terça-feira, 2 de outubro de 2012

CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS - Parte 2



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS - Parte 2


2.3 A origem do pecado

a) Continuação de  Ezequiel 28

Lúcifer era um querubim especial, criado para comando do louvor e adoração diante do trono de Deus.
Só que tudo foi corrompido; Ezequiel 28:15, "até que se achou iniquidade em ti." Era cheio de sabedoria e formosura, perfeito eras nos teus caminhos; mas o seu coração se ensoberbeceu, ele quis trazer para si toda a adoração do criador (Ezequiel 28:17)

Os anjos são seres pessoais, com personalidade, raciocínio; são seres totalmente pessoais. Quando corrompeu seu coração, ele armou um plano para tomar o lugar de Deus. Com isso o pecado invadiu o universo.

Ezequiel 28:16; "Na multiplicação do seu comércio...", implica na decisão de 1/3 dos anjos em acompanhá-lo, tê-lo como chefe; foram lançados fora da presença de Deus. Ele fez um comércio, negociou com os anjos e 1/3 deles aceitaram.

“... encheu-se o teu interior (coração) de violência, e pecaste", o pecado invadiu o universo.

Quando o pecado entrou no coração de Lúcifer, ele separou-se de Deus e tornou-se Satanás (o adversário). Os anjos que o acompanharam (1/3) tornaram-se anjos caídos.

Temos que entender que Satanás é um ser pessoal, com milhares de anjos caídos, trabalhando contra o plano de Deus a ser implantado na terra e no universo. O que ele mais quer é que o ignoremos.

A decisão desse querubim brotou em seu interior, ele impressionou-se com sua beleza, com sua sabedoria, com sua perfeição. Quando isso ocorreu, ele tornou-se independente de Deus e deixou a única fonte de bem, amor e justiça.

Satanás pecou e Deus odeia o pecado. Toda vez que o pecado se manifesta, a ira de Deus também se manifesta (Romanos 1:18) Salmo 18:7-13, descreve uma cena onde nos esclarece o que ocorreu em Gênesis 1:2; por causa do pecado a terra tornou-se em caos, em trevas e vazia.

A indignação de Deus está sobre o pecado, por isso Jesus quer arrancar o pecado do pecador. A ira de Deus paira sobre o pecado e o pecador se afasta de Deus (homens e anjos).

b) Isaías 14:12-15

Enquanto Ezequiel 28 nos informa, de um modo geral, a criação, queda e destruição final deste querubim, Isaías 14:12-15 amplia o que aconteceu em seu coração; a iniquidade que se instalou em seu coração.

O nome Lúcifer vem do Latim, justamente da expressão de Isaías 14:12, "ó estrela da manhã, filha da alva!", que foi traduzida para "luz se fez" e que foi simplificado para Lúcifer, como nome didático. Como já dissemos esse nome não é bíblico.

Isaías 14:12; "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã..."

Muitas vezes anjo é chamado de estrela na Bíblia:

Jó 38:4-7; "cantavam as estrela da alva"; são anjos que cantavam. Filhos de Deus no A.T. são as criaturas criadas diretamente por Deus; os anjos e Adão.

Apocalipse 12:3-9

12:4; 1/3 das estrelas do céu
12:7; Pelejavam o dragão e os seus anjos. Estrelas e anjos para os mesmos seres.
12:9; Diabo, Satanás, a antiga serpente, e os seus anjos.

Isaías 14:13; "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu..."

Por que Lúcifer queria subir ao céu, se já trabalhava no céu?

A Bíblia nos ensina da existência de 3 céus:
1º) A nossa atmosfera; o céu que vemos.
2º) A estratosfera (foi dada aos anjos).
3º) O céu dos céus, lugar do trono de Deus.

Paulo em II Coríntios 12:2; diz que um homem fora arrebatado até ao terceiro céu.

Muitas vezes na Bíblia encontramos a expressão "céu dos céus".
"acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono..." Significa acima dos anjos.
"e no monte da congregação me assentarei, ao lado do norte." Norte sempre é um referencial com a terra e indica a direção do terceiro céu.

Jó 26:7; fundamento da terra.

Ezequiel 1:4; visão de Ezequiel dos 4 seres viventes

Isaías 14:14 "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". Nuvens, fala da glória de Deus.

O que Satanás tinha em seu coração era: "Eu vou invadir o terceiro céu, vou dominar sobre os anjos, vou dominar sobre a terra e sobre quem lá estiver, subirei acima da glória de Deus e serei semelhante ao Altíssimo."

Satanás nunca se apresenta de forma explícita para enganar o homem e tirá-lo do caminho de volta a Deus, que é Jesus. Suas manifestações sempre são nessa linha: "serei semelhante ao Altíssimo".

Ao longo da história vemos Deus revelando seu plano de salvação ao homem, em etapas, em fases, e para cada fase Satanás tem um plano semelhante. Satanás se apresenta de forma camuflada, falsificada, adulterada, prostituída; com meias verdades, que são mentiras, para enganar a raça humana.

João 8:44; Satanás é o pai da mentira e homicida desde o princípio.
João 10:1-10; Jesus é o bom pastor, veio para que tenhamos vida. Satanás veio para matar, roubar e destruir.
Pergunta: Porque Deus deixou que acontecesse assim se Ele é o Todo Poderoso?

c) Princípios de Deus:

Ao lermos a Bíblia, temos que prestar muita atenção nos princípios de Deus; para andarmos neles e para entendermos melhor a Bíblia.

Quando você conhece os princípios físicos, fica mais fácil entender as coisas naturais que nos cercam. Espiritualmente é a mesma coisa, devemos procurar e entender os princípios espirituais. Andar no temor do Senhor é andar nos princípios de Deus.

Temor do Senhor (Provérbios 8:13 e Provérbios 6:16-19)
É o princípio da Sabedoria (Salmos 111:10 e Provérbios 9:10)



Nenhum comentário: