A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está
em Mateus: Mateus 16:13-18;
"... edificarei a minha igreja."
V.18; no original, grego, é assim: "Pois também eu te
digo tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha igreja; e
as portas do Hades não prevalecerão contra ela."
A palavra "pedra", na Bíblia, nunca foi usada para
homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos abaixo, as expressões pedra e
rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.
Deuteronômio
32:15; "... e desprezava a rocha da sua Salvação."
Salmos 71:3;
"Sê tu para mim uma rocha de refúgio...; pois tu és a minha rocha e a
minha fortaleza."Salmos 75:5; "... nem faleis com arrogância contra a Rocha."
Salmos 118:21-22; "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular."
Gênesis 49:24; "... pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel."
Deuteronômio 32:3-4; "Ele é a rocha..."
I Samuel 2:2; "... não há rocha como o nosso Deus."
II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se não o nosso Deus?"
Bem claro, "a pedra e a rocha", nunca essas
expressões foram usadas referindo-se a homem. Agora, vemos no N.T., Jesus
trocando o nome de Simão para Pedro: João 1:42
O nome de Simão era, "Simão Barjonas"; Bar
significa filho, portanto Simão filho de Jonas. Jesus falou assim: "Simão,
eu vou te pôr outro nome, vou te chamar de Cefas, que é "uma pedra"
em aramaico (Petros no grego). Jesus trocou assim o nome de Simão, como sendo
uma profecia do que Pedro viria a ser, quando recebesse o Espírito Santo.
Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque Jesus, nos evangelhos,
chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos evangelhos, Jesus
chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o Espírito Santo.
Em Mateus 16:18, o evangelista não usa a palavra
Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no grego, porque a palavra grega
Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma lasca de pedra, enquanto a
palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais claro, stone (pedra) e
rock (rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra Cefas em aramaico para
chamar Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre
esta petra edificarei a minha Igreja."
Há também uma discussão teológica, pois a palavra
"Petros" é masculina e a palavra "petra" é feminina; então,
a discussão é que, após a confissão de Pedro "Tu és o Cristo, o filho do
Deus vivo", Jesus estaria se referindo a essa confissão quando declarou:
" Tu és Petros e sobre essa petra" (sobre essa confissão que eu sou
Cristo, o filho do Deus vivo) edificarei a minha Igreja (confissão=homologia no
grego, é uma palavra também feminina).
Sobre essa rocha ou sobre essa confissão, tanto faz, o que
tem que ficar claro é que a Igreja, o fundamento da Igreja, a pedra principal
da Igreja, é Jesus Cristo e não Pedro. Se olharmos para o contexto de Mateus
16:13-18, vemos:
V.13; tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe,
"interrogou a Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É
assim que está na sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a seus
discípulos."
V.16; então Pedro respondeu pelos discípulos e como foi
Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com Pedro, revelando essas
coisas para Pedro.
Quem no N.T. define quem é a pedra?
Atos 4:8-12; "Ele (Jesus) é a pedra que foi
rejeitada por vós ..."I Pedro 2:4-8; Jesus é a pedra que os edificadores (os judeus) rejeitaram.
Pedro esta citando o Salmo 118:21-22 e definindo quem
é a pedra. Essa discussão, nem deveria existir, se a pedra é Pedro ou não,
porque na Bíblia não há uma citação dizendo que alguém, um homem, é chamado de
pedra, de nenhuma maneira podemos ver na Bíblia que há outro fundamento além de
Jesus Cristo, é blasfêmia dizer que há outro fundamento além de Cristo.
Mateus 18:16; "... pela boca de duas ou três
testemunhas toda palavra (rhema) seja confirmada."
Pedro definiu quem é a pedra, porém para que toda palavra
(rhema) seja confirmada, vamos ver outra testemunha. Paulo também define quem é
a Pedra, o fundamento.
I Corintios 10:1-4; "... e a pedra era
Cristo."
I Corintios 3:10-11; "Porque ninguém pode lançar
outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".Efésios 2:19-22; "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal pedra de esquina."
O fundamento dos apóstolos e dos profetas é um fundamento,
que é Jesus Cristo. Os apóstolos e os profetas é quem foram usados para
escrever as Escrituras, foram eles que deram a base da Igreja, mas sobre quem?
Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais escreveu fundamentos, diz: "Ninguém
pode pôr outro fundamento a não ser Jesus Cristo." Amém.
Outro fato que também precisa ficar desmistificado é que
Pedro nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca
ele foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas: Gálatas 2:7-9
V.7; "... o evangelho da incircuncisão...",
qual é o sinônimo da incircuncisão? Os gentios. Paulo está dizendo: pregar o
evangelho para os gentios, me foi confiado.
V.8; "porque aquele que operou a favor de Pedro
para o apostolado da circuncisão...", o que quer dizer apostolado da
circuncisão? Apostolado para os judeus. Pedro ficava em Jerusalém, com Tiago e
João; então, Paulo diz: aquele que operou a favor de Pedro para pregar o
evangelho para os judeus, operou também em mim, a meu favor, para pregar o
evangelho para os gentios.V.9; Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de Cefas) e João, que eram as colunas da Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para pregar aos gentios e permaneceram pregando aos judeus.
Romanos 11:13; Paulo falando: "porquanto sou apóstolo dos gentios. Então, Paulo foi designado para ser apóstolo para os gentios e Pedro para ser apóstolo para os judeus. Porém, como vimos antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, porque?
Mateus 16:18-19
V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo
está o verbo? Edificarei, futuro. Vemos aqui mais uma prova de que não existia
a Igreja.V19; aqui Jesus fala diretamente para Pedro, no singular, "dar-te-ei as chaves do reino dos céus..."
Atos 1:8; Aqui em Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para
ascender aos céus, Ele dá uma instrução para os apóstolos, Jesus falou assim:
ficai aqui em Jerusalém, até que do céu desça poder e então vocês vão ser as
minhas testemunhas. Onde? Qual é a ordem? "em Jerusalém, Judéia e Samaria,
e até os confins da terra". Não pensem que é uma frase solta, assim
qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de evangelização; "sereis
minhas testemunhas em Jerusalém e Judéia", isso ocorreu por oito anos,
quando o evangelho foi pregado só para os judeus. E então, depois Jesus abriu
para Samaria e para os gentios, até os confins da terra.
Mateus 16:19; “Pedro, vou te dar as chaves do reino dos céus
e o que você ligar na terra, será ligado no céu e o que você desligar na terra,
também será desligado no céu". Não é Pedro que ligaria ou desligaria no
céu, ele ligaria e desligaria na terra.
"Eu te dou as chaves..."; para que serve uma
chave? Para abrir. Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus,
Jerusalém e Judéia.
Atos 2:14-41; o discurso de Pedro após o início da
igreja no dia de Pentecostes. Pedro explicou, para os judeus, o que aconteceu e
abriu o evangelho para todos de Jerusalém e Judéia.
Atos 8:1-17; o evangelho em Samaria. Filipe foi a
Samaria, pregou o evangelho e chegou até a batizar em nome de Jesus Cristo. Eu
duvido que Filipe batizasse alguém que não tivesse declarado que aceitara a
Jesus como Senhor e Salvador; Filipe não iria batizar ninguém que ele não
tivesse certeza que tinha recebido a Jesus no coração. Porém, não tinha
acontecido nada, V.16, "porque sobre nenhum deles (os israelitas de
Samaria), havia descido o Espírito Santo. Então, os apóstolos Pedro e João
foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles, para que recebessem o Espírito
Santo. Foi necessário Pedro orar, para que abrisse o reino dos céus para os de
Samaria. O Espírito Santo é o selo da Igreja e as chaves tinham sido dada a
Pedro.
Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio.
Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João,
para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro, a chave estava com Pedro. Então,
Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele
começa a falar, "Pentecostes" sobre os gentios, todos receberam o
Espírito Santo.
Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar
com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino
dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Atos 2:39; "Porque a promessa vos pertence a
vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus
chamar."
O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele
está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um
período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus, mistérios.
Mateus 18:15-18; Para quem Jesus falou esta passagem? Para a
Igreja; aqui Jesus começou a dar as orientações para a Igreja que iria ser
edificada. Lá em Mateus 16:19, Jesus falou diretamente a Pedro, no singular,
para que ele abrisse a oportunidade cristã para judeus, samaritanos e gentios.
Mas, agora Jesus repete para a Igreja toda, a Igreja toda tem esse poder nas
mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto
desligardes na terra será desligado no céu". Quando você aqui na terra
liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você está soltando.
Mateus 18:19-20; está tudo ligado aqui.
A passagem de Mateus 16 foi a primeira profecia direta sobre
a formação da Igreja. Porém antes, indiretamente, Jesus Cristo já havia se
referido a essa época. O que era para acontecer? Jesus veio; a igreja nunca
tinha sido profetizada; era para Jesus vir e se oferecer como Rei, se
apresentar como Rei, mostrar que Ele era o Messias prometido a Israel; fazer o
sacrifício que já estava profetizado no V.T. Porém, alguém já pensou na
possibilidade de Israel ter aceito o seu Messias? E se Israel tivesse aceitado
Jesus como Messias?
Lucas 19:28-40; a entrada triunfal de Jesus em
Jerusalém.Zacarias 9:9; a profecia.
Nesse dia, cumpriu-se a profecia e o povo, querendo ou não,
suas bocas gritavam: "Hosana nas alturas, Bendito aquele que vem em nome
do Senhor"; as palavras que devem ser faladas só para o Messias.
V.39 e 40; quando os fariseus ouviram aquilo, sabendo que essas palavras só podem ser dirigidas ao Messias, eles falaram: "Mestre, manda que seus discípulos se calem", e Jesus respondeu: "se eles se calarem, as pedras clamarão"; porque naquele dia se cumpria a profecia de Zacarias 9:9. Se Israel tivesse aceito a Jesus, nesse dia Jesus seria coroado Rei.
V.39 e 40; quando os fariseus ouviram aquilo, sabendo que essas palavras só podem ser dirigidas ao Messias, eles falaram: "Mestre, manda que seus discípulos se calem", e Jesus respondeu: "se eles se calarem, as pedras clamarão"; porque naquele dia se cumpria a profecia de Zacarias 9:9. Se Israel tivesse aceito a Jesus, nesse dia Jesus seria coroado Rei.
Porém, como se cumpririam as profecias abaixo, entre outras,
acerca de Jesus:
Salmo 22:1; "Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste?"Isaías 53 "como ovelha muda ele foi para o matadouro e não abriu a sua boca; foi ferido, foi pisado, pelas nossas transgressões, o castigo nos traz a paz estava sobre ele."
As profecias poderiam ficar sem cumprimento? Não. Jesus
viria, ofereceria o reino e Israel o aceitava como Rei, como o Messias. Então,
o que aconteceria? Jesus, coroado Rei? De quem era o império? Chegaria a
notícia em Roma; Israel coroou um Rei. O que iria acontecer? Tribulação. As
legiões romanas, teriam chegado em Israel, a tribulação como profetizada no
V.T. seria totalmente cumprida, Jesus seria crucificado, pois essa era a pena
de morte no império romano, Jesus crucificado, morto e sepultado, e então, após
três dias, ressuscitaria, implantaria o reino, acabaria com o anticristo, que
era o imperador romano. Tudo igual como acontecerá, não é maravilhoso e
perfeito o plano de Deus? Estudaremos isso mais adiante no curso.
Por isso a Igreja era um mistério, porque se a Igreja
tivesse sido profetizada, o oferecimento do reino por Jesus para Israel, seria
falso. Se a profecia da Igreja tivesse que ser cumprida, como Jesus iria
oferecer o reino antes? Perceberam? Deus sabia que Israel não ia aceitar,
então, Deus tinha esse plano; mas o plano de Deus ninguém frusta, tudo teria se
cumprido. Portanto, o oferecimento do reino a Israel, foi verdadeiro. Quando
Israel rejeitou, Jesus começou a profetizar o que nunca tinha sido profetizado,
a Igreja. O plano de Deus é perfeito e Sua Palavra é perfeita, Aleluia.
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