terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estudo Panorâmico sobre a Igreja - Parte 4

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus:  Mateus 16:13-18; "... edificarei a minha igreja."

V.18; no original, grego, é assim: "Pois também eu te digo tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela."

A palavra "pedra", na Bíblia, nunca foi usada para homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos abaixo, as expressões pedra e rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.

Deuteronômio 32:15; "... e desprezava a rocha da sua Salvação."
Salmos 71:3; "Sê tu para mim uma rocha de refúgio...; pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza."
Salmos 75:5; "... nem faleis com arrogância contra a Rocha."
Salmos 118:21-22; "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular."
Gênesis 49:24; "... pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel."
Deuteronômio 32:3-4; "Ele é a rocha..."
I Samuel 2:2; "... não há rocha como o nosso Deus."
II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se não o nosso Deus?"

Bem claro, "a pedra e a rocha", nunca essas expressões foram usadas referindo-se a homem. Agora, vemos no N.T., Jesus trocando o nome de Simão para Pedro: João 1:42

O nome de Simão era, "Simão Barjonas"; Bar significa filho, portanto Simão filho de Jonas. Jesus falou assim: "Simão, eu vou te pôr outro nome, vou te chamar de Cefas, que é "uma pedra" em aramaico (Petros no grego). Jesus trocou assim o nome de Simão, como sendo uma profecia do que Pedro viria a ser, quando recebesse o Espírito Santo. Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque Jesus, nos evangelhos, chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos evangelhos, Jesus chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o Espírito Santo.

Em Mateus 16:18, o evangelista não usa a palavra Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no grego, porque a palavra grega Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma lasca de pedra, enquanto a palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais claro, stone (pedra) e rock (rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra Cefas em aramaico para chamar Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre esta petra edificarei a minha Igreja."

Há também uma discussão teológica, pois a palavra "Petros" é masculina e a palavra "petra" é feminina; então, a discussão é que, após a confissão de Pedro "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo", Jesus estaria se referindo a essa confissão quando declarou: " Tu és Petros e sobre essa petra" (sobre essa confissão que eu sou Cristo, o filho do Deus vivo) edificarei a minha Igreja (confissão=homologia no grego, é uma palavra também feminina).

Sobre essa rocha ou sobre essa confissão, tanto faz, o que tem que ficar claro é que a Igreja, o fundamento da Igreja, a pedra principal da Igreja, é Jesus Cristo e não Pedro. Se olharmos para o contexto de Mateus 16:13-18, vemos:

V.13; tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, "interrogou a Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É assim que está na sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a seus discípulos."
V.16; então Pedro respondeu pelos discípulos e como foi Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com Pedro, revelando essas coisas para Pedro.

Quem no N.T. define quem é a pedra?
Atos 4:8-12; "Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós ..."
I Pedro 2:4-8; Jesus é a pedra que os edificadores (os judeus) rejeitaram.

Pedro esta citando o Salmo 118:21-22 e definindo quem é a pedra. Essa discussão, nem deveria existir, se a pedra é Pedro ou não, porque na Bíblia não há uma citação dizendo que alguém, um homem, é chamado de pedra, de nenhuma maneira podemos ver na Bíblia que há outro fundamento além de Jesus Cristo, é blasfêmia dizer que há outro fundamento além de Cristo.

Mateus 18:16; "... pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra (rhema) seja confirmada."

Pedro definiu quem é a pedra, porém para que toda palavra (rhema) seja confirmada, vamos ver outra testemunha. Paulo também define quem é a Pedra, o fundamento.

I Corintios 10:1-4; "... e a pedra era Cristo."
I Corintios 3:10-11; "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".
Efésios 2:19-22; "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal pedra de esquina."

O fundamento dos apóstolos e dos profetas é um fundamento, que é Jesus Cristo. Os apóstolos e os profetas é quem foram usados para escrever as Escrituras, foram eles que deram a base da Igreja, mas sobre quem? Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais escreveu fundamentos, diz: "Ninguém pode pôr outro fundamento a não ser Jesus Cristo." Amém.

Outro fato que também precisa ficar desmistificado é que Pedro nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca ele foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas: Gálatas 2:7-9

V.7; "... o evangelho da incircuncisão...", qual é o sinônimo da incircuncisão? Os gentios. Paulo está dizendo: pregar o evangelho para os gentios, me foi confiado.
V.8; "porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão...", o que quer dizer apostolado da circuncisão? Apostolado para os judeus. Pedro ficava em Jerusalém, com Tiago e João; então, Paulo diz: aquele que operou a favor de Pedro para pregar o evangelho para os judeus, operou também em mim, a meu favor, para pregar o evangelho para os gentios.
V.9; Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de Cefas) e João, que eram as colunas da Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para pregar aos gentios e permaneceram pregando aos judeus.
Romanos 11:13; Paulo falando: "porquanto sou apóstolo dos gentios. Então, Paulo foi designado para ser apóstolo para os gentios e Pedro para ser apóstolo para os judeus. Porém, como vimos antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o primeiro gentio a vir para a Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, porque?

Mateus 16:18-19
V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo está o verbo? Edificarei, futuro. Vemos aqui mais uma prova de que não existia a Igreja.
V19; aqui Jesus fala diretamente para Pedro, no singular, "dar-te-ei as chaves do reino dos céus..."

Atos 1:8; Aqui em Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para ascender aos céus, Ele dá uma instrução para os apóstolos, Jesus falou assim: ficai aqui em Jerusalém, até que do céu desça poder e então vocês vão ser as minhas testemunhas. Onde? Qual é a ordem? "em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Não pensem que é uma frase solta, assim qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de evangelização; "sereis minhas testemunhas em Jerusalém e Judéia", isso ocorreu por oito anos, quando o evangelho foi pregado só para os judeus. E então, depois Jesus abriu para Samaria e para os gentios, até os confins da terra.

Mateus 16:19; “Pedro, vou te dar as chaves do reino dos céus e o que você ligar na terra, será ligado no céu e o que você desligar na terra, também será desligado no céu". Não é Pedro que ligaria ou desligaria no céu, ele ligaria e desligaria na terra.

"Eu te dou as chaves..."; para que serve uma chave? Para abrir. Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus, Jerusalém e Judéia.

Atos 2:14-41; o discurso de Pedro após o início da igreja no dia de Pentecostes. Pedro explicou, para os judeus, o que aconteceu e abriu o evangelho para todos de Jerusalém e Judéia.

Atos 8:1-17; o evangelho em Samaria. Filipe foi a Samaria, pregou o evangelho e chegou até a batizar em nome de Jesus Cristo. Eu duvido que Filipe batizasse alguém que não tivesse declarado que aceitara a Jesus como Senhor e Salvador; Filipe não iria batizar ninguém que ele não tivesse certeza que tinha recebido a Jesus no coração. Porém, não tinha acontecido nada, V.16, "porque sobre nenhum deles (os israelitas de Samaria), havia descido o Espírito Santo. Então, os apóstolos Pedro e João foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Foi necessário Pedro orar, para que abrisse o reino dos céus para os de Samaria. O Espírito Santo é o selo da Igreja e as chaves tinham sido dada a Pedro.

Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio. Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João, para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro, a chave estava com Pedro. Então, Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele começa a falar, "Pentecostes" sobre os gentios, todos receberam o Espírito Santo.

Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.

Atos 2:39; "Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar."

O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus, mistérios.

Mateus 18:15-18; Para quem Jesus falou esta passagem? Para a Igreja; aqui Jesus começou a dar as orientações para a Igreja que iria ser edificada. Lá em Mateus 16:19, Jesus falou diretamente a Pedro, no singular, para que ele abrisse a oportunidade cristã para judeus, samaritanos e gentios. Mas, agora Jesus repete para a Igreja toda, a Igreja toda tem esse poder nas mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu". Quando você aqui na terra liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você está soltando.

Mateus 18:19-20; está tudo ligado aqui.

A passagem de Mateus 16 foi a primeira profecia direta sobre a formação da Igreja. Porém antes, indiretamente, Jesus Cristo já havia se referido a essa época. O que era para acontecer? Jesus veio; a igreja nunca tinha sido profetizada; era para Jesus vir e se oferecer como Rei, se apresentar como Rei, mostrar que Ele era o Messias prometido a Israel; fazer o sacrifício que já estava profetizado no V.T. Porém, alguém já pensou na possibilidade de Israel ter aceito o seu Messias? E se Israel tivesse aceitado Jesus como Messias?
Lucas 19:28-40; a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Zacarias 9:9; a profecia.

Nesse dia, cumpriu-se a profecia e o povo, querendo ou não, suas bocas gritavam: "Hosana nas alturas, Bendito aquele que vem em nome do Senhor"; as palavras que devem ser faladas só para o Messias.
V.39 e 40; quando os fariseus ouviram aquilo, sabendo que essas palavras só podem ser dirigidas ao Messias, eles falaram: "Mestre, manda que seus discípulos se calem", e Jesus respondeu: "se eles se calarem, as pedras clamarão"; porque naquele dia se cumpria a profecia de Zacarias 9:9. Se Israel tivesse aceito a Jesus, nesse dia Jesus seria coroado Rei.

Porém, como se cumpririam as profecias abaixo, entre outras, acerca de Jesus:
Salmo 22:1; "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Isaías 53 "como ovelha muda ele foi para o matadouro e não abriu a sua boca; foi ferido, foi pisado, pelas nossas transgressões, o castigo nos traz a paz estava sobre ele."

As profecias poderiam ficar sem cumprimento? Não. Jesus viria, ofereceria o reino e Israel o aceitava como Rei, como o Messias. Então, o que aconteceria? Jesus, coroado Rei? De quem era o império? Chegaria a notícia em Roma; Israel coroou um Rei. O que iria acontecer? Tribulação. As legiões romanas, teriam chegado em Israel, a tribulação como profetizada no V.T. seria totalmente cumprida, Jesus seria crucificado, pois essa era a pena de morte no império romano, Jesus crucificado, morto e sepultado, e então, após três dias, ressuscitaria, implantaria o reino, acabaria com o anticristo, que era o imperador romano. Tudo igual como acontecerá, não é maravilhoso e perfeito o plano de Deus? Estudaremos isso mais adiante no curso.

Por isso a Igreja era um mistério, porque se a Igreja tivesse sido profetizada, o oferecimento do reino por Jesus para Israel, seria falso. Se a profecia da Igreja tivesse que ser cumprida, como Jesus iria oferecer o reino antes? Perceberam? Deus sabia que Israel não ia aceitar, então, Deus tinha esse plano; mas o plano de Deus ninguém frusta, tudo teria se cumprido. Portanto, o oferecimento do reino a Israel, foi verdadeiro. Quando Israel rejeitou, Jesus começou a profetizar o que nunca tinha sido profetizado, a Igreja. O plano de Deus é perfeito e Sua Palavra é perfeita, Aleluia.

Nenhum comentário: