesus começou a oferecer o reino e os sinais e prodígios que realizava, eram uma amostra do reino. Jesus inicia seu ministério colocando a Palavra de Deus "em pé", diante daquelas multidões Jesus vai responder a pergunta do Salmo 24.

Salmos 24:3-4; quem entrará no reino do Messias?
A resposta de Jesus vai deixar muito claro que não é com o ensinamento que o povo recebia dos fariseus e escribas, que se entraria no reino do Messias. Jesus ia deixar claro que Deus estava muito mais preocupado com o interior do homem, pois o exterior é o reflexo do interior.

Mateus 15:10-20; o que sai de dentro do homem, isso é o que contamina o homem.
Mateus 12:33-37; do que há em abundância no - coração, disso fala a boca.

Nos capítulos 5, 6 e 7, Jesus sobe em um monte e começa a ensinar o povo; Jesus faz o seu primeiro discurso, primeiro de um total de quatro discursos (três estão completos no livro de Mateus).

O ministério profético de Jesus Cristo na terra pode ser dividido em quatro grandes discursos:
1º) Sermão do Monte ou da Montanha, Mateus 5, 6 e 7;
2º) As Parábolas de Mateus 13;
3º) O discurso de Mateus 24 e 25;
4º) O discurso de João 13 à 17;

Se quisermos entender o ministério, o serviço de Jesus aqui na terra, como profeta de Deus, devemos estudar esses discursos atentamente. Toda mensagem e junto com a mensagem, todo o plano de Deus, estão nesses discursos; tanto o que já era conhecido como o mistério que ia ser revelado.

O primeiro discurso é o Sermão da Montanha ou Sermão do Monte. Esse Sermão faz parte do oferecimento do reino; Jesus estava oferecendo o reino e ia começar dizendo como devem ser aqueles que querem entrar no reino, quem será admitido no reino. Os Israelitas achavam que se lavassem as mãos, fizessem isso ou aquilo, ou ainda se mostrassem para as outras pessoas que eram muito seguidores da lei (só de boca), então estava tudo em ordem. Jesus falou, não! de jeito nenhum vocês entram no reino de Deus dessa forma.

Nenhum comentário: