quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 4



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse

4 - CRIAÇÃO DO HOMEM e a 1ª ÉPOCA – INOCÊNCIA - Parte 4


c) Espírito

Vimos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, para ser o reflexo de Deus aqui na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus, porque foi criado com um espírito e a Bíblia nos informa que Deus é espírito (João 4:24).

O homem podia entender perfeitamente a Deus porque o espírito foi colocado nele para isso. É no espírito e só no espírito que você entende as coisas de Deus. Não há possibilidade de entendermos e conhecermos a Deus e sua Palavra para a vida intelectualmente. Você pode até entender intelectualmente, mas não fará sentido para sua vida. (I Coríntios 1:18-25; 2:12-16)

Com meu espírito eu conheço a Deus e as coisas espirituais; com minha alma conheço o intelecto, as emoções e o mundo intelectual; com o corpo eu conheço o mundo material.

Muitas vezes queremos entender Deus em nossa emoção. Por ex.: quando não estamos emocionados dizemos: "parece que Deus está tão longe". É porque queremos ter Deus na emoção e não há ligação com a emoção. O espírito não tem emoção. Ele pode até tocar a minha emoção, mas eu não dependo de ter emoção para saber que Deus está comigo, que Jesus nunca me deixa, nunca me abandona. A Palavra de Deus diz, meu espírito crê e acabou, é assim que funciona. Pode ser que minha alma não esteja alegre, mas a Bíblia falou, acabou. Isso é ter conhecimento de Deus pelo espírito.

O espírito é composto basicamente de três áreas: intuição, adoração e consciência.

c.1) Intuição
De maneira nenhuma refere-se àquela intuição natural com a qual nascemos e que se manifesta diretamente na alma. Por ex.: às vezes pensamos em alguém, o telefone toca e é aquela pessoa; isso não tem nada com o nosso espírito, não é dom de profecia ou dom de palavra de conhecimento. Quando isso acontece é uma coisa normal da alma que deve ser tratada sem muita preocupação. 

A alma tem um poder incrível e muitas vezes é manipulada por Satanás para nos fazer ter a sensação de sinais e milagres dizendo que são poderes do espírito e não são, são poderes da alma; não sabemos do que a alma é capaz. A alma do homem mal usada, em desobediência a Palavra de Deus, é capaz até de comandar o espírito para sair fora do corpo e fazer coisas a distância. Toda a parapsicologia usa os poderes da alma completamente fora dos padrões de Deus. O poder não é de Satanás é da alma do homem, mas é influenciada por Satanás e seus demônios. (Mateus 7:15-23)

Não é essa intuição a do espírito. A palavra intuição no espírito é apenas para diferenciar de raciocínio, é uma intuição. É a capacidade de recebermos a revelação de Deus na Palavra.

Após lermos um trecho da Bíblia, e relê-lo várias vezes, aquilo fez sentido para sua vida? Parece que você nunca mais vai esquecer? Então você diz: como não vi isso antes? A intuição funcionou, você recebeu a revelação da Palavra de Deus naquele trecho.

Você enxergou aquilo com o seu espírito e não com o seu intelecto apesar de termos a impressão que é no intelecto; é porque tudo vem para a nossa mente. Só que quando aquilo faz sentido ("clic espiritual", "caiu a ficha") você diz: agora entendi tudo, agora fez sentido. Esse entender é o que vem para a prática, você passa a aplicá-lo em sua vida. (Tiago 1:21-25)

Quando entendemos, pela Palavra de Deus, que temos autoridade sobre os demônios (antes era apenas um acreditar sem convicção, era mental) e faz sentido, usamos e veremos que funciona. Com a intuição vi que aquilo é verdade e vou passar a usar; é aquilo que vem para a sua vida prática. Isso veio do espírito, se fosse do intelecto não precisaria ler várias vezes. Quando algo faz sentido, vem para a sua vida como uma coisa muito importante que acabou de aprender e nunca mais vai largar; é nessa hora que a intuição do espírito agiu.

A intuição vem para minha mente, só que não vejo esse mecanismo; ninguém vê, ninguém percebe. Você só percebe o resultado quando aquilo que fez sentido entrou para a sua vida; porque entender a Palavra de Deus é vivê-la. Não adianta você falar que entendeu e não passar a viver o que entendeu. Ler a Palavra de Deus e não vivê-la é o mesmo que não lê-la.

O intelecto quer ver e diz: "eu quero ver para crer". Já a fé diz: "eu não vejo mas creio". Muitas vezes somente quando você crer é que vai ver (João 11:40). É pela intuição do espírito que entendemos as coisas de Deus. Deus só pode revelar Sua Palavra no espírito, porque é aí que está a semelhança. Só vou entender a linguagem de Deus onde há semelhança com Deus; é no espírito que se fala a língua do céu.

c.2) Adoração
A adoração é a nossa resposta. Só é feita no espírito e não é um ato isolado. O louvor é um ato isolado, a adoração não. Adoração é uma vida respondendo à fonte de vida, respondendo à revelação de Deus.

Todas as vezes, no dia a dia, que você pensa em Deus tudo faz levar sua mente para Deus. Esse reconhecimento de que Deus é tudo em você chama-se adoração.

Adoração é a nossa resposta ao amor de Deus; isso é produzido em nosso espírito. Essa resposta é devida ao amor que Deus derramou em nós, pois nós não temos esse amor para responder ao amor de Deus. Nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro (I João 4:19). Esse amor, que vem em resposta ao amor de Deus, é adoração.

Só com meu espírito eu adoro. O diabo nos tapeia confundindo adoração com emoção; "se você não estiver nas nuvens, você não adora!" Adora sim. É através da fé que você reconhece a revelação de Deus. 

Todas as vezes que você reconhece a revelação de Deus, que você recebe a revelação como verdade para sua vida, e a resposta é automática, é uma coisa que passa a fazer parte da sua vida, isso é adoração. A adoração é produzida em nosso espírito pelo próprio amor de Deus.

c.3) Consciência
É o uso literal dessa palavra. Conhecer com. A consciência no espírito é o meu conhecimento com Deus. Conhecimento no mesmo nível. Da mesma maneira como Deus conhece, eu conheço; é o padrão de Deus, presente no conhecimento de tudo.

É com a consciência que eu reconheço a Palavra de Deus. Nesse sentido eu tenho conhecimento com Deus, não só conhecimento de Deus, mas junto com Deus. (Pv 8:13; 6:16-19; 9:10)

Cuidado pois temos a consciência carnal que não tem nada a ver com a consciência espiritual. A consciência carnal é desenvolvida, ela faz o bem ou o mal não pelo bem ou pelo mal em si, mas pela conveniência. Por ex.: ando a 100 km/h na estrada não para obedecer a lei, não porque tenho prazer em obedecer a lei, mas porque pode aparecer um guarda e a multa é muito cara.

A consciência carnal é elástica, essa consciência é mais fácil de detectarmos. Satanás vai colocando seus padrões, minando através da mídia e de tudo o que ele utiliza e a sua consciência vai se esticando, se esticando... coisas que você nem podia sonhar em falar passam a ser normais. Por ex.: o homossexualismo é normal, o amor livre é normal, o aborto é normal, pois todo mundo faz! E a sua consciência vai aceitando, é como um elástico, vai longe. Tudo passa a ser normal.

Essa consciência deveria cuidar da moralidade, ou melhor, manter a moralidade. É muito estranha a expressão "nova moralidade". A consciência carnal atua na base da conveniência, é conveniente, é comparadora, é elástica. Nova moralidade é fazer o imoral ser aceito pela sociedade, é mudar a moralidade.

A consciência espiritual é literalmente conhecer com Deus, é conhecer e reconhecer a Palavra de Deus, conhecer de uma maneira prática. É uma consciência de convicção: faz o bem pelo bem e rejeita o mal pelo mal, é completamente diferente da consciência carnal.

Foi colocada em nós para andarmos de acordo com Deus, por isso foi colocada no espírito. Não é influenciada por acúmulo de conhecimento, pelo ambiente ou pela criação. Mas ela tem um julgamento totalmente espontâneo, direto e imediato; bem é bem e mal é mal e quando se faz o mal ela acusa. (Romanos 2:1-16)

Esse é o homem ideal, quando o espírito está em plena função, obedecendo a cadeia de comando de Deus: espírito - alma - corpo. O padrão de Deus está no interior do homem, chegou pela intuição, anda na prática e pode entender o objetivo de tudo que Deus quer.

I Pedro 1:16 diz: "sede santos porque Eu sou santo". É no espírito que você entende isso, e esse é o padrão. É alto, difícil de entender, mas Deus não iria colocar na Bíblia sem que houvesse opção para cumprirmos. É um processo em que a igreja de Jesus Cristo tem que caminhar. Quem nasceu de novo é igreja de Jesus Cristo, cujo Pai é Santo e os filhos têm que ser santos. Por isso digo que tenho que ser correto, para meu filho ver em mim o padrão; o filho anda no padrão do pai. Isso é modelo lá do céu, está distorcido hoje em dia pelo pecado, mas está impregnado no homem. 



Nenhum comentário: