quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte2



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte2


4.2 A criação do homem.

Em Gênesis 1:26-27, a Bíblia nos informa sobre a criação do homem; uma forma tão simples que podemos até perder a grandeza desse ato. Já falamos do plural de "Façamos...", onde podemos ver a atuação da Tri-Unidade de Deus formando o homem.

Agora veremos em Gênesis 2:7 o detalhamento do que se passou em Gênesis 1:26. A Bíblia utiliza muito essa forma acerca dos grandes acontecimentos: primeiro informa de maneira geral e depois descreve melhor, com mais detalhes, esse mesmo fato. Alguém poderia pensar tratar-se de fatos distintos, mas não são. Gênesis 1:26 e Gênesis 2:7 mostram a criação do primeiro homem.

Gênesis 2:7; este versículo contém as partes das quais se compõe o homem: Espírito - Alma – Corpo

O homem é diferente e superior a todas as demais criaturas que Deus criou. Podemos afirmar isso porque  a Bíblia não informa que outra criatura fora criada à imagem e semelhança de Deus, nem da forma descrita em Gênesis 2:7.

A Bíblia nos mostra que os anjos foram criados espíritos; foram feitos assim por criação, por composição. (Hebreus 1:7; 14; Salmo 104:4)

Gênesis 2:7, diz a cerca da criação do homem:

Corpo
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra". A que parte se refere? Ao corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo. Porém, esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.

Espírito
O versículo continua: "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus o pegou  e soprou algo de dentro Dele (sabemos e entendemos que um sopro é de dentro de quem sopra). Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro do próprio Deus.

Quando Deus estava soprando, colocava naquele boneco de terra a sua própria vida. A palavra fôlego no hebraico é a mesma palavra usada para espírito "neshamah": vento, fôlego vital, inspiração divina, espírito. Então, quando Deus soprou o fôlego, estava colocando algo Dele no homem. Jesus disse em João 4:24 "Deus é Espírito."

Os anjos são espíritos por criação, já o homem tem o seu espírito por inspiração de Deus. Deus repartiu do seu Espírito, da sua vida, com o homem.

Alma
Vemos no final de Gênesis 2:7; "e o homem tornou-se alma vivente." Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem diretamente de Deus.

Exemplo da lâmpada: apagada, não tem utilidade para nada. Quando a energia toca a lâmpada, ela manifesta-se (ninguém vê a energia). Para a lâmpada estar acesa, manifestar-se, tem que haver energia. Foi exatamente isso que aconteceu com aquele boneco.

Quando a vida de Deus tocou aquele corpo, o homem passou a ser uma pessoa, uma alma vivente. Temos que saber muito bem quem somos; é de se estranhar que as maiorias das pessoas, inclusive muitas convertidas, não sabem que somos uma tricotomia. Aprendemos, pois o mundo assim nos ensina, que somos dicotomia, corpo e alma, sendo a alma a nossa parte espiritual. Não é isso, alma e espírito são coisas diferentes.

Vamos ver a Bíblia nos informando de espírito, alma e corpo:

  • I Tessalonicenses 5:23; espírito, alma e corpo. Ainda vemos a partícula "e" entre as palavras.
  • Hebreus 4:12; dividir alma e espírito, duas coisas distintas. Só a Palavra de Deus é apta, é capaz, de dividir alma de espírito.
  • Lucas 1:46; Maria, movida pelo Espírito Santo, fala minha alma e meu espírito. Minha alma engrandece, no presente. Meu espírito exultou, no passado é o correto.

Veremos agora corpo, alma e espírito, na pessoa humana de Jesus Cristo:

  • Mateus 26:12; "sobre o meu corpo..."
  • Mateus 26:38; "a minha alma está triste...", tristeza é uma emoção. Veremos que emoções são atributos da alma.
  • Mateus 27:50; "... e entregou o espírito."

Deus repartiu Seu Espírito com o homem, a Sua própria vida. O espírito daquele primeiro homem era vida de Deus nele. Quando vida tocou o corpo, o homem recebeu a sua personalidade e podia então manifestar-se na terra.

É através da nossa alma que nos manifestamos na terra, que podemos ter comunhão (coisas em comum), comunicação com nossos semelhantes. Quando olho o corpo de alguém não posso dizer que conheço aquela pessoa, porque a essência dele não é seu corpo, e sim seu espírito e sua alma. Só conheço realmente uma pessoa, quando convivo com ela, quando conheço a sua alma, isto é, como ela manifesta-se. Conheço realmente uma pessoa quando conheço as suas emoções, o seu intelecto, as suas vontades, e esses atributos são da alma. A manifestação de como uma pessoa é vem através da sua alma, através da sua personalidade.

Agora, no espírito, é onde temos comunhão com Deus. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e isso se dá por termos um espírito vindo direto por inspiração de Deus. Deus deu ao homem um corpo, pois havia criado um planeta físico para ser governado; o homem foi feito para ser o reflexo de Deus na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus pois tinha um espírito. Ele podia entender perfeitamente a Deus porque o espírito foi colocado nele para isso; é no espírito e só no espírito que entendemos as coisas de Deus. (I Coríntios 2:12-15)

Não conseguimos entender as coisas de Deus em nosso intelecto, em nossa alma, é impossível. Por isso que uma pessoa sem Jesus, sem um novo espírito (o do novo nascimento), não entende as coisas de Deus. Para ele essas coisas são loucura.

Quando entendemos isso, mais entendemos a fúria de Satanás em relação à raça humana. Deus quis repartir com o homem o seu trono, o homem foi criado para ser uma réplica de Deus aqui na terra. 

Salmo 8; de honra e de glória o coroaste, pôs tudo a seus pés; domina sobre tudo. Essa era a condição do homem quando foi criado.

Com o espírito conheço a Deus (consciência de Deus); com a minha alma conheço meu intelecto, as emoções, as vontades, o centro decisório (consciência de si próprio, o ego); com o corpo conheço o mundo físico, o mundo material. Estudaremos em mais detalhes cada parte em separado e a interação entre elas. Podemos dizer que essas partes juntas formam um "organismo", interagem-se entre si constantemente.




Nenhum comentário: