terça-feira, 2 de outubro de 2012

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA e A ALIANÇA ETERNA - Parte 1



Panorama Bíblico 
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse


3 - VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA (introdução) e A ALIANÇA ETERNA - Parte 1

Para facilitar o estudo da Bíblia, vamos estudá-la por períodos. Se não distinguirmos bem esses períodos, fica muito difícil de compreender a Bíblia.

Os períodos são definidos em ordem cronológica, ao longo da história da humanidade, facilitando o seu entendimento. A figura anexa apresenta esquematicamente esses períodos.

a) Deus e o tempo

Deus na "eternidade passada" cria o tempo. Podemos ver em Gênesis:
Gênesis 1:3-5; Deus cria a luz e chama a luz dia e as trevas noite.
Gênesis 1:14; Deus coloca luminares no céu para separar o dia da noite, e para que sejam por sinais, estações, dias e anos.

Deus está fora do tempo. Vemos na figura a palavra "eternidade" envolvendo o tempo; poderíamos dizer, só para elucidação: "eternidade passada" e "eternidade futura".

Nós estamos sujeitos aos termos presente, passado e futuro, mas Deus não. Para Deus tudo está pronto, tudo é presente.

É difícil entendermos, pois não faz parte da nossa experiência natural. Se Deus falasse a nós e se manifestasse em termos de eternidade, não entenderíamos nada. Deus tem que nos falar em nossos termos, pois somos seres limitados.

Se nos perguntarmos: O que é eternidade, responderíamos:
É algo que nunca teve começo. Como nunca teve começo? Para nós é mais lógico que tudo tenha um começo!
É algo que nunca terá fim. Como nunca terá fim? Para nós é mais fácil crermos que tudo tem fim!

Mas Deus é Auto-existente, Ele sempre existiu e nunca deixará de existir.

Deus está fora do tempo, já criou todas as coisas. Para Ele está tudo pronto, mas aqui no tempo e no espaço, tudo está se desenrolando para o homem. Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente (sabe todas as coisas, está em todo o lugar e pode todas as coisas). 

Quando criou tudo, não estava sujeito ao tempo. Deus não começou criando e esperou, como se existisse presente, passado e futuro; nós é que estamos vivenciando isto. Para Deus está tudo pronto, Ele anuncia o que vai acontecer antes de acontecer.

Salmo 139; Deus nos conhece antes de nascermos e em tudo que fazemos.
I Coríntios 2:7; a sabedoria de Deus pré-ordenada antes dos séculos.

b) As eras

Eras são definidas como sendo períodos ao longo do tempo, marcados por modificações físicas (geológicas) profundas na terra. 

Vemos na figura as seguintes eras:

  • Terra original, mineral; Gênesis 1:1
  • Terra em caos; Gênesis 1:2. Por causa do pecado dos Anjos.
  • Terra vegetal; Gênesis 1:3-27
  • A era do dilúvio; Gênesis 7:6-8:14. Por causa do pecado da raça humana.
  • A divisão dos continentes; Gênesis 10:25
  • O milênio; Isaías 35:1-2 Como o pecado estará restringido, a terra será farta.
  • Fogo eterno; II Pedro 3:7-13 O pecado será liberado para haver o juízo eterno.
  • Nova terra; Apocalipse 21:1 A terra é a habitação final do homem em comunhão com Deus.


c) As épocas ou dispensações ou períodos

São períodos de tempo bem definidos na Bíblia, que determinam formas diferentes de Deus relacionar-se e revelar-se à raça humana ao longo da história da humanidade.

É Deus agindo num plano organizado, contínuo e claro, de Gênesis a Apocalipse, programado antes da fundação do mundo, com o objetivo único de resgatar o homem e o planeta terra.

Toda vez que acaba uma época, um período, há um juízo da parte de Deus. Vamos ver como Deus apresenta seu plano e Satanás apresenta o seu, semelhante, para confundir o homem e desviá-lo do caminho de volta. Deus tem que intervir para prosseguir com seu plano redentor.

A Bíblia diz que ninguém vai frustrar os planos de Deus, Ele fará todo o seu conselho até o fim. Isaías 46:9-10

Você pode pensar: será que Deus erra, será que Ele tenta fazer de uma forma e depois muda, pois não deu certo? Não é isso, absolutamente. Deus, agindo através do tempo, mostra um único plano. Desde o primeiro instante, após a queda do homem, Deus estende sua mão para arrancá-lo de Satanás, pois o homem tornou-se escravo de Satanás na queda.

A prova de que há começo, meio e fim é:
Gênesis 1:1; No princípio criou Deus os céus e a terra.
Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra... (os 2 últimos capítulos da Bíblia descrevem sucintamente como é este novo céu e nova terra).

Entre Gênesis 1:1 e Apocalipse 21:1, veremos Deus resgatando o homem através de seu plano redentor. Deus, por sua Onisciência, sabia que iria acontecer dessa forma, porém prosseguiu criando seres livres e não poderia intervir como já estudamos. Deus está executando seu plano de forma perfeita, onde no final teremos uma criação perfeita, sem possibilidade de pecar e cair novamente.

Em todo começo de período, Deus revela ao homem Sua vontade. Essa revelação é bem organizada, como tudo que faz, e se manifestará em três áreas: GOVERNO - PALAVRA – ADORAÇÃO

  • Área do governo; como o homem deve governar a terra, os seus bens, o seu país.
  • Área da palavra; o que o homem deve proclamar.
  • Área da adoração; a forma como adorar a Deus.


As épocas, períodos ou dispensações, da revelação do plano de Deus ao homem são:

1ª) Inocência — Inicia com a criação do homem e termina com sua queda e julgamento (Gênesis 2 e 3 Juízo; Expulsão do Éden.)

2ª) Consciência — Período entre a queda e o dilúvio. O homem reconhece o bem e o mal, porém decide-se pelo mal.(Gênesis 3:7-17 Juízo; O dilúvio.)

3ª) Nações, autoridade humana — Abrange o tempo entre o final do dilúvio até a construção da torre de Babel. (Gênesis 9:11-11:9 Juízo; A confusão das línguas.)

4ª) Promessa — Começa com a promessa outorgada por Deus a Abraão, exigindo-se em contrapartida a fé; (Gênesis 12 - Êxodo 1 Juízo; Cativeiro egípcio.)

5ª) Lei — Tem seu início com a entrega dos mandamentos no Sinai (Êxodo 19), e termina no Gólgota com a morte de Cristo (Romanos 10:4 - Gálatas 3:13 Juízo; Dispersão mundial dos judeus. Deus profetizou bem antes; Deuteronômio 28:63-64

6ª) Graça; a Igreja — Abrange desde a morte de Jesus Cristo, até o arrebatamento da Igreja. Ver em Atos 2 a descida do Espírito Santo (Juízo; Arrebatamento da Igreja e tribulação para os remanescentes).

7ª) Milênio — Principia com a vinda de Jesus em majestade e glória (Mateus 25:31 e Apocalipse 19:11-16), e termina com o juízo final diante do trono branco, (Apocalipse 20:11-15). A isto se segue o eterno e imutável estado de novo céu e nova terra, Apocalipse 21-22:5 Juízo; Destruição pelo lago do fogo dos céus e da terra.




Nenhum comentário: