terça-feira, 2 de outubro de 2012

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 2



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

3 - VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 2


d) A Aliança Eterna

Como já dissemos, Deus sabia como tudo iria acontecer antes da criação do mundo e criação das suas criaturas, Deus é Onisciente. Mas Deus quis criar seres livres para conviver com eles e sabia que iriam pecar e que não poderia intervir.

Vimos que 1/3 dos anjos, após o teste da livre vontade, caíram juntamente com Lúcifer. Não houve plano de salvação para os anjos, devido a conviverem diretamente com Deus.

Mas Deus iria criar o homem e sabia que também o homem iria cair. Qualquer criatura livre que Deus criasse, iria cair. Mas Deus amou o homem de tal maneira, que antes de criá-lo, arquitetou um plano para salvá-lo. Deus quis redimir o homem e desfazer tudo aquilo que sabia que iria acontecer.

Na "eternidade passada", aconteceu a coisa mais importante para a raça humana, antes mesmo do homem ser criado. A Bíblia nos mostra que uma das pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para fazer essa redenção. Deus aceitou a oferta e fez o plano.

Quando Jesus ofereceu-se, foi feita uma "Aliança Eterna". No céu, na "eternidade passada", foi feita uma Aliança entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; uma Aliança onde se comprometiam entre Eles, a salvar o homem que iria ser criado.

É por causa dessa Aliança que o homem é salvo. É essa Aliança que está sendo colocada no tempo para o homem. Através da Bíblia Deus está nos informando acerca dessa Aliança; a Bíblia é o livro da Aliança.

Testamento é uma palavra para Aliança; por isso temos A.T. e N.T. Porém, é uma só Aliança, são dois passos de uma mesma Aliança.

Isaías 46:9-10 — Deus anuncia as coisas desde o princípio.
Miquéias 5:2 — Jesus conhecido desde os dias da eternidade
II Timóteo 1:7-10 — A graça dada em Jesus, antes dos tempos eternos.
Tito 1:1-3 — Vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos. V. 3; e manifestou no tempo próprio.
I Pedro 1:18-20 — O sangue de Jesus é conhecido antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.

Isso aconteceu quando Deus disse que iria criar o homem e salvá-lo. Ele sabia que o homem se perderia, mas Jesus falou: "Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade." Jesus não veio ao mundo como solução, Jesus é a solução antes da fundação do mundo.

Salmo 40:6-8 — palavras de Jesus registradas, as quais Ele disse antes da fundação do mundo.
Hebreus 10 — desenvolve o tema do Salmo 40.
Hebreus 10:1-10 — sangue de bode e touros não tira pecados.
João 1:29 — mas, quando João Batista viu Jesus Cristo numa nação em que o pecado era resolvido através de morte e sacrifício de animais, de cordeiros, disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."
Apocalipse 13:8 — O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Quando o homem pecou, a sentença sobre ele seria a morte. Porém, o pecado contaminou o homem de tal forma, que seu sangue não poderia ir ao céu para fazer expiação, ou seja, sofrer as conseqüências pelo pecado. Alguém deveria morrer em seu lugar.

É através do sangue que há remissão dos pecados:

  • Hebreus 9:22 — sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados.
  • Levítico 17:11 — é o sangue que faz expiação pela vida.
  • Hebreus 9:11-12 — o sangue de Jesus diante de Deus como redenção eterna.
  • Apocalipse 5:9-10 — Jesus dando o sangue para nos comprar de volta.
  • Apocalipse 12:10-11 — nós vencemos o Diabo pelo sangue do Cordeiro.

Então, o Senhor Jesus ofereceu-se como substituto e disse: "Eis-me aqui, ó Deus meu, para fazer a tua vontade."

A vontade de Deus é a salvação do homem. Jesus quis agradar ao Pai, tornando-se homem e tomando sobre Si os nossos pecados.

João 1:1-5;14 — o Verbo se fez carne. Jesus é a própria Palavra de Deus.
Apocalipse 19:13 — mostra Jesus na sua volta; o Verbo de Deus.
Filipenses 2:5-11 — Jesus abdicou de sua condição de Deus e se fez homem; humilhou-se a Si mesmo e Deus o exaltou sobre todos.
Colossenses 1:9-20 — Jesus é a nossa redenção. Ele é antes de todas as coisas e nele subsistem todas as coisas.

Esta é a "Aliança Eterna" que Deus está colocando na história, está aplicando para aqueles que crêem. Todos os que crêem em Jesus, fazem parte desta Aliança de sangue, "A Aliança do Senhor Jesus".

Por isso, quando Jesus instituiu a ceia Ele disse:

  • Lucas 22:20 — é o novo pacto (testamento, aliança) em meu sangue.
  • Mateus 26:28 — o sangue do pacto para remissão dos pecados.
  • I Coríntios 11:25 — este cálice é o novo pacto no meu sangue.




Nenhum comentário: