Panorama Bíblico
Descortinando o Amor do Pai de Gênesis a Apocalipse
CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS - Parte 3
c.1) Deus criou seres livres:
Deus não criou robôs ou bonecos programados! Não teria sentido Deus criar seres e obrigá-los a adorá-lo, até poderia, pois é Deus, mas não foi assim que determinou. Deus criou seres livres.
Todas as criaturas de Deus, anjos e homens, têm que passar por um teste, e este teste mostra claramente sua decisão em favor ou não de conviver com Deus. Essa decisão é tomada com o uso da livre vontade.
Todos os seres criados por Deus são totalmente livres e terão que exercer o seu "livre arbitrium" para determinar sua livre escolha de continuarem no relacionamento com seu criador.
Para os anjos já está determinado; 1/3 deles já caíram porque disseram sim a Satanás, e 2/3 disseram sim a Deus. Quando isso é determinado, não há volta. Veremos bem isso conosco os homens.
c.2) O pecado faz separação entre Deus e suas criaturas:
Deus não pode estar aonde existe pecado. Esse princípio vai de capa a capa na Bíblia; assim como os demais princípios. (Isaías 59:1-2 / Romanos 6:23 / Habacuque 1:13)
Deus não originou o mal. O mal se originou no interior daquele querubim; de seu interior brotou toda aquela soberba que vimos e em seu coração foi concebido um plano, "serei semelhante ao Altíssimo".
Quando isso aconteceu, ele separou-se de Deus imediatamente, junto com 1/3 dos anjos. Quando alguém se afasta do Deus criador (que é a única fonte de vida, de luz, de verdade, de justiça, de amor), automaticamente está em tudo que se opõem a Deus (nas trevas, na mentira, na injustiça, na maldade).
O pecado trás conseqüências muito grandes, até de a criatura achar-se que pode ser semelhante a Deus, como esse querubim. Ele separou-se de Deus, mas não deixou de ser querubim, com todos os atributos com que foi criado, não deixou de ser um ser pessoal. O homem não deixou de ser homem após ter pecado.
Satanás e seus anjos caídos formam um exército muito bem organizado, com príncipes, dominadores, demônios; é como uma casta, uma graduação. (Efésios 6:12)
c.3) Deus julga pelas obras:
Temos que entender porque Deus não brecou tudo no começo. Deus julga suas criaturas pelas obras (I Pedro 1:17 / Romanos 2:5-6)
O que é obra? É algo concreto, é aquilo que se faz, obra de arte, obra de artesão; é uma coisa visível.
Posso ter uma idéia dentro de mim, mas se não executá-la, ninguém a verá.
As obras não salvam ninguém, a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, mas as minhas obras demonstram concretamente em quem eu creio é a demonstração para todo o universo em quem eu creio.
Se eu digo que creio em Jesus e alguém olhando para minha vida vê que não tem nada a ver com a sua Palavra, minha fé é falsa. (Tiago 1:21-25; 2:17)
Deus julga somente as obras;
- Para os que se perderam; Apocalipse 20:12; "o julgamento do trono branco".
- Para os salvos; I Coríntios 3:11-14; "recebimento dos galardões".
Salvação X julgamento; João 3:16-18
Deus está permitindo que Satanás coloque tudo em concreto acerca do que brotou em seu coração, transformando tudo em obras, para poder julgá-lo e bani-lo para sempre.
O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41
Deus nunca preparou o inferno (lago do fogo) para os homens. Porém aquele que em vida não aceitou a provisão de Deus, ficará do lado do Diabo e, após o julgamento final, irá para o lago do fogo (Apocalipse 20:11-15)
Satanás e seus anjos sabem que estão perdidos. Para os anjos não houve plano de salvação, pois eles conheciam a Deus diretamente e viviam em Sua presença. Para os homens estudaremos o plano de salvação de Deus. Temos que entender que Deus é amor, mas também é justiça, caso contrário não poderia julgar.
Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e quer “desesperadamente" salvá-lo. Sua misericórdia (2a oportunidade) para o homem é tremenda.
d) Satanás e seus anjos:
Tudo o que vimos, tem que ser bem entendido. Devemos ter convicção na Bíblia de quem é Satanás e de como trabalha em conjunto com seus anjos caídos.
Satanás é um ser criado, não cria nada, mas imita tudo de Deus; ele é em tudo oposto a Deus. Odeia o homem, pois o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus; o homem é tudo o que ele queria ser.
Iremos estudar em cada época da história, Deus apresentando ao homem seu plano de salvação e Satanás apresentando outro, semelhante, para desviar o homem.
Satanás é mencionado na Bíblia por cerca de 170 vezes, com vários nomes:
Satanás, Diabo, Belzebu, Belial, o Adversário, Maligno, Ladrão, Serpente.
É chamado de príncipe das potestades do ar. É o cabeça do exército que atua nas regiões celestes (Efésios 6:12)
É chamado por Paulo de deus deste século. É adorado de várias maneiras e através de várias coisas. Em I João 5:19, lemos que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Satanás não é onisciente e nem onipresente, que são atributos somente de Deus. Ele é muito bem informado por seus anjos caídos; ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Ele irá implantar um governo mundial sobre a terra. Hoje já vemos a união dos países em blocos; hoje tudo já é global, tudo é mundial. Aos poucos tudo está sendo levado a um padrão comum.
"Serei semelhante ao Altíssimo"; é a meta que persegue 24 horas/dia, ele quer o domínio. Quando o anticristo estiver reinando, Satanás estará como o rei de Tiro que estudamos em Ezequiel 28 (profecia de dupla referência). Um homem estará totalmente como que energizado por Satanás (II Tessalonicenses 2:3-12)
O que impede hoje esse domínio é o Espírito Santo (ministério de restrição do mal), através da Igreja do Senhor Jesus, a noiva do Cordeiro. Porém, quando Jesus voltar e arrebatar sua noiva (a Igreja), o campo ficará livre, o anticristo aparecerá e dominará o mundo inteiro.
A Igreja tem autoridade dada por Jesus para viver em vitória contra Satanás e contra suas hostes celestiais.
Nós temos que conhecer essa autoridade e usá-la:
- Autoridade dada aos apóstolos (Lucas 9:1-2)
- Autoridade dada aos demais discípulos (Lucas 10:1-3 e 17-19)
- Autoridade dada a todos que crêem, a Igreja (Marcos 16:14-20) (Atos 28:1-10)
Contudo, qual deve ser a nossa alegria? (Lucas 10:20)
Os anjos de Deus (2/3) trabalham fielmente ao Senhor; Salmos 103:20-21 São designados por Deus a trabalhar a nosso favor; Salmos 91:11-12 — Hebreus 1:13-14
Nenhum comentário:
Postar um comentário