segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo Panorâmico sobre a Igreja - Parte 1

A IGREJA

10.1 Introdução

Deus não está interessado em levar pessoas para o céu, Ele quer sim trazer o céu para a terra. Por causa disso, Deus vai fazer nova terra; porém Ele quer trazer já, por isso se chama reino dos céus. Satanás faz tudo para impedir o plano de Deus em nossas vidas, temos que enxergar quais são suas ciladas e trabalharmos para o Reino de Deus.

Mateus 6:31-34; devemos buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e o mais Ele tudo fará.

Terminamos a época da lei e falamos da pessoa do Nosso Senhor Jesus Cristo para que possamos saber um pouco quem Ele é. Ele foi o mais rejeitado e desprezado dos homens, abandonado, traído, cuspido, machucado, seja o que for que você esteja pensando, tudo Ele passou aqui na terra e ainda desceu ao inferno. Tudo isso Jesus passou no nosso lugar, nunca se esqueça.

Vamos agora entrar no estudo da nossa época, o período chamado de igreja ou período da graça. O programa com Israel está suspenso, Deus interrompeu, é um programa inacabado, porém o palco do mundo e de Israel estão totalmente prontos para Deus voltar e terminar o Seu programa com a nação de Israel. Quando Deus terminar o seu programa com a Igreja, Ele volta a lidar com Israel, Israel volta a ser o canal de Deus na terra. É como se Deus tivesse mesmo suspenso lá em Malaquias (último livro do V.T.), acontecido a vinda de Jesus e o oferecimento do reino, o período da Igreja e então Deus retornará o programa com Israel. Faltam 7 anos de Deus com Israel. Porém como lidar com a nação de Israel dispersa entre outras nações? Mas a nação está voltando, percebem como está perto?

Os judeus estão voltando para Israel de todos os lugares. Deus está permitindo a perseguição hoje aos judeus, para que eles voltem para a sua terra, pois é lá que Deus vai lidar com eles. Israel é a oliveira e nós fomos enxertados na oliveira. A igreja de Jesus Cristo hoje tem a mesma atitude para com Israel, que o filho mais velho da parábola do filho pródigo teve para com o filho mais novo. O filho mais velho reclamou que o pai recebeu o filho mais novo de volta, e o recebeu bem. Lembrem-se de que Israel é uma nação eterna perante Deus, Paulo ainda adverte, para não nos ensoberbecermos contra os ramos naturais, pois nós fomos enxertados. A Igreja nunca será o Israel de Deus na terra, igreja é igreja, Israel é Israel, temos que ter isso bem claro. Lucas 15:11-32; Romanos 11:1-32

Em cada término de período, sempre vemos um juízo de Deus; lembram com Adão e Eva que foram expulsos do Jardim do Éden; Caim e Abel ocorreu o dilúvio, Noé e seus filhos a confusão de línguas. Foram juízos que Deus mandou para brecar a ação desenfreada do pecado. No período de Abraão ocorreu a escravidão no Egito e no final do período da lei que estudamos, terminou com a dispersão do povo sobre toda a terra. Deuteronômio 28:64

Desde o ano 70 d.C., os judeus foram espalhados entre as demais nações e só agora (a partir de 1945) é que estão voltando, foram quase 2000 anos. Essa dispersão foi um juízo, porém o acerto final, o juízo verdadeiro, visto que Deus paralisou o programa com Israel, será no final da tribulação. Estudaremos esse período adiante, são exatamente 7 anos que faltam no programa de Deus com Israel, a igreja não estará mais aqui, a igreja impede o início da tribulação, na qual o anticristo fará um pacto para impor o seu governo sobre toda a terra. No início Israel vai até achar que ele é o Messias, vai se desarmar e tudo estará a vontade do anticristo. Porém, na metade da tribulação, ele põe "as garras de fora" e vai perseguir Israel como nunca, nem no tempo das cruzadas, inquisição e holocausto, Israel foi tão perseguida. Esse período a Bíblia chama de "angústia de Jacó". Esse sim será o juízo verdadeiro para o final do período da lei, porém a Bíblia também declara que haverão conversões em massa e muitos serão salvos.

10.2 Evangelho e Igreja; definição


Vamos agora começar a estudar o nosso período, a Igreja, o período da graça. Quando falamos em Igreja, lembramos logo de uma denominação, a igreja tal, tal, etc.; isso não é bíblico. Vamos tratar do que tem na Bíblia, nunca Deus programou a igreja com esse nome, ou aquele. Jesus quando profetizou da igreja, disse: "assim edificarei a minha igreja".

Para entendermos o que é igreja, temos que entender duas bases que formam a igreja: evangelho e igreja. Se você entender no seu espírito, não somente na sua mente, o que é evangelho e o que é igreja, você vai entender o período que se chama igreja.

Evangelho:

O que é evangelho? O que significa a palavra evangelho? Significa, BOAS NOVAS. Que boas novas são essas? É a boa nova da salvação.

I Coríntios 15:1-4

V.2; "pelo qual também sois salvos..." qual? o evangelho.

V.3 e 4; resumo do que é evangelho: "que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras"; isto é evangelho, a boa nova para o homem perdido.

Quando Jesus morreu no meu lugar, foi sepultado portanto no meu lugar, e ressurgiu no meu lugar. Então eu morri para essa vida que não me levava para nada a não ser para o inferno, e fui colocado em Cristo, para uma nova vida que nunca mais vai acabar, pois é eterna. A vida em Cristo Jesus, isso é evangelho.

Como homem, você achava que estava perdido, e estava mesmo; estava sem Deus. Estar sem Deus, é estar sem vida e estar sem vida é estar na morte; e você ia andar na morte e se alimentar da morte neste planeta e, quando fechasse os olhos, ia para a morte eterna. Esta é a situação do homem, queiram ou não. Então o evangelho diz que isso não acontece mais, "Eu tomei o teu lugar, Eu já sofri essa morte que você ia sofrer, e agora estou te dando a vida". Isso é evangelho, só isso, e ponto final.

Gálatas 1:8-9

V.8; " mas ainda que nós mesmos..." quem está escrevendo a carta? Paulo; então ele fala: " ainda que eu mesmo"."...seja anátema"; seja maldito, é isso que significa anátema.

V.9; "... além do (evangelho) que já recebestes..."; que evangelho? Jesus morreu no meu lugar, foi sepultado e ressurgiu ao terceiro dia no meu lugar, ponto final.

Não existem outros salvadores, não existem outros mediadores, não existe nada. Paulo está dizendo: " ainda que um anjo desça dos céus". Quanta gente é "engabelada" pelas falsificações do Diabo, muitas vezes só porque é algo extraordinário ou sobrenatural. "Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu...seja maldito". Que dureza, maldição! É por amor a raça, Deus não quer e está avisando a importância; com esse aviso Deus está me falando: "vão ser pregados outros evangelhos"; adulterados, não pode haver nada nem além e nem aquém.

Então, o evangelho é a base. Quando o evangelho é colocado diante de uma pessoa, é ali que ela decide crer ou não no evangelho. Romanos 10:8-10

Se você crer que Ele ressuscitou, que foi a última fase de Sua obra redentora, é porque você creu que ele foi sepultado e que morreu. Por isso é que o texto cita somente "se creres que Deus o ressuscitou". O Espírito Santo vai direto ao assunto. Essa é a base, sem o evangelho ninguém poderia ser salvo.

Por que tem que confessar com a boca e não basta crer somente no coração? Porque quando você crê com o coração, o coração é o teu espírito; então vem para a tua mente e passa a ser verdade para a tua mente, porque veio do espírito. Vemos então espírito e alma atuando (a mente está em nossa alma). Porém somos trino; espírito, alma e corpo. Quando minha boca física se abre e fala, o meu corpo toma posse. Na hora em que você fala "eu creio", "eu entendi que era pecador mas creio e entendi que Jesus morreu no meu lugar, e eu o aceito agora como Senhor da minha vida, como meu Salvador", quando falamos assim, é a nossa assinatura, por isso toda palavra que sai da nossa boca é muito importante. Jesus é a palavra de Deus; nós fomos criados a semelhança de Deus. Quando declaramos com nossa boca, cremos e aceitamos o evangelho para nossa vida, é um "soco" nos demônios que estão ao nosso redor. A Bíblia declara que há festa nos céus quando um pecador se arrepende do seu mau caminho. Espírito, alma e corpo tomam posse da salvação; Aleluia!

Igreja

O evangelho é a base. Não haveria igreja, não haveria gente salva, sem o evangelho. O evangelho é a realidade do que Cristo fez, a realidade da sua obra redentora. Cada indivíduo que professa o evangelho, crendo em seu coração, vai formando um corpo, vai formando um edifício, vai formando algo que Deus chama de Igreja.

Igreja é a reunião, o total das pessoas que ouviram o evangelho e verdadeiramente creram. Quando alguém verdadeiramente crê no evangelho, o que acontece? Nasce de novo, é nova criação, passa da raça adâmica para a raça de Jesus Cristo, uma raça cujo origem é o céu. Você passa a ser um cidadão do céu; Jesus é a cabeça da nova raça. Então vai se formando a Igreja a cada indivíduo que verdadeiramente crê no evangelho.

Para entendermos o que é Igreja, temos que estar muito firmes do que é evangelho. O evangelho é anunciar o que Jesus fez por nós e que há esperança, há vida para a raça humana, vida que Deus providenciou em Jesus. João 3:16

O conjunto de todos que nascem de novo, porque aceitaram o evangelho, Deus chama de Igreja. A palavra igreja vem da palavra grega (ekklesias), que significa "uma assembléia chamada para fora". Quando antigamente não havia jornal, como o rei, os imperadores, os dirigentes, avisavam o povo de novas leis, de coisas que tinham que ser avisadas? Passava alguém chamando o povo para fora de suas casas, para se juntarem na praça e ser dado o aviso. A palavra vem daí, "chamado para fora"; Ek - para fora no grego; klesia - vem do verbo caleo, que significa chamar; vem para fora. Depois a palavra tomou a conotação que o Espírito Santo deu, porém era uma palavra comum, chamar o povo para ouvir algum aviso.

Então nós somos chamados para fora deste mundo, somos separados do mundo, e formamos esse grupo os salvos. Deus quando olha a Sua Igreja lá do céu, Ele olha o conjunto dos que nasceram de novo. Ele não olha a Igreja de nome A ou de nome B, Ele vê o conjunto. O que Deus chama de igreja, e fala minha igreja, é o conjunto total de todos que verdadeiramente aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. Essa é a chamada Igreja Universal.

Todos os que crêem ou creram no evangelho, judeus e gentios de todos os tempos, formam a Igreja Universal, igreja invisível, a igreja que Deus vê; formam a nova criação, criada por Jesus Cristo. Uma das figuras da igreja é um corpo. Portanto, quando Deus olha para a sua igreja, Ele vê o conjunto; os que já morreram salvos também fazem parte desse corpo, não importa se alguém (um índio por exemplo que vive no meio da selva), nunca entrou numa igreja feita por tijolos, ele é igreja. A igreja que vemos de tijolos não é igreja, é o local onde a igreja se reúne; a igreja somos nós.

Quando houver o arrebatamento, é a Igreja Universal que vai subir para o encontro com Jesus nos ares. Muitos teólogos dizem que nem todos subirão, porém não podemos aceitar que no arrebatamento parte da igreja fica aqui na terra e parte sobe. Eu pergunto: se é um corpo, o que vai ficar? O pé, a perna, o pescoço? Será que Deus vai levar metade da noiva? Pensem se no dia do seu casamento você receber seu noivo ou sua noiva sem alguma parte do corpo? O paralelo é válido, pois noiva e noivo é a figura que o Espírito Santo usou na Bíblia.

Agora, para entendermos a igreja, o que ela é, como funciona, temos que entender também o que chamamos de igreja visível, que é a igreja local. Deus quando olha vê todos, porém quando nós olhamos vemos todos ao mesmo tempo? Só Deus pode ver, nós vemos os que estão perto; não podemos nem ver toda a igreja de São Paulo. Então a igreja visível é a igreja local.

Na igreja visível, igreja local, há muitos que estão congregando mas que não são nascidos de novo. Esses, Deus não vê quando olha para sua Igreja, a Igreja Universal. Há muitos testemunhos de pessoas que freqüentam uma igreja local há muito tempo, até foram batizados nas água, porém nunca tiveram uma experiência real com Jesus, não nasceram de novo.

Na Igreja visível há o joio e o trigo, Jesus avisou que isso ia acontecer, e o joio é igualzinho ao trigo. Mateus 13:24-30 / Mateus 13: 36-43

Mas não é só o joio que há na Igreja visível, há aqueles que ainda não nasceram de novo, mas com a ministração, com a pregação do evangelho e da Palavra de Deus, um dia acordarão.

Entenderam a diferença entre, Igreja local (visível) e Igreja Universal (invisível)? A Igreja Universal é a que Deus vê ao mesmo tempo todos, porque ela é composta por todos os salvos. Já na Igreja local Deus vê todos os salvos, porém lá há também pessoas que não são salvas e esses Deus não vê. Também há outros que estão ali como joio mesmo, Satanás semeou o joio no meio do trigo.

Para entendermos o que é Igreja, precisamos ter bem claro 3 pontos muito importantes:

1º) Igreja Universal; é a Igreja que Deus vê, é o conjunto dos que verdadeiramente nasceram de novo , os salvos. É a igreja que vai subir no arrebatamento. (já falamos).

2º) Igreja visível; são as Igrejas locais, a reunião dos salvos que vemos, porém há pessoas no meio da Igreja visível que não são salvas. (já falamos).

3º) O ensino para Igreja e para o indivíduo. (veremos a seguir).

O N.T. tem 4 evangelhos que testemunham Jesus Cristo, tem o livro de Atos do Apóstolos que é um livro histórico, que conta como a Igreja foi formada, e em seguida temos as epístolas, de Romanos até Judas. As epístolas contém as orientações diretas para a Igreja, descrevem como a Igreja local deve ser organizada, descrevem como eu indivíduo, agora na nova vida, devo andar neste mundo. As epístolas nos ensinam qual nosso relacionamento agora com Deus, com o Espírito Santo, com Jesus Cristo, com o meu próximo, com meus negócios, tudo está lá. Por isso, devemos ler muito Romanos até Judas, lá está a base do ensino para a Igreja e para o indivíduo.

Efésios 3:3-12; Paulo está dizendo que a Igreja era um mistério que agora, no seu tempo, foi revelado. O V.T., não profetizou sobre a Igreja, era um mistério. Mistério é algo que Deus não revelou e se não revelar ninguém nunca saberá do que se trata. V.6; "a saber que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo ..."

Efésios 2:11-22; Israel e gentios formando a Igreja; V.14; "... o qual de ambos os povos fez um ...", V.15; "... para criar, em si mesmo (Jesus), dos dois (povos) um novo homem, assim fazendo a paz". A Igreja é o novo homem diante de Deus. Deus reverteu o processo quando as nações o rejeitaram e passou a lidar só com o povo de Israel; agora todos temos acesso a Deus novamente. Aleluia!

Nenhum comentário: