segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo Panorâmico sobre a Igreja - Parte 2

10.3 Igreja e Tri-Unidade

Iniciamos no capitulo anterior o estudo do nosso período, o período chamado de Igreja ou período da graça. Vimos as bases desse período: evangelho e igreja, sendo que para entendermos o que é igreja, estudamos a igreja universal que Deus vê e é invisível para nós, vimos a igreja local que é a igreja que vemos, onde participamos localmente em nossa cidade e vimos também como é o ensino para igreja e indivíduo.

Gálatas 4:1-7; Depois do sacrifício de Jesus, de ter morrido e ressuscitado, iniciou-se o plano adulto de Deus. Estudamos no período da lei que uma das razões pela qual a lei foi dada era para servir de aio (babá) e Israel, que já vinha nesse plano, deveria ter passado de filho menor para adulto. Na plenitude dos tempos, quando Jesus veio, era para o filho menor passar a filho maior. Jesus veio, cumpriu a lei, morreu no lugar dos transgressores da lei, portanto estava tudo em ordem; agora a lei ia ser retirada como regulador de vida, Israel receberia o Espírito e começaria uma vida adulta espiritual.

Só que Israel, como nação, disse não, "não aceitamos e não reconhecemos o Messias". E o que aconteceu? Para Israel foi então adiada essa vida adulta espiritual e Deus começa um novo programa, o programa da Igreja.

Como era o relacionamento de Israel com Deus na época da infância? Lembram como o judeu se relacionava com Deus? Eram necessários dois intermediários: um animal para o sacrifício e um sacerdote que oferecia o sacrifício, o sangue do animal. As pessoas não podiam ir direto a Deus, pois morreria; eles iam somente até o 1º altar, dali para frente só o sacerdote, e no Santo dos Santos, somente o sumo-sacerdote podia entra, uma vez pôr ano; existia um véu que somente o sumo-sacerdote podia passar. Esse era o relacionamento de Israel com Deus.

a)   Deus Pai


E agora, como é o relacionamento da igreja com Deus? Como é o nosso relacionamento como indivíduo salvo, com Deus?

Mateus 27:50-51; Quando o véu do santuário se rasgou, Deus saiu dali para habitar com o povo, ficou livre. Portanto o nosso relacionamento com a Tri-Unidade de Deus hoje, é completamente diferente do que era com Israel no V.T.

Como chamamos Deus? Pai, Ele é Deus Pai. Nós criamos uma idéia do Deus duro, vingador, que fica querendo "nos pegar no pulo". Ele é terno, é amoroso, Ele é Pai.

 Gálatas 4:4-7; recebemos a doação de filhos.

João 1:12; nos tornamos filhos de Deus.

Lucas 11:11-13; da boas coisas aos seus filhos

Hebreus 12:5-11; Deus Pai nos disciplina, mas ele disciplina a todos a quem ama, porém é Pai.

Pai, pense nisso. Talvez você tenha uma idéia dura acerca de pai, pôr ter tido um pai de difícil relacionamento, porém se pesquisarmos na Palavra de Deus, veremos que nosso relacionamento com Deus, vai além da dimensão de pai que temos. O Pai que Deus é, que não poupou nem seu filho para ser nosso Pai, não vai nos dar tudo que pedirmos? Portanto, tudo que envolve o relacionamento de filho com o Pai perfeito, é isso e muito mais o que Deus Pai é para nós. Ele já era Deus Pai no V.T., mas não era nosso; agora ele é nosso Pai. "Pai nosso que estás no céus...", Pai nosso.

b)  Deus Filho - Jesus


E com Jesus como é o nosso relacionamento? No N.T. há sete figuras que descrevem o nosso relacionamento com Jesus Cristo.

Jesus é o pastor e nós as ovelhas do seu pasto. Salmos 23:1-6; João 10:1-30

Ele dá a vida pelas suas ovelhas; as suas ovelhas ouvem a sua voz "e elas me seguem". Tem gente que fica preocupada com o caminho a seguir e submete-se a vários tipos de doutrinas, idolatrias, isso, aquilo, etc.; "as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem", Jesus é o Pastor.

Jesus é a videira e nós os ramos. João 15:1-7

O ramo depende da videira, é da raiz que vem a seiva para os ramos. É Jesus que nos alimenta, pôr isso Jesus diz: "sem mim nada podeis fazer".

Jesus é a pedra angular e nós as pedras da construção (da edificação). I Pedro 2:1-10

Reparem nessas figuras que a Bíblia nos mostra como sendo o nosso relacionamento com Jesus Cristo, são figuras que só podem estar juntas, que só subsistem juntas. Se você cortar os galhos da videira, os galhos morrem; se você tirar as pedras da construção não é mais uma construção e sim escombros; se você tirar as ovelhas ou o pastor, primeiro as ovelhas ficam perdidas e o pastor sem ovelhas não é pastor.

Ovelha é um animal muito limitado, sem o pastor é presa fácil para o lobo. Se uma ovelha se perde, fica perdida, não retorna ao lugar certo; se sofre um machucado, fica parada até morrer. Por isso Isaías usa essa figura da ovelha para falar acerca da morte de Jesus.

Isaías 53:7; "como a ovelha é muda perante os seus tosquiadores, assim ele (Jesus) não abriu a boca".

Jesus é o sumo-sacerdote e nós somos reino de sacerdotes. Hebreus 4:14-16; Apocalipse 1:5-6

Jesus é o último e novo Adão e nós somos a nova criação. Apocalipse 1:17; "Eu sou o primeiro e o último". Apocalipse 22:13; "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. I Coríntios 15:45-49; I Pedro 2:9-10

Jesus é a cabeça e nós o corpo, essa é a figura mais usada. Romanos 12:1-8; I Coríntios 12:12-31; Efésios 4:1-16.

Quando lemos na Bíblia essa figura de corpo, devemos pensar em um corpo humano com uma cabeça, um corpo enorme e a cabeça lá no céu. Isso que é igreja, a cabeça que é Cristo, comanda a Igreja; não há um movimento do corpo, uma só decisão, que não venha da cabeça; "porque sem mim nada podeis fazer". Efésios 1:15-23

Jesus é o noivo e a Igreja é a noiva; sem noivo não há noiva e vice-versa.

Efésios 5:22-27; Jesus está preparando a sua Igreja, a sua noiva.

II Coríntios 11:2; para apresentar a ele como virgem pura.

Apocalipse 19:7-9; "e já a sua noiva se preparou..."

Todas essas figuras utilizam partes que são complementares umas as outras, uma não subsiste sem a outra. Jesus escolheu ser completo somente estando com sua Igreja e essas figuras nos mostram isso; Jesus é completo só com sua Igreja, isso é tremendo!

c)   Deus Espírito Santo


Há quatro obras que o Espírito Santo faz em nós e que demonstram o nosso relacionamento com ele:

O novo nascimento. Quando nascemos de novo você é uma nova criação, gerada pelo Espírito Santo. Ele é a semente que te gerou. A Bíblia diz que nasci de novo, eu sou nascido do Espírito.

João 3:1-8; o novo nascimento, somos nascidos do Espírito.

Somos habitação do Espírito Santo. Assim que nascemos na nova raça, o que nasce em nós? Um novo espírito. Quem vem então habitar junto nesse novo espírito? O Espírito Santo; então o Espírito Santo é alguém que habita com você, em você, dentro de você. Não existe uma pessoa salva que o Espírito Santo não vem habitar em seu novo espírito. O Espírito Santo está dentro, é parte, não tem alternativa; o Espírito Santo habita nesse novo espírito.

João 14:16-17; porque ele habita convosco e estará em vós.

I Coríntios 6:12-20; o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo.

Somos batizados no corpo de Cristo. Quando você nasce de novo, você recebe o novo espírito com a habitação do Espírito Santo, é instantâneo; o Espírito Santo vem habitar em você, isso é o novo nascimento. Automaticamente também o Espírito Santo coloca você no corpo de Cristo, coloca você naquele corpo chamado de Igreja Universal, invisível. É o Espírito Santo que te coloca no corpo de Cristo; isso se chama o batismo do Espírito. Batismo significa imergir, portanto o Espírito Santo te imerge, te insere, no corpo de Cristo.

Marcos 16:16; "quem crer e for batizado será salvo...", aqui está falando do batismo do Espírito Santo no corpo de Cristo, não é o batismo das águas.

Somos selados e temos um penhor. Você nasce do Espírito, é habitado pelo Espírito e o Espírito te coloca no corpo de Cristo. Então, Deus te sela com o Espirito, o Espírito é o nosso selo. Como é que Deus conhece a Sua igreja? Pense em uma grande quantidade de mercadorias (apenas como exemplo para termos uma idéia), e as mercadorias que são suas, você as põe de lado e identifica com uma marca, com um selo. Então quando olhamos para todas as mercadorias, você diz: "todas que estão seladas com o meu selo, são minhas, ninguém põe as mãos".

Quando Deus olha para o mundo, Ele identifica quem é Seu, quem faz parte da Sua igreja, através do Seu selo, o Espírito Santo. O Espírito Santo é o selo e é também o penhor. O que é penhor? Quando você penhora alguma coisa, o que significa? É a garantia. Temos uma pessoa da Tri-Unidade habitando verdadeiramente em nós e essa pessoa pertence ao céu. Ele está em nós garantindo que vamos para o céu ou que o céu vem até nós.

Efésios 1:13-14; fomos selados com o Espírito Santo da promessa o qual é o penhor da nossa herança.

II Coríntios 1:21-22; Deus nos selou e nos deu como penhor o Espírito Santo em nossos corações.

II Timóteo 2:19; tendo este selo: o Senhor conhece os seus.

Portanto no Espírito Santo somos: nascidos, batizados, habitados e selados.

Viram nossa posição com relação ao Pai, com relação ao filho e ao Espírito Santo, quando somos salvos em Cristo? Não tem sentido ficarmos mais "desesperados", "esperneando" e sempre correndo do Diabo; tem sentido? A Igreja de Jesus Cristo, com essa posição, tem sentido ficarmos de cara "amarrada", derrotados? Teremos tristezas sim, passaremos tribulações, porém ficarmos derrotados, caídos no chão, não.

João 16:32-33; teremos tribulações, mas devemos ter bom ânimo, Jesus venceu o mundo e nele devemos ter paz.

II Coríntios 4:7-10; Passaremos por problemas, porém não vamos ficar falando: Ah!, tudo isso? Se nos conscientizarmos da nossa posição em Jesus, no Espírito Santo e em Deus Pai, quem somos, jamais ficaremos desanimados; caímos, mas levantamos; nos entristecemos, mas sabemos que é passageiro; vem os problemas, porém sabemos as soluções. Temos autoridade em Jesus Cristo, no nome de Jesus; é isso que a igreja tem que entender e praticar. Temos que acordar, levantar e tomar nossa real posição, temos que parar de correr atrás de homens, parar de correr atrás de fulano, de beltrano, porque esse ora assim, aquele assim. Não igreja, cada um de nós tem essa posição e relacionamento com a Tri-Unidade de Deus; temos que acordar para isso, ler na Bíblia e falar: "Espírito Santo, o Senhor está aqui em mim, para me revelar essa verdade, liberta-me de toda a mentira para que eu pare de correr do Diabo" ( II Timóteo 2:26).

Somos mais do que vencedores em Cristo Jesus (Romanos 8:37); Ele sempre nos carrega em triunfo (II Coríntios 2:14); resisti ao Diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4:7). Porque então ficamos fugindo dele? Não, devemos acordar para essa posição que temos; porém temos medo muitas vezes, temos medo da posição que devemos assumir. É a posição mais maravilhosa que existe na face da terra. Sabe porque temos medo? Porque vivemos olhando só para nós, olhando somente para o que está ao nosso redor, olhando para as nossas "coisinhas". Devemos alargar a visão, olhar para o reino.

Lucas 9:23-25; "... quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas quem perder sua vida pôr amor de mim, esse a salvará".

Lucas 9:57-62; "...ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.

Nunca vamos provar a vida, a verdadeira vida que é a que Deus dá, se ficarmos poupando o que achamos que é vida, entrega, crucifica. Leia a Palavra de Deus e declare: "é aqui, é assim que eu quero andar; é aqui que quero andar”, entrega tudo. Todos nós temos nossos ídolos, entrega tudo. Todos nós ficamos olhando e vigiando certas coisas, precisamos ser límpidos diante de Deus.

Em João 4:1-30; quando aquela mulher de Samaria chegou para conversar com Jesus, ele pôs o "dedo na ferida"; Jesus falou: "vai chamar o seu marido". Aquele era o ídolo da mulher, aquela vida atrás do sexo. Deus vai direto; larga, não temos que ser escravos de nada; Jesus nos libertou, para a liberdade fomos libertos (Gálatas 5:13).

Em Marcos 10:17-31; quando o moço rico chegou para conversar com Jesus, ele tinha tudo "direitinho", não faço mal para ninguém, "tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade". Teologia aquele moço tinha na ponta da língua, era um grande teólogo. Então ele perguntou a Jesus: "Senhor o que faço para te seguir?" Jesus disse: "vende tudo que tem e me segue". O que aconteceu? Ele ficou triste pois era riquíssimo, não teve coragem. "Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!"

Jesus pos o dedo "naquelas feridas", porque aqueles eram os problemas que retinham aquele moço e aquela mulher. A mulher largou na hora o problema, porém o moço não teve coragem; o moço saiu triste e a mulher saiu alegre e foi anunciar Jesus para a cidade. É isso que acontece quando saímos de nossas "prisões", passamos a liberdade e queremos contar às outras pessoas; isso é ter uma experiência com Deus.

Precisamos, com a conscientização de quem somos em Cristo, com toda simplicidade, chegarmos ao Pai, em nome de Jesus, e contar tudo o que estamos sentindo, aquilo que o Espírito Santo mostrar que está nos prendendo, e diante do Pai pedir a libertação. Chegue com tudo diante de Deus e fale: "eu quero ser liberto, eu quero largar tudo que me prende!" Não é fácil para a nossa carne, mas só vamos experimentar a verdadeira vida e o propósito que Deus tem para nós, se isso acontecer. Isso só vai acontecer quando tivermos um relacionamento pessoa a pessoa com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo, conversando com o Espírito Santo durante todo o dia, da mesma forma com que você conversa com alguém que está ao seu lado em qualquer lugar.

O Espírito habita conosco, onde você for, você leva o Espírito Santo, não tem alternativa de não levá-lo. O Espírito Santo nos foi dado para isso, para dirigir-nos em todas as coisas, todas é todas, e nos ensinar toda a verdade.

João 14:26; o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas.

João 16:7-13; o Espírito Santo nos guiará a toda a verdade.

I João 2:18-29; a unção (que é o Espírito Santo) vos ensina a respeito de todas as coisas.

Temos a "mania" do Deus do domingo, do Espírito Santo somente na hora de receber o dom do Espírito em uma reunião com muito poder. A verdadeira vida com Deus é aquela vida sem nada de espetacular, no dia a dia, mas totalmente sobrenatural. É isso que temos que perseguir; é chegarmos em nosso trabalho e pedir a orientação ao Espírito Santo para tudo; é você moço ou moça, chegar na escola e declarar que é testemunha do Senhor Jesus, pedir auxílio ao Espírito Santo, que está com você, para que isso aconteça, pedir para o Espírito Santo que te ajude para aprender melhor o ensino. O erro da Igreja é que não conhece, não experimenta, chega em casa esquece tudo e deixa para o próximo domingo.

Experimentar uma vida com Deus no dia a dia é a verdadeira vida, não apenas em alguns momentos espetaculares; é uma intimidade com Deus em todas as coisas, uma adoração, uma apreciação da pessoa de Deus. A maravilha de você lembrar que o Espírito Santo habita em você, tem que sobrepujar quando você lembra de um presente novo que ganhou ou uma coisa nova que comprou. Toda vez que eu lembrar que o Espírito Santo habita em mim, tem que me dar uma alegria muito grande; "que maravilha o Espírito Santo habita em mim"; "eu posso tudo naquele que me fortalece"; não há mais nada que possa me atemorizar; não há nada que eu não possa realizar para Deus nessa terra; assim devemos agir, e não ficarmos naquela coisa que vai se arrastando de domingo a domingo, naquela religiosidade que não nos leva a lugar nenhum.

Romanos 8:31-39; é maravilhosa nossa posição. Chegamos no estudo em nossa época, e vamos entender quem somos e vamos ser quem somos. Eu vou ser o que Deus diz que eu sou, em nome de Jesus, Amém.

Nenhum comentário: